Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Last Kingdom – 01×04 Episode 4 e 01×05 Episode 5

Por: em 10 de novembro de 2015

The Last Kingdom – 01×04 Episode 4 e 01×05 Episode 5

Por: em

Os últimos dois episódios da saga de Uhtred vieram com tudo! Quem não conhecia as Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell e resolveu se aventurar na adaptação televisiva da BBC pode ter se perdido um bocado no ritmo frenético de The Last Kingdom. Mas apesar da narrativa rápida, os últimos dois episódios foram SENSACIONAIS! Uhtred finalmente mostrou ser um bom estrategista! Tudo indicava que seu grande momento de glória não passaria do quinto episódio, mas, o destino é tudo, não é mesmo? E ele realmente não anda à favor do guerreiro dinamarquês (dinamarquês e tenho dito!)!

Uhtred: Episode Four

O episódio quatro apresentou uma série de elementos novos e complicou ainda mais a situação de Uhtred! Isso porque, se antes ele estava ligado aos saxões pelo juramento que fez ao rei, agora, casado com Mildrith (Amy Wren) e com um filho prestes a nascer, os laços se estreitaram ainda mais! O casamento com a saxã foi mais um sinal da ingenuidade de Uhtred e, claro, da sagacidade de Alfredo. Apesar de Uhtred ser um ealdorman, o rei continua bastante desconfiado e não se intimida em testar e, principalmente, submeter o guerreiro à sua autoridade real. Apesar da agilidade dos acontecimentos, a série consegue deixar bastante clara essas nuances da personalidade de cada personagem. Por essa e por outras, The Last Kingdom tem se apresentado uma adaptação bastante consistente!

Uhtred, Alfredo & Beocca: The Last Kingdom, episode 4

Se a relação com os senhores de Wessex não é lá das mais vantajosas para Uhtred, sua relação com os dinamarqueses continua ambígua e conflituosa. Enquanto sua relação com Ubba e Guthrum é de conflito puro, com Brida e Ragnar é das melhores possíveis! Não é à toa que Uhtred talvez tenha sido o refém mais bem tratado e protegido de todos os tempos! A amizade salvou a vida Uhtred que, mais do que nunca, segue aliado dos saxões. O personagem de Alexander Dreymon é um guerreiro afeto à honra, aos juramentos e agora à sua nova família, mas também ao poder e a reconquista de seus bens (não podemos esquecer!) e acho que por isso, até o quarto episódio, ele se manteve fiel e esperançoso com a aliança com os saxões.

The Last Kingdom: Ragnar, Uhtred & Brida

Se o quarto episódio foi bom, o quinto foi SENSACIONAL! Sério! O episódio exibido no último sábado superou as expectativas e, finalmente, explorou o lado estrategista de Uhtred. Dessa vez, Uhtred Ragnarson foi apresentado como um guerreiro de verdade! Era realmente o que The Last Kingdom devia ao personagem que acabava sempre subjugado pelas jogadas do rei Alfredo. Após as recorrentes demonstrações de confiança, Uhtred se aproxima de Odda (Simon Kunz) e propõe uma emboscada bem sagaz. Ao apoiá-lo Odda permitiu que assistíssemos uma das melhores cenas da temporada! A cena de combate entre Ubba e Uhtred teve sangue, machado, espada, calcanhar cortado e um muito educado “Vá para Valhalla, senhor”! Muito bom!

Episode 5: Ubba & Uhtred

Pouco importa de que lado Uhtred está, ele age e luta como um dinamarquês! O combate corpo a corpo com Ubba deixou isso muito claro! A força viking do líder dinamarquês foi calada pela espada de Uhtred e assim todo o cenário da guerra foi alterado à favor dos saxões. E quando finalmente achamos que Uhtred conseguirá todos os reconhecimentos e recompensas pelo feito de guerra, mais uma onda de injustiça freia as ambições do guerreiro! Depois de Aethelwold ganhar o prêmio de personagem mais irritante da série, nos últimos dois episódios nos deparamos com Odda (Brian Vernel), o jovem, que consegue superar de longe o filho do antigo rei Aethelred. Enquanto Uhtred foi dar um de bom pai, bom marido, o esperto Odda correu para tirar vantagem da vitória sobre Ubba (sem ter feito absolutamente nada, a não ser dar conselhos duvidosos ao pai). Que raiva, viu?

The Last Kingdom: Uhtred

Uhtred não aceita os paradigmas cristãos dos saxões e muito menos a relação de poder desenvolvida entre eles. A postura pagã de enfrentamento faz a desconfiança sobre o guerreiro só aumentar e, além do mais, falta em Uhtred o jogo de cintura para conseguir o que realmente quer. Ele acaba sendo facilmente enganado ou punido pelo rei. A verdade é que Uhtred não é um deles, Uhtred é um homem dinamaquês e deixa isso claro na maneira que encara as relações com os senhores de Wessex, com a guerra e com a religião.
The Last Kingdom se encaminha para seus últimos episódios e conseguiu até agora dosar agilidade narrativa com acontecimentos meio mornos (mas importantes para o desenvolvimento da história e dos personagens) e cenas de combate e guerra de alegrar qualquer amante dos romances medievais!
E vocês? O que acharam dos últimos episódios? E o que estão achando da adaptação do romance de Cornwell? Deixem seus comentários! Semana que vem tem mais!


Natasha Mastrangelo

Historiadora e feminista por natureza. Meio Frances Ha, meio Kat Stratford. Não vive sem queijo, batata e Toddynho.

Rio de Janeiro

Série Favorita: Skins

Não assiste de jeito nenhum: Arrow

×