Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Last Kingdom – 1×08 Episode 8 (Season Finale)

Por: em 1 de dezembro de 2015

The Last Kingdom – 1×08 Episode 8 (Season Finale)

Por: em

É, amigos, acabou a temporada! No último sábado foi ao ar a season finale de The Last Kingdom e apesar de todas as dificuldades que um orçamento limitado impõe e de todos os desafios de um roteiro adaptado, podemos ficar muuuito felizes com a beleza de série que a BBC America exibiu nas últimas semanas!

O último episódio teve tudo que uma boa guerra medieval entre ingleses e dinamarqueses poderia ter: estratégia, espada, gritos, sangue, traições, mortes, fidelidade ao rei e reféns. Em apenas um episódio perdemos Iseult, Leofric, Odda e Skorpa, Aethelwold continuou o covarde de sempre e, pasmem, Guthrum tornou-se o mais novo cristão da ilha britânica! Ah, e Uhtred, finalmente (!!!), teve um final glorioso! Além de protagonizar, junto com Beocca (!!!), a cena mais épica da Batalha de Ethandun!

Padre Beocca na Season Finale de The Last Kingdom

Os primeiros quarenta minutos de episódio confirmaram boa parte do que já esperávamos de alguns personagens. Odda, o jovem, um belo oportunista, Aethelwold, o covarde (mas bem esperto, né) e Uhtred, a peça chave das decisões de guerra de Alfredo. Mas, nessa bela season finale, o mais bacana mesmo foram as surpresas em relação a personagens como Beocca, Odda, Guthrum. O padre Beocca que passou boa parte da série como exemplar representante da igreja, apresentou um humor mais ácido e um potencial bélico importante naquele momento de tensão extrema entre saxões e vikings! Odda não titubeou em eliminar o próprio filho quando percebeu a ganância e traição de Odda, o jovem. E aquela curiosidade toda (que parecia um pouco de respeito também) de Guthrum com o Deus cristão resultou em uma cena bem bonita de batismo! Convenhamos, se teve uma coisa que The Last Kingdom fez muito bem foi apresentar ótimos personagens!

Aethelwold na season finale de The Last Kingdom

O oitavo episódio também contou com cenas bem emocionantes, o que eu achei super importante para encerrar a temporada e aproximar de vez nós, espectadores, com o enredo e suas histórias. O que foi Uhtred desenterrando o filho? E Alfredo, após a longa vigília, dizendo “As espadas da Inglaterra estão vindo!” e se preparando cofiante para decisiva batalha com o exército de Guthrum! E Uhtred saltando a parede de escudos dinamarquesa e acabando com Skorpa! Essas cenas são belos exemplos do êxito do que venho afirmando em cada review: The Last Kingdom soube articular velocidade narrativa com personagens bem desenvolvidos. É por isso que essas cenas todas fizeram sentido e foram realmente bonitas e atraentes!

Uhtred na season finale de The Last Kingdom

The Last Kingdom venceu o desafio de adaptar dois livros primorosos em uma temporada curta e com o orçamento limitado. Assistimos a uma produção bem mais modesta do que Game of Thrones ou Vikings, por exemplo, e a última batalha da temporada, apesar das ótimas cenas de tensão e muito sangue, deu uma super derrapada nos efeitos especiais – reparem só nas cenas abertas, (risos)! Deixando esses detalhes de lado, fomos sem dúvidas presenteados com uma série de qualidade que parece ter pensado muito bem sobre seus limites e objetivos e nos fez amar e odiar Uhtred, Alfredo, Leofric, Brida e tantos outros personagens do grande Bernard Cornwell!

Observações:

– Brida e Ragnar como reféns! Personagens tão maravilhosos que acabaram derrotados e presos! Não tem jeito, né? Guerra é guerra!

– Uhtred conseguiu construir uma personalidade própria no meio de todo aquele jogo político, alianças e traições. A alma dinamarquesa de Uhtred avança sobre terras inglesas em busca de sua nobreza saxã! Renova BBC!

 

O destino é tudo! Será que vem uma segunda temporada por aí? O que acharam da primeira temporada de The Last Kingdom? Quais seus personagens favoritos? Deixem seus comentários!


Natasha Mastrangelo

Historiadora e feminista por natureza. Meio Frances Ha, meio Kat Stratford. Não vive sem queijo, batata e Toddynho.

Rio de Janeiro

Série Favorita: Skins

Não assiste de jeito nenhum: Arrow