Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Mindy Project – 5×11 Dibs / 5×12 Mindy Lahiri Is a White Man

Por: em 23 de março de 2017

The Mindy Project – 5×11 Dibs / 5×12 Mindy Lahiri Is a White Man

Por: em

Não sei se foi de propósito, mas estes dois episódios de The Mindy Project acabaram sendo complementares. Enquanto em Dibs, vemos Jody e Jeremy lutando pela Anna sem ligar para o momento em que ela se encontra ou com quem ela queria sair, em Mindy Lahiri is a White Man vemos o machismo não em relação a vida amorosa, mas sim na vida profissional. E tem que se concordar que Mindy pode colocar esses assuntos de maneira divertida e até inusitada, mas a indiana sabe pegar na ferida e dar soco no meio de uma piada ou outra.

Quem viu a recepção de Lahiri a doutora Z, jamais imaginaria que as médicas virariam ótimas roomates. Foi muito legal ver Mindy ajudando Anna a superar o término com o seu marido estranho e idiota. O apoio dela e de Jeremy fez muito bem pra Anna, que apesar de parecer bastante como um robô mostrou ter sentimentos e soube pedir ajuda quando não sabia o que fazer. Ou seja, a médica faz oficialmente parte da turma.

Tão intenso quando a mudança na vida de Z é o namoro de Collete e Karen, que conseguiu tirar o enfermeiro mais “de boa” do sério, afinal, perder o guarda-roupa pra ele virar um estúdio nem foi o problema, mas a falta de senso da música/recepcionista acabou atrapalhando a vida (encontros e ligações) do Morgan e fazendo o ter problemas com sua privacidade. Mas é claro que dá até pra sentir dó quando Karen mostra o quanto gosta de Morgan e o quanto eles podem ter em comum.

Mas vamos falar do que foi aquela competição de Jody e Jeremy: pedir Dibs é algo que só imaginei crianças usando contra o amiguinho, mas na cabeça deles estava tudo certo, eles estavam empatados: ambos gostam dela, ela beijou os dois. Mas não é assim que a banda toca e Anna acabou rapidinho com a graça dos dois na frente de todo consultório. Embora já deu pra perceber muito bem que ela está sim encantada pelo nosso fofíssimo é estranho galã, Jeremy. Você também está ansioso pra ver no que isso vai dar?

Não é de hoje que vemos por aqui uma grande preocupação sobre o empoderamento da mulher, isso foi muito bem colocado quando Danny queria que Mindy largasse seu sonho de ter sua clínica e até deixasse de trabalhar para cuidar de Leo e ter outro filho. A médica quase sucumbiu à pressão, mas deu a volta por cima, sua clínica de fertilização virou um sucesso, ela saiu de um relacionamento que não era mais bom pra ela, e mostrou que se a mulher quiser ela pode ser empreendedora, ter seu emprego e ainda ser uma ótima mãe solteira. Ou seja, a mulher pode ser o que quiser.

Ou melhor, em Mindy Lahiri is a White Man vemos que, ela pode querer o que quiser, mas há momentos que não depende apenas da sua competência, mas que às vezes as portas podem ser fechadas facilmente se você é mulher, com filhos e faz parte de uma minoria, simplesmente por esses motivos que não deveriam interferir quando falamos de talento e competência. E essa sátira da vida fácil se Lahiri fosse um homem branco esfrega isso na nossa cara.

Seria cômico se não fosse trágico na vida real. Quantas vezes não ouvimos uma história dessa sobre uma entrevista de emprego e mais outras muitas situações que mostram o privilégio de uns e detrimento de outros? Quem dera todo mundo pudesse ter um dia de “homem branco” e ser visto pelo mundo, pelo taxista, entrevistador, colegas de trabalho…

 

E mais…

  • Mindy foi uma ótima amiga ao Jeremy;
  • “I’ve never wasted a sick day on actually being sick.”
  • Que dó da Dina caindo da beliche, ou melhor, do Morgan arremessando a coitada.
  • Ah, que saudades da Tamra e o Morgan juntos.
  • “I don’t exercise. So that’s an extra tem minutes a day that goes just towards work.”
  • Ryan Hansen (Veronica Mars) ficou ótimo de Lahiri. Me ganhou no “Ex-squeze me“.
  • Gente, como a dr. Lee é boazinha. Uma fofura só.

 


Bom, The Mindy Project já está na quinta temporada e vimos que os roteiristas e produtores estão reinventando a série pra não cair na mesmice. Episódios como Hot Mess Time Machine e Mindy Lahiri is a White Man saem da rotina e tem sido a aposta pra não depender apenas de romances e desgastar os personagens. O que está achando dessa temporada cheia de especiais?


Débora Rodrigues

Analista de Negócios de TI. A única certeza que tenho é que existe série para curar qualquer mal e sempre tenho uma pra indicar ;D Obviamente apaixonada por séries (acho que no momento que você tem 40 séries na lista simultaneamente pode ser considerado vício), ainda sobra tempo pra amar cultura geek, música indie e animações (só colocar um desenho pra assistir que pareço uma criança de cinco anos encantada com aquele mundo). Allons-y!

Mauá/SP

Série Favorita: Doctor Who

Não assiste de jeito nenhum: Smallville

×