Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Originals – 1×18 The Big Uneasy/1×19 An Unblinking Death

Por: em 28 de abril de 2014

The Originals – 1×18 The Big Uneasy/1×19 An Unblinking Death

Por: em

Depois de duas semanas (quase que duas semanas e meia), acho que está mais do que na hora de colocar o nosso papo em dia e comentar o que veio acontecendo nos últimos dois episódios de The Originals. Confesso que não achei esses episódios lá suas grandes coisas, apontando o dessa última semana como um dos mais fracos da temporada, pelo menos na minha visão. O ponto é que a série vinha em uma crescente muito grande, que acabou sendo pausada, para a construção da guerra que pautará o final da temporada. A situação entre as espécies distintas só piora e piora, levando a explosão que esperamos acontecer nos dois episódios finais – isso tudo acompanhado do tão esperado nascimento do filho de Hayley. Enfim, vamos analisar cronologicamente e voltar lá para The Big Uneasy”.

theoriginals119-bruxas

O episódio que marcou a volta do longo hiato de um mês foi marcado por uma grande festa com as bruxas como grande destaque. Claro que isso é um grande indicativo da importância dessas personagens na trama, o que precisamos apontar que andam bem deslocadas no momento – as bruxas da Colheita ora aparecem como as grandes poderosas do momento, ora nem aparecem no episódio. O que me incomodou foi o clima colegial entre Davina e Monique, a segunda sendo ainda apoiada por Genevieve, o que me soou extremamente absurdo – tá, nem tanto assim, quando analisamos as atitudes da bruxa como um todo. Não adianta tratar Davina com desprezo só porque ela foi o que nenhuma das bruxas conseguiu ser até agora e nisso a personagem Monique me incomoda e muito. No momento, os poderes delas estão bastante equiparados, então era bom ela abaixar a cabeça e se comportar com respeito perante suas iguais. Genevieve é o ponto chave para o final da Colheita, mas duvido que isso venha acontecer por agora, talvez deixando esse ponto somente para o season finale.

O fato é que depois de tentar tanto, Genevieve não conseguiu cumprir com seus objetivos e, num embate direto com Klaus, acabou por perder qualquer chance que tinha de chegar mais perto do famoso grimório de sua mãe, deixando a bruxa em uma sinuca de bico. Sua única saída agora é se entregar a proposta indecente de Monique e fazer da sua estada na Terra uma caçada ao filho de Klaus, objeto de muito interesse no mundo bruxo, exatamente por ser muito adverso. E, apesar dos esforços sem tamanhos de Elijah, a guerra entre as espécies foi mais uma vez declarada. O grande show proporcionado por Marcel em meio a celebração bruxa foi o ponto catalizador dessa grande batalha e que deixou bastante claro que ninguém estará a salvo enquanto uma das espécies não liderar todo o French Quarter. Marcel jogou bem, mas arriscou sua cabeça. Na verdade, não foi bem a sua cabeça que ele arriscou e sim a de todos os outros que acabou envolvendo nessa briga, sendo Thierry sua primeira vítima fatal. Essa perda transforma o personagem de Marcel em não apenas uma pessoa que quer o poder, mas em uma pessoa que quer vingança (o que o deixa muito mais forte).

theoriginals119-hayley e elijah

Uma das tramas mais interessantes, ao meu ver, é o envolvimento de Klaus com sua linha genealógica. Acho que isso pode nos levar a flashbacks bem bacanas, além de proporcionar uma grande virada para o próximo personagem, que está próximo de ver sua vida sendo transformada pela chegada de seu herdeiro. O lance de ser possível impedir a maldição da lua com um anel, assim como os vampiros fazem, é bastante inteligente e um tanto óbvio. Claro que essa proposta quase que indecente que Klaus faz para os lobos não podia resultar em outra coisa se não a aceitação. E foi exatamente nisso que “An Unblinking Death” deu continuidade. A crescente de Hayley na liderança da matilha aponta como a personagem evolui desde sua entrada na série, além de comprovar a importância que sua família tem para um contexto geral da trama. Foi bacana também ver o passado da personagem se misturar com a história de Marcel, que acabou por a contar um pouco da vida turbulenta de seus pais e de sua salvação ainda criança.

O que mais me incomodou nesse episódio foi que ele pareceu ser lento demais para contar algo que parecia bastante óbvio: as bruxas farão o que for preciso para acabar com o filho de Klaus – até que isso signifique se aliar a um lobisomem. O que esse lobo fez (é, não lembro o nome dele) foi inaceitável, porém, como Elijah disse, na hora do desespero, o povo aceita melhor quem grita, do que quem está certo. Esse é um momento de extrema fragilidade para a comunidade loba, que se entrar em um conflito direto com os vampiros, pode acabar muito mais prejudicada do que imagina. O grande centro do episódio foi o padre Kieran lidando com o tal feitiço e sua possível (e esperada) morte. Cami tomou medidas desesperadas, mas ainda assim não conseguiu livrar seu tio do destino fatal que lhe estava reservado. Fiquei com um pouco de medo da sua transformação significar uma espécie de caça vampiros novo, no estilo Mikael, mas ainda bem que logo fecharam essa trama com sua verdadeira morte.

theoriginals119-kieran

Marcel também se aproveitou do fato, aproximando seus aliados do padre para conseguir a tal chave, que não temos noção do que possa significar. Não achei tão crível Cami chamar por Marcel para consolá-la, porém ela estava passando por tanta coisa que julgar uma ação dessa não cabe muito como comportamento da personagem no resto dos episódios. A aliança final de Elijah e Klaus veio também para comprovar o quanto o sangue fala mais alto nos momentos de desespero. Nada de cenas muito fortes com as bruxas, nada do aparecimento de antepassados de Klaus. Por isso que achei o episódio um pouco perdido no contexto geral, mas ainda acredito que no final da temporada ele possa fazer um pouco mais de sentido (ou pelo menos espero por isso). Abaixo te deixo com o vídeo promocional do episódio que vai ao ar na terça, A Closer Walk with Thee, e aguardo vocês nos comentários.

P.S.: Estamos de casa nova!! Apesar de nós colaboradores já termos acesso ao novo layout um tempinho antes de vocês, é uma honra finalmente poder compartilhar nossa nova cara com os leitores. Por isso, queremos muito saber o que vocês acharam das novidades! Comente sempre, esse espaço é de vocês!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×