Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Originals – 3×19 No More Heartbreaks

Por: em 2 de maio de 2016

The Originals – 3×19 No More Heartbreaks

Por: em

A despedida daquela que mudou completamente a vida de todos.

originals-319-cami-klaus

The Originals surpreendeu essa semana pela coragem de tirar uma personagem super querida num momento que vinha ascendendo paulatinamente. Cami sempre foi uma grande mulher. Determinada, amada pelos amigos e pela família, independente. E, ao longo de três temporadas, vimos seus altos e baixos. Mas, acima de tudo, vimos o seu impacto sobre a vida de Klaus. Se o personagem apresentou alguma evolução como ser humano, não tenha dúvidas de que fora ela a real responsável. Junto de Cami, Klaus era mais humano que vampiro. Ele se permitia amar, mesmo tendo medo das consequências disso. Foi ela que ensinou para ele que amor não era uma fraqueza, mas sim uma maneira de se fazer mais forte – e foi exatamente essa sua mensagem em seus últimos minutos na série.

Citamos aqui na semana passada que a mordida de Lucien poderia ser facilmente revertida com seu sangue, mas não poderíamos estar mais errados. Diferente dos Originais, o criador da linhagem pura de lobos não permitiu brechas na sua existência, fazendo da sua mordida uma sentença de morte. E isso é muito bom para ao desenvolvimento da série e dos seus personagens. Pela primeira vez temos uma real ameaça aos intocáveis Originais, que estão assistindo os seus caírem, um por um. Primeiro Finn, agora Cami. Se as coisas continuarem nesse ritmo, logo teremos mais um nome adicionado a lista (parece que caçar Rebekah vai ser a próxima missão de Lucien).

originals-319-despedida

O bacana é enxergar como a morte de Cami se reflete em todos os personagens, direta ou indiretamente. O mais afetado deles é Klaus, obviamente. Agora que perdeu (mais) um amor, o roteiro tem que fazer com que ele evolua ao invés de retroceder. A perda tem que ter um poder transformador capaz de dar a força que ele precisa para enfrentar essa ameaça sem que se torne inescrupuloso de novo. Sua despedida de Cami não poderia ser mais bonita, né? Todo o conforto que ele deu para ela, os passeios, as conversas, o primeiro encontro. Achei de uma delicadeza impar aquele momento em particular. Reviver a maneira que se encontraram pela primeira vez, com as mesmas frases e ver como eles, com mundos tão diferentes e invertidos, tinham conseguido se encontrar. E, por fim, a declaração do amor contida por um amanhã que não chegaria. Nos seus últimos momentos, vemos Cami deixar sua imagem de forte de lado, se mostrando vulnerável e com medo, medo do desconhecido para o qual todos nós caminhamos.

Depois de consumada a morte, foi duro ver os personagens aceitando a perda e tendo que se despedir. Hayley conseguiu fazer aparecer umas lágriminhas no meu olho com suas últimas palavras a amiga, mostrando como a compreendia e como agradecia pelo impacto dela na vida de Klaus. Sinceramente, muito muda com a saída da personagem e estou bem curioso para ver como o luto irá afetar a todos (e se terão tempo de lidar com isso de fato, porque as beiras do final de temporada, a tendência é que a trama ganhe um ritmo ainda mais agitado).

Descobrimos também o motivo da maldição de Kol. Quando voltou ao mundo dos vivos, o personagem trouxe consigo uma missão: acabar com a vida de Davina para os Ancestrais (eu odeio esses bruxo velho morto – puta gente insuportável!). Faz todo sentido que ele nunca tenha contado sobre isso, ainda mais pela ameaça que isso trazia para a vida da bruxa. Quando perde o controle completo no final do episódio, eu achei que algo muito ruim aconteceria, mas nunca que pensei que Kol iria realmente até as últimas consequências. Claro que a gente não sabe bem o que aconteceu e é difícil acreditar que a série tenha matado duas personagens femininas principais em um mesmo episódio – mas o que deu a entender é que ela está realmente morta. Agora, com toda certeza, devemos uma luta dela contra os Ancestrais do outro lado (lá onde os bruxo fica quando morre).

originals-319-kol

O bom é que, com tudo isso, a gente vem ganhando uma temporada bem das boas. Diferente do último ano que teve uma fase bem complicada perto dos seus episódios finais, essa terceira temporada ganha liga e tem tudo para encerrar divinamente o ano. Dá uma espiada nas cenas do próximo capítulo e não deixe de trazer a sua visão sobre os fatos recentes nos comentários!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×