Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Vampire Diaries – 5×19 Man on Fire

Por: em 1 de maio de 2014

The Vampire Diaries – 5×19 Man on Fire

Por: em

“It’s too late make amends, Damon. You know me. Never let go of a good vendetta, and this one is just getting started.” – Enzo

 tvd519_enzo

Por isso que eu digo que The Vampire Diaries virou uma série que não podemos mais nos animar. Depois da semana passada, com um episódio bem consistente e, pelo menos no nível dessa temporada, bom, tivemos uma queda considerável na qualidade com “Man on Fire”, o episódio que serviu para dar início a tal vingança de Enzo, algo completamente sem propósito a esse ponto da temporada. O que eu acho é que, de alguma maneira ainda completamente obscura para mim, essa trama dele se juntará com a queda do Outro Lado, para pelo menos ter algum propósito e não ficar solta em meio aos acontecimentos dessa reta final. Basicamente ele foi o foco de todo o episódio, que teve pouca interação entre os diferentes núcleos e também um pouco desenvolvimento da trama como um todo.

Enzo é um personagem que me deixa com sentimentos dúbios. Enquanto tem horas que acho ele um verdadeiro pé no saco, querendo pagar de garanhão, sem ser, tem momentos que compreendo a importância dele na vida de Damon e a complexidade que quiseram dar ao próprio personagem – ter de lidar com o fato de que a única mulher que “amou” foi uma esperança vã em meio a tortura que passava. A jogada de trazer o Damon como o assassino de Maggie foi bem interessante, porém um pouco mal trabalhada neste episódio. Uma coisa que eu estranhei muito foi a maneira que os flashbacks eram mostrados, com o personagem meio que lembrando o que tinha acontecido e a cena se iniciando ao fundo – acho que nunca tinhamos visto esse tipo de abordagem e não achei que ficou tão boa em tela. Uma das grandes viradas também foi trazer a Maggie como um membro da Augustine, o que coloca ela numa posição completamente adversa, só dando a Damon uma opção: matá-la.

tvd519_stefan

O incoerente, para mim, foi que Enzo ficou bravo com a morte do monstro que ele mesmo criou. Foi ele quem apagou sua memória e a fez esquecer de sua existência, de todo o sentimento que haviam compartilhado. Ela sai daquele ambiente, é convencida a voltar para Augustine e tudo acontece como vimos. O que mais ele queria? Que deixassem ela viva torturando vampiros? Pelo amor de Deus, supera vai cara. Só que, ao desligar suas emoções, Enzo se transformou em alguém impetuoso, o que era bastante esperado. Não, não achei que ninguém fosse se machucar agora, já que estamos a dois episódios do final da temporada e toda a emoção será focada nele, então toda a sequência de lutas foi bastante agradável para vermos um pouco de ação na série, que está bem em falta ao longo de toda essa temporada. E, no fim, Enzo conseguiu o que queria, o começo de uma vingança arquitetada passo a passo, que começa com a morte dele pelas mãos de Stefan, seguida da omissão a Damon de tudo que tinha acontecido. Algo que me incomoda um pouco é a volatilidade do Damon quanto a sentimentos. Uma hora ele tá pouco se ferrando pra tudo e, logo depois, ele tem uns repentes de consciência – sim, isso faz parte do personagem, só anda me incomodando um pouco o fato dele nunca mudar.

Elena e Stefan, que pouco contracenavam, agora passam o tempo juntos e estudando – uma jogadinha bem forçada do roteiro para vermos que eles “estão bem” com o término da sua ligação. Só que as coisas devem piorar um pouco para os dois agora que os viajantes descobriram que o poder do sangue das cópias é realmente verdadeiro e não só uma profecia do mundo sobrenatural: com a mistura do sangue das cópias remanescentes é possível quebrar qualquer tipo de magia, como vimos acontecer com a transformação de Sloan (que já partiu dessa para a melhor – não tão melhor já que o Outro Lado tá na pior). Agora nossas conhecidas cópias irão virar meras bolsas de sangue e precisarão dar um jeito de lidar com isso antes que Markos acabe com vossas vidas. Por sinal, ainda não consigo encarar Markos como um grande vilão, mesmo seus últimos atos tendo sidos bastante importantes para a vida de nossos personagens. Ainda falta alguma coisa que o coloque no status que estão querendo dar ao personagem.

tvd519_bonnie

Algo muito estranho foi Jeremy e Matt estarem tão passivos com o sumiço de Tyler. Sério, em outros tempos, eles já teriam revirado a cidade para achar alguma pista, mas só ficaram dentro de casa com medo de Damon? Para com isso, achei muito sem noção. Enquanto ele estava lá, sendo usado como brinquedinho dos viajantes. Liv, ao menos pra mim, teve uma participação sensata e disse o que todos nós queríamos dizer para Bonnie – se despeça dessa gente toda que tu tá morrendo minha filha!! Mas claro que a ex-bruxa e atualmente âncora não fez isso e continua iludindo a todos que vivem ao seu redor. Eu não sei o que estão pensando, mas to achando é que vão mandar todo mundo para uma espécie de limbo sobrenatural, viu? Andaram declarando que o cenário da sexta temporada será um lugar completamente diferente, nunca visitado. Teremos a volta de personagens importantes. Não sei, to achando que esse pode ser o caminho que a série irá trilhar (o que, confesso, me dá um pouco de medo).

Por hora, acho que ficamos por aqui. Hoje já tem um novo episódio (sim, review mega atrasada – me desculpem!), então amanhã estamos por aqui de novo! Confiram o vídeo promocional abaixo e soltem a língua nos comentários.


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×