Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Vampire Diaries – 5×20 What Lies Beneath

Por: em 4 de maio de 2014

The Vampire Diaries – 5×20 What Lies Beneath

Por: em

 “I didn’t want you to think any less of me.” – Stefan

tvd520_enzo

Ainda bem que, diferente da última semana, The Vampire Diaries conseguiu dar uma respirada e fez um episódio melhor – acredito que ninguém aponta esse episódio como entendiante, certo? A fórmula do roteiro em si é um pouco desgastada na série, porque já é a milésima vez que um dos personagens principais (ou muitos deles) fogem de Mystic Falls para se esconder em uma casa de campo, porém é uma fórmula que, se bem trabalhada, acaba funcionando. “What Lies Beneath” pontou o que iremos encontrar nos dois últimos episódios da temporada: a luta dos viajantes para se estabelecer de vez através do sangue dos doppelgangers e a queda do Outro Lado, que já começa a gerar efeitos bastante preocupantes para os habitantes da Terra. O que me preocupa é que essas tramas, pelo menos até o momento, não parecem ser boas o suficiente para segurar um final de temporada. Claro que o gancho do último episódio será bem pensado e nos fará ver o sexto ano, mas até onde é bom você ter uma série que só consegue prender no último capítulo? Começo a achar que está na hora de termos um final para essa trama.

Estava mais do que claro que o segredo sobre a morte de Enzo viria a tona em breve, só não pensei que o artifício utilizado para isso seria a queda do Outro Lado, o que é uma boa estratégia para que a história do personagem não fique sem fundamento. É interessante levantar o ponto de que, pelo menos por hora, os mortos estão podendo sentir e influenciar em coisas materiais, o que nunca tinha acontecido antes em toda a mitologia da série (ou eu que não me lembro de acontecer). Muito se comenta sobre o que pode estar por vir com o acontecimento que assola esse lugar pouco visitado na série, porém muito citado. Particularmente, acredito que está se criando um cenário onde o outro lado da vida vem a tona, cenário perfeito para que a série não só revisite a maioria de seus personagens, como também traga de volta aquela que sempre foi o grande show: Katherine. Sim, estou só especulando e não li absolutamente nada sobre isso, mas aquela ida dela para o “inferno” me pareceu pouco convincente e misteriosa demais para uma série que sempre prezou em mostrar cada canto de sua mitologia.

tvd520-carol e stefan

Quanto a vingança de Enzo, achei bastante entediante para falar a verdade. Li que algumas pessoas acham ele um dos melhores personagens dos últimos tempos. Bom, opinião é opinião, mas a verdade é que ele não passa de uma mistura mal feita de todos os tipos que a série já apresentou. Pensem em Klaus, Damon, Silas. Misturem eles porcamente, temos Enzo. Não acho que ele tenha que ganhar destaque, muito menos que essa sua vingança por nada deveria ir para a frente. Enfim, ele só foi importante pra demonstrar o quão ruim as coisas estão e, se ele pode fazer isso, qualquer um que está do outro lado também pode – perigo em The Originals, mas isso você confere na nossa review de lá!). Os viajantes começam a ganhar um pouco mais de espaço, mas ainda muito tímido perante ao papel que deveriam estar tendo na série. E ainda acho Markus um grande problema como vilão. Falta muito carisma ali para que ele nos convença de seu poder e influência. Só o vimos gritando e ditando regras até então. Talvez, no próximo episódio, com uma ação mais efetiva, minha ideia sobre o personagem mude um pouco!

Agora uma parte que me animou e muito: Caroline com ciúmes de Stefan. Sim, está acontecendo. Depois de tantas orações, parece que finalmente o roteiro aproxima os dois de maneira mais incisiva. E se não for de uma maneira romântica, eles estão fazendo isso de uma maneira muito errada, porque o jeito que Carol encarou as coisas só deu a entender que ela está muito afim de Stefan (ou ficando afim e ainda não sabe disso). Como sempre, tivemos mais um pouco da saga Delena. Damon é ruim demais para Elena, Elena esconde fatos de Damon, eles se beijam e se afastam de novo. CACETE. Vamos colocar um pouco de criatividade nesse casal, porque se for pra fazer isso toda semana, que deixe eles juntos, assim atormenta menos a gente. A única coisa boa foi ver Damon se segurando um pouco para não fazer besteira quando descobriu sobre a morte de Enzo (e sua promessa de que vai tirá-lo do Outro Lado foi uma tacada bem arriscada e tomara que nunca seja cumprida). E olha, vou falar a real: Damon pode ficar chateado com a morte e tudo mais, mas pagar de revoltado porque o irmão faz isso seria a coisa mais incoerente que ele já fez em toda a série. Damon matou Lexi, antes que alguém apareça para defendê-lo. Isso, ao meu ver, acaba com qualquer defesa.

tvd520_tyler

Tem também a questão com Tyler, que pareceu se complicar bastante ao final desse episódio. Ao tomar o corpo permanentemente, Julian acaba ‘apagando’ as memórias do seu hospedeiro. E como não temos mais a tal faquinha que acabava com os viajantes, não tenho nem ideia de como Matt e Jeremy vão tentar resolver essa situação. Elena e Stefan também se deram mal, já que com a queda de Luke durante o feitiço que os escondia, os viajantes chegaram até a cabana e parecem captura os doppelgangers. Agora o cerco tá armado e a ação tem que tomar conta da série nos oitenta minutos que faltam desse quinto ano. Meu papel é apontar o que acho e, muitas vezes, isso acaba soando como só críticas – mas eu ainda gosto da série e tenho esperanças de bons episódios, só para registrar. Fiquem com o vídeo promocional de “Promise Land” e não deixem de comentar!

 

P.S.: A última review estava atrasada, então acabei postando o texto rápido. Só que essa semana quero saber o que vocês estão achando da nossa nova casa, do novo visual do APX. Estamos super animados com essa nova fase do blog e como nosso principal alvo são vocês, nada mais justo de saber o que vocês estão pensando. Por isso, não poupem os comentários! Críticas e sugestões são sempre bem vindas!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×