Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Walking Dead – 6×02 JSS

Por: em 20 de outubro de 2015

The Walking Dead – 6×02 JSS

Por: em

TWD JSS Carol.bmp

Ainda estou tentando sintetizar tudo o que aconteceu em JSS, mas ainda não sei se consegui. Terminamos First Time Again com dois cliffhangers: Como Rick e seu time iriam contemporizar a situação toda com os zumbis e quem foi o demônio que apertou aquela buzina! A resposta desta última não veio logo de cara. Essa brincadeira com a linha temporal me deixou um pouco ansiosa, pois não sabia o quanto eles voltariam no tempo essa semana (eu até pensei que deixariam a resposta para o final). Esse sentimento logo se transformou em excitação/tensão quando os Wolves invadiram Alexandria e quando eu vi – PUFF! – o episódio já tinha acabado! Sério, The Walking Dead tem duração de 10 minutos agora? rs

Carol foi de longe – e sem a menor dúvida – o nome do episódio (quiça da série), não teve para mais ninguém (e vai ser difícil alguém superar o que ela fez aqui). Desde o primeiro minuto, ela deitou e rolou e eu gritei muito com a minha televisão. Os Wolves vieram do nada, ensandecidos e assustadores! Em um momento Carol estava olhando a vizinha fumando – apesar dos seus avisos para que parasse- e no outro, a mesma estava sendo violentamente atacada por um homem com uma machadinha. O que que tava a com te seno? WTF!

O que se seguiu foi um verdadeiro banho de sangue, com uma  horda de pessoas assaltando os alexandrinos e promovendo a carnificina. Carol agiu com inteligência e total destreza, se disfarçando como um deles, os derrubando sempre que os encontrava. Foi sensacional! Quando eu a vi vestida linda de Wolve eu vibrei MUITO. Aquela mulher frágil e indefesa que conhecemos na primeira temporada não chega a ser nem uma sombra da pessoa que ela é hoje: corajosa, inteligente, segura e capaz de tudo para sobreviver. Foi um verdadeiro desfile!

Dos que participaram da mega operação de remoção dos zumbis, Morgan foi o primeiro (e único) à chegar na comunidade, logo depois de um caminhão da facção ser alvejado por Spencer Monroe (Austin Nichols) que titubeou antes de dar cabo no motoristas, já zumbificado, que disparou a buzina do automóvel ao bater com tudo nos muros de Alexandria. Buzina? Que buzina? Ah sim! Resposta dada. Descobrimos que estragar os planos de Rick e cia. não era a intenção dos Wolves, mas eles conseguiram matar dois coelhos (ou seriam tartarugas) de uma vez só. Um catastrófico efeito colateral.

Falando no Spencer, a reação dos habitantes de Alexandria deixou mais do que claro que eles não têm a menor idéia do que estão fazendo nessa vida. Se não fosse os entes do grupo de Rick que permaneceram lá, não haveria comunidade para salvar. Maggie, Rosita, Carl, Morgan e claro/principalmente Carol, foram essenciais para a contingência da situação. Alexandrinos dos quais nunca saberemos o nome foram ceifados sem dó nem piedade, enquanto nossos protagonistas reagiram como verdadeiros soldados de trincheiras contra aqueles bárbaros – tirando Eugene (que assumiu mais uma vez sua covardia) e o Padre Gabriel (que infelizmente foi salvo por Morgan. Você não tinha nem que tá aqui, linda).

Já que estamos falando de Morgan, seu posicionamento de valorização da vida foi posto em cheque. Ele bem tentou, diferentemente do resto, espantá-los com seu treinamento Jedi… Eu entendo que ele é um contrapeso necessário ao resto do grupo… mas caramba, precisamos saber o que aconteceu com ele depois de ter encontrado Rick a 3ª temporada – porque, né? Algo bem pesado deve ter rolado, pois ficou evidente que a sua atual conjuntura se deu por causa de algum trauma. Enquanto ele tenta apenas espantar os invasores, Carol nem gasta sua beleza em uma eventual conversa. Ela mata quem está na frente, sem dó nem piedade e ela também não está errada. Morgan realiza que matar é inevitável em uma situação como aquela, mas o faz – matando um dos que havia se encontrado no season finale passado – seguido de um perdido de perdão.

TWD JSS .bmp

Só eu estou sentindo uma tensão muito legal entre esses dois? Nos quadrinhos Carol teve um romance com Tyresee e, ambos estavam mortos quando começou o arco de Alexandria. Desde que o Mestre Yoda sacou brilhantemente ela no episódio passado, eu comecei a visualizar algo rolando entre eles, até por conta desse background das HQ’s. Depois de tudo que aconteceu em JSS, se rolar será bem interessante, Sei que muitas pessoas queriam que Carol tivesse algum tipo de envolvimento com Daryl, mas eu nunca dividi dessa opinião – para mim, ela e o redneck são quase como mãe e filho.

Uma das coisas que aprendemos sobre os Wolves, além de exterminar comunidades, mutilar walkers e montar armadilhas perigosas, é que eles não usam armas – isso não faz os fazem menos ameaçadores – ante a destreza dos mesmos em trucidar os alexandrinos viam pela frente, eles devem ter muita prática e treino. Mas também ficou claro que eles fazem aquilo pois alguém determinou que não havia outra opção. A pergunta à ser respondida agora é: quem?

O W foi uma dos elementos mais presentes na 5ª temporada de The Walking Dead. Sem dizer o que era, nós vimos que quem estava marcando muros, vivos e mortos com ele, estava causando muitos estragos – com os protagonistas não parecendo prestar muita atenção. Os Wolves foram uma ameaça latente e, que agora, finalmente deram as caras para começar a atrapalhar a sensação de safe-heaven em Alexandria. Nos quadrinhos, eles são um grupo de saqueadores que aparecem para chamar atenção de Rick quanto as deficiências na segurança da comunidade. Meu palpite é que a série vai adaptá-los, transformando-os em um grupo tal qual os Salvadores dos quadrinhos – esses sim, verdadeiros açougueiros, que seguem cegamente um tirano, conhecido como Negan (guardem esse nome!)

JSS TWD Carl.bmp

Para não dizer que não abarquei tudo na minha humilde explanação, fomos apresentados à nova médica Denise, que estava mais perdida do que pinto no lixo. Por conta de tudo que estava acontecendo, não liguei muito para o drama dela quanto ao seu despreparo para lidar com pacientes e incapacidade de salvar vidas (por ora). Quando pulava para o consultório, eu só queria que fosse rápido e voltasse logo para ação.

Carl também mostrou que está bem treinado, ainda mais tendo Ron – filho de Jessie – como base de comparação. O mini Rick Grimes colocou-se como um cão de guarda para proteger sua irmã, e foi eficiente quando acionado, salvando a vida do outro jovem. Sobe Enid, eu também não entendi o motivo do destaque (e dos minutos gastos com ela) no início do episódio. Quer dizer, morri de pena da tartaruguinha. Pelo visto, a pseudonamorada de Carl foi embora. Será que de vez? Eu realmente não me importo – ainda mais se ela não provar ter nenhuma relevância posterior. rs.

Jessie também teve seu momento de virada em JSS. Depois de todo aquele papo de fazer as coisas com calma e ir ensinando seus filhos à se protegerem aos poucos, ela reagiu como uma verdadeira leoa ao ficar de frente à uma potencial ameaça. Um tanto descontrolada, ela reagiu de maneira oposta à Spencer, Ron e Deanna, se jogando no corpo a corpo e eliminando quem estava querendo lhe fazer mal. Acho que isso vai deixar Rick caidinho! Rs.

TWD JSS Jessie.bmp

Como um flash, o episódio chegou ao final. Não deu tempo nem para respirar direito ou sentir falta dos personagens que estavam envolvidos no direcionamento dos walkers para longe da comunidade. Por um momento achei que eles fossem aparecer ao final, mas infelizmente eles não estenderam a duração da segunda semana. Creio que semana que vem veremos eles lidando com as consequências da buzina e voltando para Alexandria. A doutrina Rick Grimes de sobrevivência, mas do que nunca, se faz necessária – e não acho que encontrará opositores agora.

JSS veio para provar o quão coerente é a atitude atual de Rick, mesmo que Morgan e Daryl estejam lá para contrabalançar. The Walking Dead, desde o começo, se orgulhou por ser uma série sobre pessoas – e não zumbis – e o que elas fariam/fazem/são capazes de fazer para sobreviver em um mundo completamente louco como esse. A humanidade e a falta dela evidentemente se degladiam dentro dos nossos queridos personagens, sendo muito difícil determinar um lado certo ou errado. A consideração com o próximo e a confiança nas pessoas é minada com aparições como a dos Wolves, que vêm unica e exclusivamente para tocar o terror e eliminar a concorrência pelo oxigênio. Agora é segurar na mão de Odin e esperar o próximo episódio!

Fique com a promo de Thank You, que vai ao ar dia 25 de outubro:

Alguém está precisando de um balão de oxigênio depois de tudo? Fiquem a vontade para comentar e complementar a resenha!

Observações:

– Coitadinho do Aaron! Ele ficou completamente desolado ao realizar que as suas fotos proporcionaram uma inteligência aos Wolves sobre a comunidade. Algumas pessoas na internet levantaram a possibilidade de traição de algum Alexandrinho – talvez Enid. Mas não, caso vocês não se lembrem – e eu não estiver enganada – Aaron perdeu a mochila depois que caiu naquela armadilha com Daryl.

– Apareceu uma teoria de que ela seria uma espiã dos Wolves na comunidade, será? Não sei, ela também pode ter uma daquelas questões existenciais que alguns personagens apresentam de tempos em tempos. Segundo os apontamentos, inclusive o fato de darem tanta importância à personagem seria um sinal disso – JSS: Just Survive Somehow poderia indicar que ela faria de tudo para sobreviver, inclusive trair à todos. Eu não sei muito o que pensar.

– Eu não esperava que Deanna fosse se acovardar daquela maneira.

– Mais uma vez a Carol puxa o pequeno Sam das nuvens, o menino pode ter alguma importância no futuro da nossa rainha.

– O Carl vai ensinar o Padre Gabriel? Por favor, jovem Grimes, providencia um acidente de percurso aí, pois só nascendo de novo e do avesso para comprar esse personagem.

– Eu fiquei com muita pena da tartaruga!

– Eugene serviu mais uma vez como alívio cômico…não precisava, mas ok.

– E não é que o cigarro matou a mulherzinha, lá? Talvez se ela tivesse ficado dentro de casa, longe do maço, estaria viva agora.

– A população de Alexandria diminuiu drasticamente depois do ataque, o que vai dificultar uma eventual proteção ao local futuramente. Será que o ponto de atrito sobre trazer pessoas novas para dentro dos muros vai surgir novamente entre Rick e Daryl?

– Se a série continuar assim, não sei se meu coração aguenta…

– Como eu disse na resenha, toda a importância que a série está dando para os Wolves, aponta que eles são liderados por algum peixe grande. Tudo leva a crer que em breve veremos Negan, a pessoas que 10 entre 10 fãs das HQ’s sonham em ter na série. Nos quadrinhos ele é o lider de um grupo chamado The Saviers, usando a política do medo para comandar a sua comunidade. Ele chega até a escravizar mulheres, tendo quase um harém de esposas. Ele começa a cobrar um imposto das comunidades vizinhas a sua, e é claro que ele acabaria enfrentando uma resistência em Alexandria. Ele então acaba despejando toda sua brutalidade em cima de um dos nossos personagens mais queridos, matando-o com toda violência possível – isso deve acontecer nessa 6ª temporada.

– Sério, o episódio passou muito, mas muito rápido… Eu não reclamaria se todos os episódios fossem mais cumpridos. Que a semana passe assim também!

– Fizemos um especial sobre a enorme resiliência de Carol. Confiram aqui.

– Sobre ela, o produtor executivo Greg Nicotero declarou: “Ela é elegante e eficiente. Ela não ama o que tem que fazer, mas é boa. Ela é como uma fuzileira naval no grupo, mas uma coisa que as pessoas precisam entender é que ela não se apetece em ter que fazer essas coisas”. – Isso ficou bem claro no final.

– Algumas pérolas surgiram dos comentários dos espectadores das redes socias. Confiram as reações:


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×