Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Top séries ambientadas durante e após a Segunda Guerra Mundial

Por: em 9 de novembro de 2016

Top séries ambientadas durante e após a Segunda Guerra Mundial

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers leves,

nada que estrague a série ou a sua experiência.

Não se mostra como novidade nenhuma em meu meio social a minha clara preferência pela matéria de história durante todo o meu período escolar, fascínio mais acentuado ainda pela temáticas da 1º e 2º Guerras Mundiais, as disputas territoriais, regimes ditatoriais, enfim, todos os acontecimentos que submeteram o mundo inteiro a décadas de medo, morte e sofrimento, tudo isto no espaço de tempo do século passado e consideravelmente recente.

É unindo o útil, com a oportunidade de se conhecer e aprender mais sobre a história desde período, as motivações e decisões tomadas, ao agradável, pelo fato disto tudo ser retratado pelo nosso passatempo favorito: as séries, é que nós reunimos em um top 05 séries ambientadas durante e após a Segunda Guerra Mundial:

Band Of Brothers

band-of-brothers

Referência em seu gênero, a minissérie continua a ser exibida em vários países 15 anos após o seu lançamento, isto dá a dimensão do seu sucesso. Band Of Brothers se destaca porque convenceu o público, o canal ousou em investir, muito por sinal, para dar veracidade aos fatos com a restauração de tanques e aviões autênticos do período da guerra, o que a caracteriza como uma megaprodução. A minissérie é baseada num livro de mesmo título a história acompanha a Easy Company do 2º Batalhão do 506º Regimento da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, companhia esta que teve importante participação em alguns acontecimentos cruciais, como, nas operações do Dia D, Operação Market Garden e a Operação Batalha das Ardenas. A trama retrata o processo de preparação e real operação dos para-quedistas, se caracteriza como uma produção de alta qualidade, quase que um documentário, praticamente um pré-requisito para os amantes deste gênero.

The Pacific

the-pacific

Com um orçamento exorbitante de mais ou menos 150 milhões de dólares, o drama bélico assumiu a missão de superar, ou ao menos se igualar, ao seu antecessor de grande sucesso Band of Brothers do mesmo canal, HBO. Com uma abordagem mais humanista a minissérie de 10 episódios é baseado em livros de memórias de integrantes da Marinha dos Estados Unidos durante o período da Segunda Guerra Mundial, contando especificamente a história de três fuzileiros navais que cumpriam missões no Oceano Pacífico durante este período. Com cada episódio centrado em um ou alguns personagens a trama acerta em explorar o lado realmente sangrento da guerra, as dificuldades passadas na Austrália, pressões psicológicas, além da carga emocional que causa exaustão até no telespectador. Excepcional em sua premissa The Pacific é praticamente obrigatória para quem é fã do seu antecessor.

The Man In The High Castle 

the-man-in-the-high-castle

Imagine um cenário completamente diferente daquele que (ainda bem) conhecemos, com a Alemanha e seu eixo vencendo a Segunda Guerra Mundial e disseminando por tudo mundo o seu ideário nazista. Aterrorizou? Ou bateu uma curiosidade? Pois bem, esta é a ousada premissa de The Man In The High Castle que retrata esta distopia que ficou bem perto de se tornar realidade, a web série é sutilmente inspirada em um romance de ficção científica de mesmo nome que dá alternativa de realidade em que os países que formavam as Potências do Eixo, Alemanha, Japão e a Itália em menor escala, saíram vencedores e dividiram o mundo entre si.

Calcada em um exorbitante sucesso ainda em seu primeiro episódio liberado, a trama se passa 20 anos após o fim da guerra e derrota das Forças Aliadas, se desenvolvendo nos territórios pertencentes a América do Norte que foi divida entre o Japão e a Alemanha que agora se constituem como duas hegemonias e potências; a tensão se eleva após um par de décadas de vitória conjunta, o que só prejudica a população. Como esperado, o ambiente é opressor e segregador, um verdadeiro regime fascista, a desobediência resulta em graves penalidades, contudo, a resistência vive! Além, da existência de um rolo de filme que retrata uma realidade paralela para eles, em que as Forças Aliadas teriam vencido a guerra. The Man In The High Castle causa alarde pela ousadia e qualidade.

The Americans 

the-americans

Durante o dia, pais de família e proprietários de uma pequena agência de viagens, a noite, espiões letais da União Soviética infiltrados nos Estados Unidos no ápice da Guerra Fria entre as duas potências. Mischa e Nadezhda eram completos estranhos um para o outro, treinados da pior maneira pelo seu país mãe com o propósito de realizar os piores serviços inimagináveis exclusivamente em seu país algoz; ajuntados por algo maior do que eles mesmos os dois se montam como um casal e são ”americanizados” com novas histórias de vida e identidade, agora Phillip (Matthew Rhys) e Elizabeth Jennings (Keri Russell), vivem uma vida dupla onde encarnam os papéis família americana suburbana e de agentes soviéticos da KGB.

Com um clima mais sombrio, The Americans é nua e crua com a história que conta, retratando muito bem o período da Guerra Fria nas terras do Tio Sam e nas geleiras de Putin, com situações inacreditáveis que levam os personagens ao extremo e a questionar seus princípios de moralidade, além do perigo real de serem pegos a qualquer momento enquanto dão continuidade as atividades espiãs características de ameaças veladas entre os dois países, enfim, The Americans é de extrema qualidade, elenco, trilha sonora, fotografia e roteiro, merecendo mais reconhecimento por parte do público.

Deutschland 83 

deutschland-83

Ambientada em uma Alemanha partida em duas e retratada durante o período da Guerra Fria, Deutschlant 83 conta a saga de Martin Rauch (Jonas Nay), um pacato guarda de fronteira entre os lados Oriental e Ocidental alemão que tem a sua vida virada de cabeça para baixo quando é convocado de maneira coercitiva para atuar como espião infiltrado nas forças armadas do outro lado do seu país oriental de origem, indo então para a parte ocidental e dominada pelo EUA e seu capitalismo.

Assumindo uma nova posição militar e identidade, o agora Moritz Stamm é encarregado de prestar todo e qualquer tipo de serviços ao oriente, além de recolher, repassar e plantar informações referentes aos movimentos e decisões tomadas pela Alemanha Ocidental, informativos estes que possuem relevância bélica e governamental e que de algum modo ameace o bem estar e se mostre como uma probabilidade de estouro de guerra entre os EUA e a URSS que representam os dois lados da Alemanha. Muito bem equilibrada nos momentos de tensão e leveza, Deutschlant 83 foi muito bem recebida pela crítica especializada pelo seu trabalho de recriar com precisão o período que remete a Guerra Fria, e tudo isto com apenas uma temporada no ar.    


Curtiu as séries do nosso top? Indica mais alguma? Não deixe de comentar!


Ana Rebeca Tamandaré

Jovem bahiana simpática e gente boa que curte um bom número de séries e por este motivo tem a audácia de escrever suas opiniões positivas e negativas sobre elas.

Itamaraju/BA

Série Favorita: How i Met Your Mother/Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Vampire Diaries

×