Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Torchwood – Vale cada minuto!

Por: em 28 de junho de 2011

Torchwood – Vale cada minuto!

Por: em

Torchwood (anagrama e spin-off de Doctor Who) é uma série de ficção científica britânica criada por Russell T. Davies. Mas isso não significa que compartilhe muitas coisas com Doctor Who. Enquanto esta foi criada para ser um programa infantil e tem uma história sendo costurada pela temporada, Torchwood é um drama criminal, que nas duas primeiras temporadas apresentou episódios com “casos da semana”, é voltada para o público adulto e muitas vezes com alto teor sexual, até porque o seu personagem principal, Jack, é omnisexual (qualquer sexo, qualquer raça).

Quem gosta de Doctor Who e assistiu além da 5ª e 6ª temporada já conhece o protagonista de Torchwood. Capitão Jack Harkness (John Barrowman) apareceu ainda na primeira temporada, como um agente temporal ou, mais precisamente, um oportunista que viajava no tempo utilizando um bracelete que era um manipulador de vórtice temporal. Ele encontra o Doctor algumas vezes e, pra quem quiser assistir na ordem correta, o site Universo Who fez um post com a ordem exata de exibição de Doctor Who e seus spin-offs.

Em Torchwood Jack não usa o manipulador de vórtice temporal, em uma de suas viagens com o Doctor, antes de se juntar ao Torchwood, ele estraga e então o capitão Harkness tem que esperar o tempo passar na ordem correta, como diria o Doctor: lentamente e entediante. O Doctor explicou em um episódio da 3ª temporada que o Jack é um ponto fixo no tempo, não envelhece e nem pode morrer. Isso o torna um excelente personagem em Doctor Who, mas em Torchwood, sem as viagens no tempo, isso fica um pouco de lado e acabamos vendo um capitão mais humano.

Jack é o líder do instituto Torchwood, criado pela rainha Victoria para conter e estudar ameaças alienígenas, que tem poder maior que o da polícia e trabalha fora do governo. Jack é mais contido em Torchwood do que é quando aparece em Doctor Who, onde ele flerta com todos que passam em sua frente. Trabalham com ele no instituto Torchwood: Ianto Jones (Gareth David-Lloyd), ex-trabalhador da filial Torchwood de Londres, agora um faz tudo; Owen Harper (Burn Gorman) um médico frio que não dá muito valor a relacionamentos, Toshiko Sato (Naoko Mori), matemática e especialista em informática um pouco insegura e Gewn Cooper (Eve Myles), a mais nova recruta de Torchwood, uma policial muito impetuosa. O noivo de Gwen, Rhys Williams (Kai Owen), aparece pouco na primeira temporada e vai ganhando importância e tempo de tela a cada novo ano.

Mas quem melhor define os personagens e suas características principais é um alien no início do primeiro episódio da 2ª temporada:

Então, esse é o Time Torchwood. Os bichinhos de estimação do professor. Mas o professor se foi, não foi? Deixando as criancinhas completamente sozinhas.E olhe para vocês, tentando com tanto esforço serem adultos.

O Doutor,com suas mãos ensanguentadas.

A protetora, com seu coração cuidadoso.

A Técnica,com seus aparelhos frios.

O que me deixa com o Office Boy, promovido além de suas capacidades.

1ª Temporada:

Torchwood começa a ser exibida no canal BBC 3 de Londres, com poucos recursos para efeitos especiais, e, embora sejam apresentados casos da semana, nem sempre eles são resolvidos. Nessa temporada conhecemos muitos artefatos alienígenas que caem em Cardiff através de uma fenda no espaço que passa pela cidade. Fenda esta que já foi usada algumas vezes pelo doctor como ponto de abastecimento da TARDIS. As histórias dessa temporada passam mais por questões morais sobre o que eles fazem em Torchwood, sobre não poder contar a ninguém sobre o trabalho do que propriamente por ação e mistério. Tem, sim, ação na série, mas ainda não é como deveria.

São 13 episódios em que são apresentados artefatos curiosos e conhecemos um pouco mais os personagens, um pouco mais sobre suas vidas e há também um pouco de flerte entre eles. Aparecem aliens? Perseguições? Sim, mas pouco, e são boas histórias e a qualidade da série é crescente.

2ª Temporada:

Nessa temporada Torchwood passa a ser exibida pela BBC 2 e tem também 13 episódios. Logo na season premiere é notável a mudança de ares que a série tem ao mudar de emissora, conquistando a audiência e consequentemente mais recursos. Agora, além de artefatos, há mais inimigos reais contra os quais eles lutarão para tentar deixar a Terra um lugar mais seguro para todos, apresentando casos mais sólidos para serem desvendados. O conhecimento que tem de todos os artefatos os ajudará muito durante esta temporada, embora não tenham muito conhecimento sobre os extraterrestres que encontram.

Também conheceremos mais sobre a infância de Jack Harckness e sobre como foi recrutado para o instituto Torchwood. São casos interessantes e os roteiristas fazem bom proveito da história do Jack, de suas viagens no tempo e de todo o mistério sobre o personagem na série Doctor Who. Há também participações especiais, como o da  Freema Agyeman como Martha Jones (Doctor Who) e também James Marsters (Smallville, Buffy) como o Capitão John Hart, um antigo conhecido de Jack.

3ª Temporada:

Torchwood passa a ser exibida na BBC 1 e muda o forma de apresentação da sua história. A temporada tem somente 5 episódios, e não são casos da semana. É um único grande caso que será resolvido ao longo destes episódios, tanto que a temporada ganha um subtítulo: Os filhos da Terra. A série aqui além de lidar com a segurança mundial contra aliens, tem que lidar também com política e vemos como uma grande crise afeta o governo britânico e o relacionamento deles com outros governantes mundiais. Além da política, a 3ª temporada de Torchwood aborda temas éticos e tem muita ação.

4ª Temporada (em breve)

Aqui tudo mudará e do elenco original só resta mesmo o capitão Jack Harckness, Gewn Cooper e seu marido, Rhys. Alguns novos personagens serão introduzidos durante a temporada. A série também se muda para a América, sendo produzida numa parceria entre o canal a cabo Starz e BBC One de Londres. A série continua com um tema central para toda a temporada, mas agora volta a ser maior, com 10 episódios. Em entrevistas há spoilers de mais ação, e histórias mais pesadas do que os fãs de Torchwood estão acostumados. O tema central irá mexer diretamente com Jack, já que é o dia em que ninguém morre: The Miracle Day, subtítulo da temporada.

A quarta temporada estreia em julho, dia 08 nos Estados Unidos pelo canal Starz, e dia 14 no Reino Unido, pela BBC One.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×