Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Trilogia CSI parte 2: CSI NY

Por: em 13 de novembro de 2009

Trilogia CSI parte 2: CSI NY

Por: em

Ação. CSI NY tem o que de diferente de Miami? Menos interrogatórios, menos falatório, mais análises de evidencias, mais tecnologia e um pouco de ação.

CSI.ny.6x07-9

No episódio Hammer Down vemos o caso se desenvolvendo em NY como temos costume de ver em CSI. Pistas sendo investigadas e o que traz o Langston à NY é uma evidência, um alerta que a policia de NY colocou no ar. O convite feito ao perito foi bem diferente do Miami, e achei muito mais válido ele ir para NY se convidando por uma investigação, do que ir pra Miami daquele jeito.

As frases de efeito do Det. Mac me lembram mais o Grissom do que as do Tenente Caine, ou as do Langston. Talvez porque o Mac seja um detetive mais pé no chão, mais centrado, separa bem sua vida dos casos, assim como o Grissom fazia.

Em CSI NY eles descobrem que a rede que os Zetas comandam vão muuuito além de recrutamento para prostituição, e a rede é tão grande que acho que as pontas que a policia pega, também não sabem disso. Cada um só sabe do mínimo possível para eles ganharem dinheiro, cada um cuidando de um pedacinho da grande organização. O sucesso deles é manter quem ajuda na ignorância.

E agora, vendo os tentáculos dos Zetas se expandirem em CSI, eu tiro o chapéu para os roteiristas, porque além de um caso grande, para comportar as três séries, eles conseguiram abrir o leque dos crimes, para que cada CSI tivesse uma investigação padrão, já que elas são muito diferentes entre si. Só que as evidencias, que quase levam à vítima, os detetives quase chegam na hora certa, é meio batida, preferia que achassem as pessoas e ligassem a algo maior, e em Las Vegas eles só descobrissem quem é o assassino, desmanchassem a rede Zeta e pronto.

CSI.ny.6x07-8

O bom é que nem toda ação ficou por conta do Langston. Tivemos perseguições nos becos, como de costume, além da perseguição no ferro velho. Por falar em ferro velho, quero saber que técnica de análise é aquela, que compara os solos, alguém sabe? Nunca vi esse tipo de análise, nem só em sala de aula. Pelo menos não estou sabendo relacionar ela com alguma coisa que eu conheça.

E o que os CSI compartilham? Além dos óculos escuros e um grande caso? os crimes sempre afetam os investigadores. Ver tanta barbaridade todo dia é decepcionante. Ver como a sociedade pode ser tão mesquinha e egoísta. Mas no fim, ainda temos uma esperança de que “aqui se faz, aqui se paga”.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×