Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Van Helsing – 1×04 Coming Back

Por: em 9 de outubro de 2016

Van Helsing – 1×04 Coming Back

Por: em

Faz tempo que uma serie não conseguia me tirar do sério com tanta velocidade quanto Van Helsing. Veja bem, a série não é extremamente ruim, mas ela tem tantas falhas de estrutura e realização que acaba ficando chata de acompanhar.

Novamente tivermos episódio sem que nenhuma informação vital para o desenvolvimento da série nos foi apresentada. A impressão que eu tenho é que tanto o showrunner quanto os escritores estão fazendo um projeto de escola. A falta de qualidade não pode ser justificada apenas pelo baixo orçamento. A fonte de material não é boa (a série é baseada nos quadrinhos da editora Zenescope Entertainment) porém, Van Helsing tem uma estória literária vasta que poderia ser utilizada para preencher as lacunas do material original e isso não está sendo feito. O que estamos recebendo é apenas uma história extremamente quebrada e sem foco.

Na primeira cena do episódio vemos Rebecca transando com um humano e não é explicado o porquê. Porém, caso você tenha lido o site da emissora ou qualquer material promocional, já sabe do que se trata. Os vampiros desse mundo não conseguem se reproduzir, mas estão buscando uma forma de tornar a reprodução uma possibilidade – pois imagino que queiram uma raça de vampiros imunes ao sol. O modo como recebemos as informações está ficando muito frustrante. Eu não quero assistir á uma série apenas para entendê-la através de material complementar. E veja que não se trata de curiosidades, são partes fundamentais para entendermos as motivações dos antagonistas.

Van Helsing - 1x04 - Rebecca copula com humano

Entre os sobreviventes, Cynthia aparece morta e agora teremos que descobrir qual deles é um assassino. Meu desejo é que seja John, pois eu não suporto a prepotência e o privilégio branco que ele grita na cara de todos, mas o mais provável é que seja Nicole, pois não aparece entre os listados como integrantes do elenco principal no site. Importante notar que todo esse arco é extremamente desnecessário. Estamos aqui para ver uma luta entre humanos e vampiros. A não ser que o assassino seja um agente infiltrado, isso não passa de perda de tempo.

Vanessa e Mohamad fogem para seguir com seus objetivos. Vanessa quer salvar sua filha e Mohamad quer encontrar sua irmã que faz parte de um outra célula de resistência. No caminho, encontram mais sobreviventes e o último do elenco principal aparece, Brandan (Terry Chen, Continuum e House of Cards). Vanessa, sendo a protagonista burra que é, resolve ficar para trás e enfrentar uma horda de vampiros sozinha, confronte esse totalmente desnecessário, pois daria tempo suficiente de correr com os outros e voltar para base, mas ela acaba prisioneira.

Agora vamos que Julius é um líder de um bando, porém não é alguém alto no ranking de comando entre os vampiros, pois está executando ordens de Dmitri. Uma outra vampira que, de acordo com o site oficial, é a mãe de Julius, coloca em sua cabeça que ele deve capturar Vanessa e utilizá-la como arma contra Dmitri . Eu não sei o que esperar desse arco, pois não vejo antes Axel e os outros invadindo o covil de Julius para salvar Vanessa, muito menos vejo Vanessa conseguindo escapar de todos sozinha.

Van Helsing - 1x04 - Doc e Axel descobrem que Nicole foi assassinada

O que está me deixando frustrado com a série é a falta de norte. Vanessa tem como único objetivo a busca por sua filha mas está perdida e não sabe o que fazer. Axel não seguirá enquanto eu não receber novas ordens de seus superiores, mas não há ninguém vivo para lhe dar ordens. Todos os que estão no hospital não querem obedecer às ordens de Axel, mas também não tem o que fazer causa realmente escapem do hospital. O que eu esperava para esse episódio é que esse norte aparecesse – todos decidindo se unir contra os vampiros, mas não rolou.

Esse é o primeiro episódio da série com um diretor diferente do piloto e a mudança fica clara com a adição de mais cenas de ação em locais mais abertos, finalmente saindo do confinamento dos episódios anteriores. O orçamento baixo ainda é proeminente, mas pelo menos trabalha a favor aqui. Prevejo que veremos vários cenários sendo repedidos por esse motivo, porém, se nos derem mais cenas de ação e luta – que é o que é esperado de toda a série pós-apocalíptica – não veja como um problema tão grande.

A audiência da série já começou a sofrer por causa da baixa qualidade, tanto dos efeitos quanto da escrita. Em apenas 3 episódios, a série já teve queda de 50% de visualizações, 1,2 milhõs para 600 mil espectadores. Não que esse número seja muito diferente do normal para o SyFy – a título de comparação, a série Wynonna Earp tem visualização menor desde o seu segundo episódio e foi renovada para uma ter segunda temporada. Caso Van Helsing consiga manter o número de espectadores atuais, a probabilidade de termos uma segunda temporada ainda em grande, apenas não desejada (por mim).


E você, está tão decepcionado como eu? Vem chorar comigo nos comentários.


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×