Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Van Helsing – 1×09 Help Out

Por: em 14 de novembro de 2016

Van Helsing – 1×09 Help Out

Por: em

Quantas vezes eu posso falar que o episódio da semana de Van Helsing foi melhor que o anterior antes de ficar repetitivo demais? Se antes eu sentia que estávamos andando em círculo e a estória não estava fluindo, essa impressão ficou para trás, mesmo que ainda não tenha acontecido nada de fato relevante. Isso é sinal de que as tramas paralelas finalmente estão funcionando para engajar o público. Vamos ver quais foram os acontecimentos de Help Out.

Começamos lidando com as consequências da morte de John. Vanessa está em conflito pessoal, não apenas por ser matado John, e gostado, mas por ainda não ter certeza se ele era realmente o culpado pelos assassinatos. Eu tinha certeza que era ele, mas como voltaram ao assunto, agora estou desconfiado. E isso foi uma agradável surpresa, já que não esperava que o show tivesse amarrado as pontas para deixar esse tipo de suspense.

Enquanto Axel e Flesh cuidam do corpo de John, Vanessa volta ao quarto e conversa com Susan, que está emocionalmente quebrada, lembrando de seu péssimo histórico com homens, resultando em um beijo. Eu achei um toque bem interessante, não pela questão sexual, mas pelo elo entre as duas. Elas são amigas, já sabíamos, mas nesse mundo onde se pode morrer a qualquer momento, Susan entende que deve expressar seus sentimentos de todas as maneiras. O que ela sente é amor, é algo espiritual. Vanessa não briga nem repreende a amiga, apenas pede que descanse. Foi uma cena bem bonita.

Van Helsing 1x09 Susan e Vanessa se beijam

Hoje não, Vanessa. Estou com dor de cabeça.

Axel tem uma agradável surpresa em um dos refrigeradores quebrados: corpos em estado avançado de decomposição. Doc inicia uma autópsia para identificar como eles morreram, e começa a passar mal e vomitar. Uma cena bem agradável de acompanhar. E enquanto ela é extremamente rude com Axel, agradece a ajuda de Gorrman. Eu achava que seria por ela estar apaixonada, mas ela fica cada vez mais estranha. Me faz duvidar que ela esteja sendo sincera em vários momentos, inclusive quando reconheceu as marcas no pescoço de Susan.

Vanessa vai ajudar Axel a remover os corpos e iniciam uma conversa sobre confiança, que leva à uma revelação. Axel roubou os arquivos de Vanessa da base. A fúria dela é totalmente justificada, afinal, depois de todos os acontecimentos, principalmente após encontrar a base vazia, ele já deveria ter contado sobre isso para ela. Vanessa acreditava que sua mãe biológica havia morrido durante o parto, mas nos arquivos consta que ela foi dada para adoção, além de Vanessa não ser seu verdadeiro nome. E bem no meio da briga, quando Vanessa vai deixar Axel trancado na área de quarentena, aparece um vampiro de dentro dela. Axel consegue sair após acertar alguns tiros nele.

Do lado de fora da Fazenda, Mohamad encontra uma mulher vagando pela floresta, Emma. Alguém mais sentiu uma péssima vibe vindo dela? Primeiro manda o menino ir embora, depois oferece comida? E como ela consegue essas roupas tão brancas sem mercado para comprar sabão? Como se as coisas não precisassem ficar mais suspeitas, quando vampiros aparecem e Mohamad pede que ela fique parada, Emma lasca uma bitoca nele e sai correndo, passando na frente dos vampiros… que não fazem nada. Mohamad vai atrás dela. Essa menina é problema, Mohamad, você conseguir sobreviver até aqui sozinho, não vai atrás de rabo de saia não!

No acampamento dos humanos, onde a resistência se esconde, Rebecca chega com Quaid e a acusa de traidora. Ela e Sheema são as únicas sobreviventes do grupo de invasão desmantelado por Rebecca no episódio 06. Mas que plano perfeito fazer os rebeldes virarem contra si. Para pior a situação dela, Sheema aparece dizendo que foi torturada, com os braços cortados (cortes feitos por ela), enquanto Quaid está intacta. Nem dá tempo dela reclamar antes de Taka (o verdadeiro líder da Resistência) pintar a parede com seu cérebro. Sheema agora é uma agente dupla dentro da resistência. A dúvida que fica é se ela está jogando o jogo de Rebecca para poder traí-la mais adiante ou por realmente ter sucumbido à sede do poder.

Van Helsing 1x09 - Sheema e Taka, após esse matar Quaid

Você, como decorador, é um ótimo líder de resistência. E como líder, é uma ótima porta.

Axel e Susan vão investigar a área de quarentena, mas não encontram o vampiro, apenas uma sala quase inteira borrada de sangue, como se pessoas tivesse se lançado contra as paredes até explodirem. Para melhorar a diversão, Doc descobre a causa da morte dos corpos: radiação. A mesma que está matando todos que estão na Fazenda. Eles precisam achar uma saída da Fazenda urgente, ou vão morrer ali em questão de horas. Todos, menos Vanessa, que não está sentindo nenhum dos sintomas da contaminação. Não importa o quão sobrenatural ela seja, radiação já é outro nível de poder.

Doc chora copiosamente, mas Axel a confronta por seu comportamento e ela admite que era culpa por não ter tentado salvar os amigos no dia que foi mordida, mas sim por querer se salvar. É nesse momento de cura e perdão que Sam chega e nota um detalhe: uma corrente de ar que leva à uma saída de emergência. Se forem rápidos, estarão salvos. O problema é que Gorrman desapareceu e Doc está decidida a não deixar mais ninguém para trás, e Axel decide ajudá-la. É claro que isso não vai dar certo.

Cada vez mais debilitados, eles conseguem subir, mas são atacados por uma horda de vampiros selvagens (que se alimentam de sangue de animais e, portanto, assumem suas características de ataque). Mas a galera consegue se virar bem, principalmente Vanessa, que entra em uma transe de violência e acaba com todos quase sem precisar de armas. Esse seu instinto de lua está cada vez mais aflorado. Será que em algum momento isso vai tomar conta dos atos dela?

Na área de quarentena, Axel encontra o vampiro, que foi morto por Gorrman, mas não antes de mordê-lo. Axel, mesmo muito debilitado, luta varias vezes contra Gorrman, mas ele parece que fica mais forte a cada luta, só falta falar “essa nem é a minha forma final ainda“. Doc fica assistindo a luta de longe, esperando que Axel consiga vencer, mas o desespero toma conta e ela fecha a porta faltando pouquíssimos passos para Axel escapar. Eu ainda não me recuperei desse momento. Ele era o segundo protagonista, será que realmente morreu? Eu estou apostando que não. Ainda mais depois da mãozinha Titanic.

Van Helsing 1x09 Axel mão ensanguentada na porta da quarentena

Me desenhe como uma de suas garotas francesas.

Uma Doc histérica escapa e impede que Vanessa volte para tentar salvar Axel. Eu estranhei muito essa atitude da Doc, a profissão dela não é salvar vidas? Ela anda desistindo muito rápido de manter seu voto de médica. Mas a grande revelação do episódio é encontrada na ambulância durante a fuga. Os arquivo de Vanessa estavam lá. Ela fazia parte dos experimentos feitos na Fazenda e a equipe de Axel foi enviada ao hospital para levá-la de volta. Eu acho que Axel, não sabia naquele momento, apenas depois, quando chegaram à base e pode roubar os arquivos. Mas caso ele realmente tenha morrido, não saberemos. Com a dor da perda e das novas descobertas, ouvem novamente os sinos. Vanessa decide que a única opção que tem é ir naquela direção.

Na trilha da semana, terminamos com os sobreviventes caminhando em direção ao perigo ao som de Look Out de Slam Stewart & Slim Gaillard.

Van Helsing demorou para pegar no tranco, mas finalmente está colocando a casa em ordem, explicando seus arcos confusos e colocando as personagens em movimento. Ainda não tivemos nenhum grande confronto, mas é cedo para tal, pois o grupo ainda está muito frágil. E na descrição do próximo episódio, diz que descobriremos que é o real assassino do grupo. Quero muito acompanhar a reação de Vanessa ao perceber que matou um inocente (nem tanto). Estou empolgado com o futuro.


E você? O que achou desse episódio de Van Helsing? Deixe suas opiniões nos comentários.


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×