Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Verdadeiro Jorge Salcedo fala sobre Narcos

Por: em 4 de setembro de 2017

Verdadeiro Jorge Salcedo fala sobre Narcos

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers leves,

nada que estrague a série ou a sua experiência.

A terceira temporada de Narcos, que já está disponível na Netflix, não tem mais Pablo Escobar (Wagner Moura), mas traz outro personagem importante e real: Jorge Salcedo (Matias Varela).

Divulgação/Netflix

Salcedo foi chefe da segurança do Cartel de Cali e acabou sendo um dos responsáveis pelo desmantelamento da operação criminosa. Como informante do FBI, ele atualmente está no programa de proteção a testemunhas da polícia americana, mas participou como consultor dessa terceira temporada, conversando muito com o produtor Eric Newman para garantir a veracidade dos fatos.

Em entrevista exclusiva à Entertainment Weekly, por telefone e sem revelar sua localização (obviamente), Salcedo contou um pouco sobre seu tempo no Cartel de Cali e o que a série acertou ao retratar as situações vividas por ele em meio aos traficantes.

“A história (da série) é em geral bem fiel ao que realmente aconteceu. Muita coisa, no entanto, não foi exatamente como está na tela e nem sempre eu estava envolvido em determinados acontecimentos, embora soubesse deles”, afirmou Salcedo. A cena em que ele presencia uma execução em uma fazenda, ele afirma ter sido verdade. “Isso aconteceu mesmo e até hoje não entendo porque me fizeram presenciar aquilo. Talvez quisessem testar minha confiança ou ver se eu saberia lidar ou não com a violência, disse Salcedo. “Eu achava que seria um encontro com Miguel Rodriguez (Francisco Denis), mas não era nada disso”, completou.

Ele também confirma que sabia que os colegas desconfiavam que ele estava trabalhando como informante da polícia e que passou por muitos momentos de tensão, mas nega que tenha matado o atirador Navegante, em legítima defesa, como a série mostra. Segundo ele, no momento em que a morte aconteceu, ele já estava, junto com a família, sob proteção policial. “Muita coisa realmente aconteceu, eles desconfiavam de mim, me deixavam de lado, não me chamavam para reuniões. Mas eu estaria morto se tivessem realmente descoberto”, afirma.

Atualmente com quase 70 anos, Salcedo disse que entrou para o crime organizado porque achava que assim lutaria contra um mal maior, no caso Pablo Escobar. Ele disse não ter orgulho de muitas coisas que fez, mas que pelo menos ajudou a derrubar o cartel de drogas. Vivendo escondido com a família há mais de 20 anos, diz que tem uma vida boa e não teme que a fama por causa da série possa trazer problemas. “As vezes você faz uma coisa boa e não conta para ninguém”, afirmou.


Thais Gonzaga

Jornalista, mãe, apaixonada por séries desde a época da Sessão Comédia, Gosto de dramas que emocionam e de comédias inteligentes. Também sou fã dos seriados de super-heróis.

São Bernardo do Campo, SP

Série Favorita: Outlander

Não assiste de jeito nenhum: The Blacklist

×