Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Westworld – 1×09 The Well-Tempered Clavier

Por: em 28 de November de 2016

Westworld – 1×09 The Well-Tempered Clavier

Por: em

Sabe aquela sensação de: cadê meu cérebro que estava aqui? Pois é exatamente isso que senti ao acabar o nono episódio de Westworld, The Well-Tempered Clavier. Começo dizendo que, desde que li que a diretora havia sido a Michelle MacLaren, a deusa responsável por 11 episódios de Breaking Bad (tendo ganhado o Emmy por dois deles), 4 de GOT, e inúmeros de outras séries que amamos, já sabia que esse episódio seria bombástico. Essa informação, somada ao fato da tradição dos episódios 9 das séries da HBO, aumentou mais meu nível de expectativa. Mas, confesso que até os 15 minutos finais estava até levando na boa. Foi quando veio o bombardeio: tiro, porrada e bomba pra todo lado. Foi punk! E foi maravilhoso! Preparem-se!

Dolores e Ford - episódio 9 de Westworld

Desde o último episódio, já tínhamos praticamente confirmado a existência de mais de uma linha temporal. E quem matou essa charada foi o Homem de Preto, na confissão que fez a Teddy sobre seu passado. Para aqueles, que como eu, duvidaram até o último minuto dessa teoria, tenho que dizer que o fato das logomarcas do parque diferentes (a que aparece na chegada do William e a que aparece quando Felix mostra a Maeve a propaganda do parque), a data da morte da esposa do Homem de Preto (um ano atrás, que coincide com a mudança do histórico da Maeve para prostituta) e o fato de, na chegada de William e Logan ao parque, a Maeve não estar no salloon (ou seja, ela ainda não trabalhava lá), foram pistas sólidas que corroboraram para confirmá-la. Isso sem contar o personagem Lawrence, que no inicinho do parque era o temido El Lazo, como descobrimos no episódio 5, quando William e Logan chegaram a Pariah.

A confirmação dessa teoria levou à conclusão quase óbvia que William nada mais é que o Homem de Preto jovem, antes de ter se casado. Estava tudo redondo e fechadinho na nossa cabeça, certo? Aí vem o Logan que, logo após a captura de William e Dolores, mostra ao amigo a foto da sua irmã, para lembrá-lo do compromisso que tem fora do parque. Ele percebe que William está mais envolvido que o normal e por isso, sente a necessidade de dar um choque de realidade nele. E essa foto é a mesma que o pai da Dolores, Mr. Abernathy, encontra no episódio 1, que teoricamente é o presente. Owwww! E o que isso quer dizer? Tudo e nada. Pode ser que essa cena do pai tenha sido apenas uma das muitas lembranças da Dolores? Sim. Pode ser que o primeiro episódio não tenha se passado no presente atual e sim há uns anos atrás? Sim também (mas lembramos que o Homem de Preto atual aparece no episódio 1, arrastando a Dolores para o celeiro, o que meio que fura essa possibilidade). Ou seja, o que temos de certo até aqui é que realmente existem linhas temporais diferentes e que não está sendo fácil fechar exatamente o período de tempo certo que estamos assistindo.

William e Logan - episódio 9 de Westworld

Como se não bastasse, tudo fica mais confuso com a edição das cenas das Dolores no mesmo cenário, ora de calças, ora de vestido, ora machucada com a calça, ora normal com a calça, fundindo o que restava do nosso já judiado cérebro. Quem estava se apegando ao figurino dela para determinar se estávamos no presente ou no passado, pode desistir dessa técnica. Deu pra perceber que, misturada à passagem de tempo, estamos assistindo também a inúmeros flashbacks da robô e isso bagunça tudo mais ainda. Quando eu disse, no Primeiras Impressões, que a gente podia esperar muita reviravolta nessa travessia que seria o seriado, não podia imaginar que seria num nível tão alto. Definitivamente, acompanhar Westworld demanda muito do nosso raciocínio.

E continuando a confirmar as teorias que bombam na internet, esse episódio acabou com as especulações sobre quem é Bernard Lowe. E nesse quesito, tiro o chapeu para Westworld, que consegue manter o roteiro espetacular, mesmo quando tudo leva a crer que apenas confirmaremos o que já sabíamos. O que foi o final desse episódio, gente? Me abraçaaaaa! Já aprendemos a desconfiar do Bernard, amá-lo, odiá-lo e finalmente, sentir empatia e compaixão por ele. Em The Well-Tempered Clavier finalmente batemos o martelo numa das primeiras teorias veiculadas sobre o seriado de que ele seria o Arnold. Foi com muito aperto no coração que assisti a isso se confirmar. Porque aí ficou claro que o robô construído pelo Ford, trouxe no histórico experiências reais do passado do Arnold, o que só comprova ainda mais o quanto o cientista não está nem aí para sentimentos. Tudo que ele faz é em nome da ciência e do seu experimento e a questão dos sentimentos humanos, me parece que ele deixa mesmo para os robôs.

Maeve e Bernard - episódio 9 de Westworld

Bernard, com um empurrãozinho da Maeve (obrigada, Maeve! Já deu pra perceber que quem tem peito pra encarar o Ford nessa série é você mesmo!), obriga o Ford a revelar todo o seu passado. Ele quer descobrir a verdade, quer conhecer o Arnold. Para isso, rememora vários momentos da sua existência, e unindo as peças, acaba confimando horrorizado que foi ele quem matou a Elsie e que sim, ele era o antigo sócio, que “suicidou-se”. Agora, o momento para-tudo-que-eu-quero-descer foi quando descobrimos que quem matou o Arnold/Bernard foi a Dolores, talvez assim que desenvolveu sua autoconsciência. E suas cenas dentro do labirinto levaram a pensar que pode ser que ela esteja há muito tempo presa lá dentro e suas cenas no parque, fora do labirinto, tenham sido todas uma visita às suas muitas memórias.

O mais chocante do final foi confirmar, pela milésima vez que é Ford no céu e Ford na terra mesmo (a gente já sabe disso, mas a gente sofre mesmo assim)! Não tem pra onde fugir em Westworld gente, que aflição! Claro que eu não queria que o Ford morresse agora, mas peloamordedeus, ele sempre está anos-luz à frente de qualquer artimanha que armem pra ele. Só nos resta torcer para que o Bernard tenha sido mais esperto e tudo que aconteceu no final, não tenha passado de encenação (vimos que o todo-poderoso nem olhou pra trás pra se certificar da morte dele, não é mesmo?). Mas ainda que tudo tenha sido um teatrinho, minhas fichas para o real antagonista do Ford estão em outra robô: “In Maeve, we trust!”

Robert Ford - episódio 9 de Westworld

Não posso deixar de finalizar essa review sem elogiar esse episódio de Westworld. Roteiro, atuações, construção de clímax, tudo, absolutamente tudo, no lugar. Achei esse um dos melhores episódios da temporada, ainda que tenha bugado meu cérebro. William a cada dia tomando mais as rédeas da história e se aproximando mais da personalidade do Homem de Preto; Maeve abertamente ampliando seu plano e conquistando aliados de peso; Dolores evoluindo na desconstrução da mocinha boba e chata. E vocês? O que acharam?

Imagens: Divulgação HBO


Renata Carneiro

Jornalista, amante de filmes e literalmente, apaixonada por séries. Não recusa: viagem, saidinha com amigos, um curso novo de atualização/aprendizado em qualquer coisa legal. Ama: família, amigos, a vida e seus desdobramentos muitas vezes tão loucos Tem preguiça: mimimi

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Breaking Bad

Não assiste de jeito nenhum: Two and a half Men

×