Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

As 15 melhores aberturas de série da atualidade

Por: em 5 de outubro de 2015

As 15 melhores aberturas de série da atualidade

Por: em

A abertura de uma série é um importante componente para que o público se apaixone pela produção. Seja pelo visual, música  ou pela história contada logo quando se aperta o play! Aqui no blog já fizemos um post em 2010 tratando especificamente sobre isso, como o tempo passou e novas séries surgiram, resolvemos fazer outro e o critério que utilizamos para escolher as melhores aberturas da atualidade foi não abordar séries lá citadas! Fizemos uma votação e democraticamente elegemos as 15 melhores aberturas de séries da atualidade! Aperte o play e divirta-se!

15 – The Newsroom

A abertura de The Newsroom , 15ª colocada em nossa lista, é longa e muitos a pulam em virtude disso. Todavia ela é muito interessante e mostra  a dinâmica da redação de um jornal em conjunto com as imagens de importantes figuras do jornalismo americano e dos principais personagens da série. A série, idealizada por Aaron Sorkin,  foi finalizada em dezembro de 2014 e retrata, com muitos detalhes, a rotina da redação de um importante jornal televisivo dos Estados Unidos. O cuidado técnico da abertura também é transportado para a série!

14 – House of Cards

House of Cards é uma série que caiu no gosto do público. Conta com um elenco de peso (Kevin Spacey, Robin Wright, entre outros) e tem no papel principal um protagonista que não mede esforços para atingir seus objetivos políticos. A abertura da série,  é bem interessante e mostra um dia na cidade onde a política americana  acontece – Washington – DC -. As imagens de monumentos históricos se misturam às de casas, carros e coisas, introduzindo bem o que vem nos episódios! A série é excelente e sua abertura também, por isso ela está no 14º lugar em nossa lista!

13 –  Bloodline

A música da abertura de Bloodline  “The Water Let’s You In” da banda Book of Fears – foi muito bem escolhida para introduzir o que assistiríamos na série. A letra fala sobre um homem e sua relação com o mar e traz  elementos relacionados como água, tempestade, isca, navegação e etc… Já a série aborda a vida dos Rayburn, uma tradicional família residente em uma região do arquipélago de Flórida Keys, que se vê totalmente abalada e balançada pelo retorno de um membro problemático. Podemos relacionar a abertura, além da série se passar em uma região cercada pelo mar, com a tempestade provocada pelo  retorno de Danny ao ceio familiar.

12 – Doctor Who

A abertura de Doctor Who é simples e ao mesmo tempo bem significativa! Ela mostra um dos caminhos da TARDIS pelo tempo e espaço, o que é a essência da série. Importante ressaltar que a abertura tem mudado em algumas temporadas, com a mesma trilha, mas com efeitos diferentes. E tem uma vibe meio alienígena, o que combina com o personagem (para quem não sabe o Doctor não é da Terra, e segundo ele não são os Senhores do Tempo que parecem com os humanos, mas sim os humanos que parecem Senhores do Tempo!

11 – Reign

Verdade seja dita: a abertura de Reign faz a série parecer muito melhor do que realmente é! A produção é bem legal e explica o mote da série! os símbolos que irão permear os episódios estão ali – a coroa caindo, o anel, vinho derramando e o fogo. Além disso traz a luta constante pelo poder, a luxúria e as intrigas da corte! Forças que conspiram, forças das trevas e do coração!

10 – Outlander

A abertura de Outlander é especial: traz algumas cenas da série, mas quase não mostra os rostos dos personagens. Ela é feita de  pequenos detalhes, o que faz com que quem assiste fique mais atento para não deixar passar nada. A música de abertura é  do Bear McCreary e e inspirada no folk escocês, os vocais são característicos do compositor e, acredito eu, que são responsáveis por tornar a abertura especial, pois elas vivificam as cenas as tornam poéticas. Também ajuda a fornecer um ar de espiritualidade e funciona muito bem! As cenas são inspirações culturais, mostrando vultos dançando e esvoaçando, o que representa a transitoriedade do tempo. Por todos estes detalhes e a sensação que a abertura provoca, Outlander está em 10º lugar em nossa lista!

9 – The Americans

The Americans é uma série que narra a trajetória de dois espiões soviéticos vivendo nos Estados Unidos “como de americanos fossem”. Sua abertura traz vários elementos da época da guerra fria, como símbolos materiais e personagens históricos famosos. Interessante destacar que o nome dos atores nos créditos aparecem inicialmente em russo e somente depois em inglês, o que tem total relação com seus personagens na série. The Americans tem uma abertura rápida, intensa e recheada de elementos históricos e por isso merece o 9º lugar em nossa lista. 

8 – Game of Thrones

Game of Thrones é uma série complexa e sua abertura vai pelo mesmo caminho. Para se ter uma noção disso, foram vinte e cinco profissionais trabalhando durante cerca de dois anos (what!?) para que ela fosse realizada com sucesso. A ideia principal é mostrar os principais lugares de Westeros (um verdadeiro mapa) em forma de engrenagem e como estão interligados. A abertura vai se alterando de acordo com o plot do episódio e isso a torna mais dinâmica ainda. A criação foi de Angus Wall e o trabalho foi feito pelo estúdio Elastic – figurinha carimbada na HBO.

7 – Demolidor

A abertura da série o Demolidor  mostra uma metáfora entre a themis (deusa da justiça), que aparece com os olhos vendados e a justiça praticada por Mathews (o advogado que assume o papel do Demolidor). Uma outra questão é a construção da cidade se dá a partir do sangue derramado em razão da guerra contra a injustiça. O próprio herói é paulatinamente forjado desta guerra contra o mal.

6 – Amores Roubados

Não só as séries estrangeiras que possuem aberturas que enchem nossos olhos. O Brasil produz séries de ótima qualidade e aberturas refletem isso! Amores Roubados abordou o envolvimento entre Leandro e Antônia –  um sommelier e a filha de seu patrão – ambos com muita personalidade.  A abertura conta com os atores principais e, da mesma forma que explorado nos episódios, mostra o grande contraste entre a riqueza das vinícolas com a pobreza do sertão. Tanto a série como a abertura merecem sua atenção!

5 – Orange is The New Black

Orange is The New Black é uma série que se passa em uma prisão feminina nos Estados Unidos. Sua abertura traz ex presidiárias de verdade ao som de You’ve got time”, interpretada por Regina Spektor. Só este fato já serve para que nos interessamos por ela, mas vai muito mais além, ela traz em meio aos sorrisos e caras fechadas, elementos da própria prisão: algemas, digitais e o famoso uniforme laranja. A letra da música fala de animais encarcerados e sobre tempo, ainda há tempo! Abertura que emocionada, principalmente e especialmente para quem assiste a série.

4 – Umbreakable Kimmy Scmidt

Uma abertura que reflete muito o que é sua protagonista: uma menina sem muita vergonha, que sai pela cidade dançando e agindo de forma diferente dos demais mortais. Kimmy não tem vergonha de expressar surpresa e felicidade com as coisas que vai encontrando pelo caminho! Além disso temos uma música que é chiclete, grava mesmo na cabeça de quem ouve e insiste para não sair. Você vai ouvir e vai se pegar pensando dias depois nela. Aperte o play e deixe a música gravar em sua cabeça!

3- Parenthood

Que abertura bonita e emocionante! Difícil encontrar um fã de Parenhtood que pule sua abertura. A série fala de amor, amizade e as dificuldades encontradas por uma família. Sua abertura mostra um mix de fotos dos personagens mais jovens com cenas de encontros e reuniões da família Braverman! Somos agraciados por uma música de Bob Dylan que fala em sua letra sobre juventude. Infelizmente não encontramos links desbloqueados desta versão no youtube, mas segue uma versão da música interpretada por outros cantores.

Parenthood

2- O Canto da Sereia

A beleza de Isis Valverde acentuada com a sensualidade da música que abre a minissérie O Canto da Sereira! A minissérie exibida pela Rede Globo mostrou uma cantora baiana de axé que fora assassinada em pleno carnaval. O clima de alegria que permeia Salvador nesta época do ano é abalado por esta grande tragédia. A série misturou, assim como sua abertura, elementos do carnaval, de fé, luxúria e investigação policial. Todos estes elementos juntos foram suficientes para que a produção tenha sido sucesso de público e crítica. Pela beleza envolvente e plasticidade das imagens, O Canto da Sereia está  na 2ª posição de nossa lista!

1 – True Detective

A Abertura da 2ª temporada de True Detective bem que poderia entrar nesta lista também. Mas como optamos por restringir a uma abertura por série, ela não entrou (tenho certeza de que no próximo ela entrará).  A 1ª temporada de True Detective entrou para história por ser diferente de tudo o que já se tinha visto até então na TV. Parece que o roteiro fechadinho, direção cuidadosa e atuações marcantes irradiaram para sua abertura também. Eles cuidaram de tudo! A Abertura traz imagens da cidade onde se passou a série misturadas com as sombras dos personagens principais e elementos de fanatismo. Além disso a música é muito linda e combina perfeitamente com o que foi mostrado com a série. É uma abertura que beira a perfeição e por isso ganhou o 1º lugar em nossa lista!

Este post foi resultado de uma votação feita internamente em nosso blog. Agradeço especialmente a colaboração da Giovanna,  Olívia e Heitor.


E você concorda com esta lista? Acrescentaria ou tiraria alguma? Conte para nós nos comentários!

 


Janaina Helena

Mineira vivendo em Maceió. Viajante por vocação. Advogada por profissão. Séries, cinema, livros, corrida e torresmo!

Maceió-AL

Série Favorita: The Good Wife e Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Arrow

  • Lucas

    Minha favorita é a de Game of Thrones, acho que nenhuma das que foram colocadas acima ou abaixo dela realmente a superam.

    • Janaina Helena

      Eu particularmente gosto muito de GOT, principalmente pelo fato dela dar pitadas do que irão mostrar no episódio neh.

  • rocorby

    Narcos e The Leftovers (1 temporada) sao muito boas tambem

    • Janaina Helena

      Narcos estreou depois que fechamos a lista. True Detective 2a temporada tb. Acredito que entram fácil em uma lista futura.

  • Gabriel Dias

    Fiquei feliz de ver a abertura de Bloodline na lista. Essa serie é tão boa e tão pouco conhecida … uma pena.

    • Janaina Helena

      Série excelente mesmo!

  • Lívia Teixeira Costa Zamith

    Game of Thrones é legal pq não tem como não ver (e não cantar a musiquinha). A abertura de Demolidor também foi uma grata surpresa, mas confesso que eu pulei..a Netflix deveria usar só no 1º episódio das suas séries! Quem vê em maratona pula, ou usa pra ir no banheiro ou comer… hahaha

    • Janaina Helena

      Eu particularmente gosto muito de GOT. Não sei se vc acompanhou, mas a abertura de True Detective 2a temporada – mudava em todos os episódios e a música tb -, tudo combinando com o que eles iriam mostrar.

  • Felipe Borges

    Surpreso de ver O Canto da Sereia na lista, sem contar a série é ótima e surpreende! Bloodline é outra que não esperava. E gosto bastante da abertura de Salem, apesar de não estar aí rs

    • Janaina Helena

      Muitas vezes a gente esquece como temos séries de qualidade no Brasil. O Canto da Sereia foi uma excelente produção mesmo neh!

  • Heitor Oliveira

    Post maravilhoso Janaina, pela primeira vez fiquei com vontade de assistir Orange is The New Black, que abertura linda! E sobre True Detective: vale comentar que cada episódio (na segunda temporada) as estrofes da música que são usados são diferentes o que torna ainda mais difícil não querer assistir a abertura dez vezes a cada episódio!

    Ps: The Newsroom e Outlander fizeram minha alegria na lista <3

    • Janaina Helena

      Obrigada Heitor. Assista Orange, é uma série muito boa e a minha
      temporada preferida é a 3ª. A trilha sonora de True Detective é muito
      boa mesmo e a abertura das duas temporada são lindas demais.

  • Vanessa Miranda

    Séries que paro ou parava para vislumbrar a abertura: GOT, True Blood, Outlander, Tyrant, Vikings e The Walking Dead. As músicas também saõ ótimas.

    • Janaina Helena

      Tem séries que a gente faz questão de assistir neh!? obrigada pelo comentário

×