Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Big Brother Brasil 16 – Semana 8

Por: em 17 de março de 2016

Big Brother Brasil 16 – Semana 8

Por: em

Você já pensou em como seria sua série favorita sem o protagonista? How To Get Away With Murder sem Annalise, Jane The Virgin sem Jane ou Glee sem Rachel Berry? Não funcionaria direito, não seria tão interessante, certo? É isso que vem acontecendo na casa do BBB essa semana, talvez com um pouco menos de intensidade. Mas o fato é que, seja fã ou seja hater, Ana Paula está fazendo uma falta danada na casa – para nós e para eles. Para nós porque temos que lidar com uma edição com pouquíssimo conteúdo útil, e assuntos como o drama de Cacau e o bromance de Renan e Matheus acabam tendo um destaque grande demais. Para eles porque Geronik perde seu maior aliado e o “grupo do bem” o maior antagonista.

Nem o plot twist do 2º andar, aparentemente decidido de última hora, foi capaz de prover um entretenimento de maior qualidade, já que Renan é só sobre “honestidade” e é um pouco difícil manter a mesma postura de honestidade sem alguém para validar seu discurso. Na verdade, em muitos aspectos, essa semana me lembrou (negativamente) algumas tramas das últimas temporadas, mesmo que o elenco ainda seja mais interessante. O público está se afastando, em termos de audiência e de engajamento, e os resultados se tornam bem previsíveis. Pelo menos o “grupo da verdade” se desmantelou e temos cada vez menos chances de um retrocesso significativo.

BBB 16 - Ronan

Mas vamos começar pelo começo: Geronik. Como previsto, a união desses três foi bastante sólida e coesa nas decisões, deixando o que sobrou da ‘turma do bem’ em polvorosa. Com Munik levando a liderança – numa prova muito divertida, diga-se de passagem – o desenho do paredão já se fazia claro: Renan x Ronan. O famigerado paredão sertanejo, que para nós aqui fora já tinha um desfecho óbvio – o que, mesmo com os ‘obstáculos’, teve de fato. Munik está sendo excelente no jogo e, ao contrário do que imaginávamos no começo da temporada, não foi a ‘burra’ que põe os pés pelas mãos por causa de homem. Muito pelo contrário, ela teve uma leitura de jogo muito precisa e garantiu sua permanência na casa – e o cada vez mais próximo prêmio milionário, muito provavelmente.

Os grandes concorrentes de Munik pelo prêmio são, na verdade, seus parceiros de aliança. Se as coisas seguirem o curso aparente, Matheus e Cacau são eliminados nas próximas semanas e teremos uma final Geronik – no caso de ser uma final tripla, o que eu ainda tenho minhas dúvidas. Ronan sai desse paredão muito fortalecido, não só por causa do baixo índice de votação e por ser a 4ª vez que ele volta ileso, mas porque Matheus e Cacau não fizeram parte do ‘grupo do bem’ original cuja missão primária era persegui-lo até a eliminação.

BBB 16 - Geronik

Se Munik não pôs o pé pelas mãos, Matheus o fez. O diálogo dele com Geralda foi uma das coisas mais indefensáveis que eu já vi na vida. Não sei se é ingenuidade ou se é burrice, mas era quase óbvio que o voto de Geralda seria Matheus. Geronik é muito mais sólido que qualquer coisa que exista entre Dona Gê e Matheus, e com Cacau imunizada… Do the math, cowboy. Além do que, aliado a Renan, cujas atitudes foram sempre pautadas por uma honestidade irreal e irritante, Matheus ficava à deriva no jogo, o que garantiu uma permanência longa na casa, mas não pega o prêmio. Cacau é uma péssima aliada, porque vê as coisas de maneira muito superficial, e a discrepância entre o discurso quero-ajudar-os-desabrigados que levou Matheus ao jogo e o seu comportamento dentro da casa mancham a imagem dele com o público.

A única coisa para que a subida de Renan ao 2º andar foi útil foi revelar para Matheus uma parte do público que Geralda é uma jogadora de primeiro nível, intriguenta mesmo –  mas ao contrário de Adélia, escapa de situações em que ela incita as intrigas. Para mim, ela ainda é importantíssima para a casa pelo conflito com Catheus, mas ela pode ter se queimado um pouco com essa pauta em jogo. Fico feliz que ela tenha ficado, porque Renan, assim como todo o “grupo do bem”, representava o velho discurso da índole, do caráter, da verdade. Não cola mais. O povo quer é se divertir.

Com isso tudo, parece que o ranking do Top 5 é relativamente óbvio:

Munik
Ronan
Dona Geralda
Matheus
Cacau

Parece tudo bastante desenhado, bastante claro. O que faz ligar o alerta: qual vai ser a sacada para deixar esse jogo novamente interessante?


Confessionário 1: A saga BBBack Mountain foi bastante divertida enquanto durou.

Confessionário 2: O mundo caindo aqui fora e os bonito lá dentro bebendo cerveja e dançando funk.

Confessionário 3: Ai se a descida de Ana Paula tivesse sido ao vivo, como foi a de Renan, ai….

Confessionário 4: Globo investindo pesado na divulgação da transmissão olímpica #SomosTodosOlímpicos.

Confessionário 5: Mesmo com a estreia de MasterChef, o BBB ainda está com números razoáveis. Já tivemos uma queda considerável em relação à terça passada, mas a eliminação de Renan marcou 27 pontos de média em SP e 34 no Rio.


Gustavo Soares

Estudante de Cinema, fanboy de televisão, apaixonado por realities musicais, novelões cheios de diálogos e planos sequência. Filho ilegítimo da família Carter-Knowles

São Paulo - SP

Série Favorita: Glee

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×