Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Dirk Gently’s Holistic Detective Agency – 1×08 Two Sane Guys Doing Normal Things (Season Finale)

Por: em 12 de dezembro de 2016

Dirk Gently’s Holistic Detective Agency – 1×08 Two Sane Guys Doing Normal Things (Season Finale)

Por: em

Wow! Esse final de temporada de Dirk Gently’s Holistic Detective Agency é só tiro, porrada e bomba. É muito bom quando uma série entrega aquilo que promete e ainda dá um brinde no final para nos deixar com vontade de quero mais. Esse season finale fecha com um lindo laço vermelho a melhor adaptação de um trabalho de Douglas Adams que já tive o prazer de assistir. Vamos rever o que aconteceu em Two Sane Guys Doing Normal Things.


Dirk Gently 1x08 Amanda

Recadinho amigável da Amanda para quem não gostou da série.

Sem perder tempo com baboseiras, já começamos com a ação. Uma pena que o Detetive Estevez deu aquela surtada básica e não apenas deixa Gordon escapar, mas como resolve prender todo mundo no covil dos bandidos. Todd resolve que agora é o momento de pedir perdão por todos os seus pecados, mas Farah já sabia que era ele quem não abriu a porta na noite em que ela foi sequestrada, mas ela nem o considera culpado, garantindo que também não teria aberto a porta caso visse alguém com uma arma pedindo para entrar. Um ótimo paralelo para a situação de Dirk, que também sabia de algo e não contou ao amigo. Eu já disse que não acho ele culpado por nada, mas Todd ainda está birrento e fica de bico.

Quando Estevez volta com Lydia e Rapunzel exigindo respostas, Farah mostra o quão fodástica é e não apenas consegue escapar sem que ele perceba como o imobiliza. Mas o mais engraçado é a cara que todos fazem quando Todd revela o que realmente aconteceu. Acho que depois de tanta coisa bizarra, viagens no tempo nem é tão impossível de se acreditar. Não é possível utilizar a máquina para fazer a troca de Lydia, mas há outra disponível no porão da mansão Spring, quem se lembra dela?

Dirk Gently 1x08 Estevez

Presta atenção que agora sou eu quem manda nessa bagaça toda!

Super fofa a cena entre Bart e Ken. Se antes are Bart quem direcionava a dupla, agora Ken é a voz operante. Eu gostei de ver como ele aceitou seu papel nos planos do universo com tanta facilidade, o que nos leva a perguntar sobre sua vida antes desse encontro. Espero que esse seja um tema a ser tratado na segunda temporada. Nessa cena, tempos que prestar atenção para 2 detalhes. Primeiro, Bart tem somente 2 balas sobrando, será que sua participação no universo termina com elas? Depois, que comercial mais longo e super bizarro é esse que ela está vendo? Felizmente, Max Landis foi gentil o suficiente para postar o vídeo na íntegra no YouTube (disponível no fim da review) e já adiantou que se trata de temas que serão importantes para a segunda temporada. Temos 10 meses para começarmos as teorias de conspiração!

Como eu imaginava, ainda há outras Almas Originais dos Homens da Máquina e nenhum deles quer mais relações com Gordon, sua única opção é o Capitão de Polícia. Eu achei um departamento muito pequeno para conseguirem todo aquele pessoal tão rapidamente para atacar a mansão Spring, mas a gente releva. Ainda bem que nossos amigos Rowdy 3 sentiram o cheiro do perigo e vieram ao resgate. Precisamos de uma melhor explicação sobre eles urgentemente. Dirk investiga, Bart mata, eles destroem? Com certeza tem algum envolvimento do universo, pois nenhuma bala é atirada por uma equipe da SWAT devidamente armada, mas eles sambam na cara dos inimigos.

Lydia finalmente volta a seu corpo original. Convencer Lydia de que destruir a máquina era a alternativa errada foi difícil mas ainda bem que o fizeram. O que eu gostei é que em nenhum momento foi oferecida a hipótese de mudar o passado. Qualquer coisa que fosse feita diferente poderia resultar um mudanças inesperadas e catastróficas, para Lydia seria sua própria existência. Essa é a mensagem da série: não importa nossos erros, não podemos voltar e consertá-los, só nos resta seguir em frente e tentar viver da melhor forma possível.

Farah mostra que é a rainha da coisa toda. Não basta ser a cabeça da dupla com Estevez, ainda consegue enganar o Gordon lindamente usando Rapunzel como isca. Lindo demais ver a bala na testa dele acabando com o reinado desse tirano maluco.

Dirk Gently 1x08 Dirk, Ken e Bart

Isso é para você aprender a deixar gorjeta!

E o grande encontro que aguardamos finalmente acontecesse. Quando os 2 capangas aparecem querendo a máquina e matar todo mundo, Bart chega ao resgate. Bala número 1 se foi. Ken é a coisa mais fofa do mundo quando está perto de tecnologia. Agora entendemos sua função. Bart foi salvá-lo para trazê-lo à mansão para que ele pudesse consertar a máquina do tempo. Mal dá tempo dele terminar e o dedo da Bart já está coçando para matar o Dirk, mas a última bala era para o outro capanga que tinha acordado. Só assim para ela entender que Dirk não tinha que morrer. E o melhor nem é dizer que tinham que ir embora daquele lugar cheio de loucos, é o olhar compreensivo que Todd e Ken trocam antes deles saírem. Bilhete escrito, máquina retornada ao passado, looping temporal fechado, caso resolvido.

Dirk Gently 1x08 Dirk

Eu falei que eu não sabia usar hashi!

Foi aqui que a minha preocupação começou. Estamos na metade do episódio e tudo parecia ter sido concluído. Eu ficava checando quanto tempo faltava toda hora, cada vez mais apavorado, e com razão. Amanda retorna, não perdoa Todd, mas ainda sente amor por ele e mostra qual caminho deve seguir. Amei que ela tenha se tornado a quinta integrante dos Rowdy 3 (gente, vamos atualizar a trademark?), afinal, quando te oferecem uma jaqueta, você não pode dizer não. Bart e Ken são a dupla mais fofa do mundo. Eu não acho que ela esteja apaixonada por ele, afinal, ela tem a mentalidade de uma criança. É bom que ele tenha decidido ficar ao lado dela, sua única missão de vida era matar Dirk Gently e, agora que ela percebeu que na verdade ela deveria proteger Dirk Gently e até isso já cumpriu, estaria perdida no mundo. E Rapunzel segue com eles. É muito amor.

Para quem ficou presa no corpo de um corgi sei lá quanto tempo, Lydia é muito lógica. Ela diz tudo que Farah precisava ouvir para entender que, não importa quão fora do padrão é, ela é uma mulher incrível e merece arrasar na vida. E com 4 milhões de dólares na conta, é muito melhor. Eu realmente espero que Lydia esteja segura no exterior. Eu não consegui identificar se a cena com o Coronel Riggins é real ou delírio do Dirk mas, se não é delírio, onde ele está? Já estava formando uma lágrima quando o Dirk fica sozinho na frente do hospital, mas Todd está esperando por ele com uma jaqueta amarela e seu perdão. Tão lindo! Melhor ainda é Farah querer usar sua nova fortuna para abrir uma agencia de detetives com os meninos.

Dirk Gently 1x08 Friedkin

Olá, eu sou a personificação da meritocracia branca! #NemTodosOsHomens 

Estão todos muito felizes, está tudo tão certo, mas ainda temos 7 minutos de episódio. Eu queria tanto que tivesse acabado ali. Estevez entra na delegacia e encontra o Sargento Friedkin, que já o recebe com um tiro. É isso que acontece quando se dá muito poder para os estúpidos. Ele nem leu os arquivos e já saiu queimando a mansão Spring e matando todo mundo que encontra no caminho. Estevez até tenta, mas além de estúpido, Friedkin é rápido. Era essa a morte que Amanda viu em sua visão. O questionamento que Friedkin é muito importante para o futuro: porque Riggins não teve nenhum auxílio mas ele recebeu 80 milhões de dólares? Isso não faz sentido.

Dirk sente que algo errado está acontecendo. Ao mesmo tempo, os Rowdy 3 são cercados. Amanda consegue escapar com Vogle. Bart se vê cercada por um batalhão enorme e até um tanque de guerra, com apenas uma pedra para se defender. Dirk encontra um panfleto do Lux Dujour com a mensagem “nós nunca vamos deixar você partir” e logo em seguida avista Friedkin. Farah percebe que algo estranho está acontecendo, mas Dirk já desapareceu. Todd, que estava no banheiro, atende ao telefonema desesperado de Amanda, mas cai no chão ao ter seu primeiro ataque de Pararibulitis! Oh Meu Senhor!

Dirk Gently 1x08 Bart

É hora do pau!

São tantas questão que ficaram para a segunda temporada, mas de nenhuma maneira esse encerramento foi insatisfatório. O caso central era o sequestro de Lydia Spring e isso foi resolvido. Agora nosso foco será o Projeto Black Wings e como nossos amigos serão resgatados. Pela abertura, sabemos que há outros projetos, portanto espero novos personagens para auxiliar nessa busca.

Algumas dúvidas:

  • Eu ainda preciso saber como Lydia foi parar na casa do Gordon: foi seu próprio pai que mandou a carta apenas para garantir que o looping temporal existisse?
  • Onde está o Coronel Riggins?
  • Qual é a real função dos Rowdy 3?
  • Dirk é realmente “holístico”? Ou tudo não passa de um plano do universo em que eles se encaixam? Já sabemos que ele tem algum grau de clarividência, mas isso precisa ser explicado.
  • Agora que a função de Ken se concluiu, será que Bart conseguirá continuar a protegê-lo?
  • Onde está o gatinho/tubarão?

A trilha sonora, mais uma vez, maravilhosa. Destaque para a música final mostrando que tudo que a gente faz, volta (pobre Todd):

Foi uma temporada incrível, meus parabéns para Max Landis e toda a equipe, eu que não dava nem 1 real pela série, agora sou seu maior defensor. Espero que vocês também tenham gostado dessa aventura. Quem assistiu pela BBC America, pode rever pela Netflix (sem as introduções narradas pelo Dirk) e, que está vendo pela Netflix, pode rever que eu deixo. Nos vemos em outubro de 2017 para a segunda temporada.


O que você achou de Dirk Gently’s Holistic Detective Agency? Superou as expectativas ou é uma péssima adaptação do trabalho de Douglas Adams? Deixe sua opinião nos comentários.


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

  • Kratt

    Série maravilhosa, grata surpresa nesse final de ano, melhor estréia junto de Stranger Things e Westworld, pena que não investiram no marketing, vejo poucas pessoas falando a respeito da série.

    • Paulo Halliwell

      Como a série só é co-produzida pela Netflix, eles não devem considerar da mesma forma que uma série totalmente exclusiva. O nosso trabalho é espalhar a boa palavra em nome deles, rsrsrs

  • Aomame Kawana

    Adorei essa série. Tem um timing incrível nos acontecimentos, um humor incrível e é muito nerd. Muito Douglas Adams.

    É, acho que a série fechou bem a primeira temporada, sem deixar nada da história do Spring para a próxima temporada, mas já introduzindo uma nova história com um gancho para a próxima temporada.

    Tenho que agradecer ao Apaixonado por Séries. Obrigado. Se eu não tivesse lido uma review aqui, não teria assistido essa série. ^^

    P.S.: E eu estou ansioso para saber se (e como) a Bart vai vencer um exército só com uma pedra. ^^

    • Paulo Halliwell

      Olá Aomame. Que bom que gostou da série, é para isso que fazemos o nosso trabalho. 🙂
      Eu também quero muito saber como a Bart vai fazer mas, se a primeira temporada servir de exemplo, acho que ela só vai aparecer na próxima cidade com o Ken falando “Bart, como assim você conseguiu matar um exército inteiro com uma pedra????” e ela dizendo “estou com fome!”, kkkkkkkkkkkkkk

  • Evandro Marra

    Paulo, eu já queria te abraçar por essa review maravilhosa de Dirk Gently (você traduziu em palavras tudo o que eu senti vendo a série), e ainda mais agora que vi na sua assinatura que sua série favorita é Gilmore Girls (a minha também)! Só fiquei triste porque você não assiste GOT de jeito nenhuma, que é uma das melhores séries da vida. Você já tentou ver? Quantos episódios? Por favor, me ajuda a te ajudar!

    • Paulo Halliwell

      Olá Evandro. Que bom que gostou da review. Dirk Gently é uma série que nem estava programada para fazermos análise semanal, mas surpreendeu tanto que eu tive que abrir espaço na agenda, rsrs.
      Pois é, eu sei que sou estranho. Eu já assisti alguns episódios em pedaços, 1 episódio inteiro (e logo um que tinha 2 mortes). Eu vejo os plot lines, vejo as discussões e não fico com vontade de acompanhar. Na verdade eu não gosto de séries com esse monte de batalha e traição e morte desenfreada. Séries com vampiros ainda passam pois tem mais um foco na atração (vide True Blood), mas são as únicas do gênero sanguinolento que passam. Também não assisto The Walking Dead nem que me paguem! Mentira, se pagarem eu assisto, rsrs

×