Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Girlboss: guia do que NÃO fazer na vida adulta

Por: em 16 de junho de 2017

Girlboss: guia do que NÃO fazer na vida adulta

Por: em

Teve gente que gostou de Girlboss, teve gente que achou a série fraca. Mas em uma coisa todo mundo certamente concorda: Sophia é um dos piores seres humanos que já vimos como protagonista de uma série. E com ela a gente pode aprender muito sobre o que não fazer para ser uma pessoa melhor.

5. Não roubar

Em GirlBoss, uma das primeiras coisas que descobrimos sobre Sophia é que ela acha normal roubar. Não, ela não rouba porque precisa, porque quer ajudar alguém, ou se quer por uma questão de princípios contra uma sociedade capitalista. Sophia rouba porque se sente superior e simplesmente não respeita os outros, – muito menos suas propriedades.

4. Não ser egoísta com a melhor amiga

A única pessoa que a Sophia parece amar de verdade é a Annie. A amizade das duas é bonita de se ver e a gente acaba esperando que elas tenham a relação mais importante da série. E de certa forma até tem, mas isso não impede Sophia de tratar a amiga como lixo. A amizade das duas é abusiva e Sophia parece não se importar com nada que acontece na vida de Annie. A única vez em que Annie resolve se fazer ser ouvida, toma um sonoro não da amiga. Annie já trabalhava extraoficialmente pra Girlboss, então nada mais justo do que ela ser remunerada por isso, certo? Não pra Sophia.

3. Não tratar os outros como lixo

E se Sophia é capaz de tratar a melhor amiga como lixo, imagina o que ela não faz com as outras pessoas? Desde um dos primeiros momentos da série, ao vermos Sophia arrematando aquela jaqueta, fica claro que ela não sabe a diferença entre ser divertida e descolada e ser uma completa idiota com as pessoas. E esse comportamento se repete durante toda a série: com o namorado (enquanto ele era um bom namorado), com os novos amigos, com a concorrente, com o chefe. Se fez parte da vida de Sophia, de duas, uma: ou ela trata da pior maneira ou menospreza e nem se dá ao trabalho.

2. Não trair a namorada

Mas que uma coisa fique clara: por mais que Sophia não seja um exemplo de pessoa com ninguém, isso não faz com que não tenhamos pena dela em certos momentos. Seu namorado, Shane, passou 90% da série sendo um cara bacana… Até que não foi mais. Seja o fato de Sophia não tê-lo tratado bem em determinados momentos, ou de ter puxado brigas sem motivo, nada dava a ele o direito de trai-la como ele fez. Shane foi machista e escroto ao transformar sua insatisfação com Sophia em traição, e foi triste vê-la tentar remendar a relação, ainda que só por uma noite.

1. Não se comportar como uma criança mimada

Tem jeito melhor pra definir Sophia do que uma criança mimada? Um adulto que não cresceu? A personagem parece sofrer de white people problems, versão aguda. Uma menina cheia de privilégios e que se acha injustiçada pela sociedade. Ah, mas pelo quê mesmo? Sua mâe a deixou, seu pai não foi um grande exemplo de pai. Mas e daí? Desde quando isso dá a alguém o direito de passar pela vida se sentindo superior a todas as pessoas?

E, sentindo quase sempre tão pouca empatia pela protagonista, Girlboss entra pra lista de séries boazinhas mas com protagonistas insuportáveis.


Mesmo assim, se a Netflix confirmar uma segunda temporada, você vai voltar pra conferir mais da história de Sophia? Conta pra gente!


Cristal Bittencourt

Soteropolitana, blogueira, social media, advogada, apaixonada por séries, cinéfila, geek, nerd e feminista com muito orgulho. Fundadora do Apaixonados por Séries.

Salvador / BA

Série Favorita: Anos Incríveis

Não assiste de jeito nenhum: Procedurais

×