Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Legion – 1×05 Chapter 5

Por: em 10 de março de 2017

Legion – 1×05 Chapter 5

Por: em

Quem nos ensina a ser normais, quando somos únicos?

Syd

 

Depois de quatro episódios ótimos, Legion  se superou nesta semana. Durante quase uma hora, somos inseridos em um dos mais fantásticos episódios produzidos pela televisão. Chapter 5 nos revela a verdade por trás de um dos maiores mistérios da série: A mente de David está doente? Todas as coisas estranhas e loucas que vimos nas últimas quatro semanas, eram reais? Em seu episódio mais adulto  (com nudez e muitos desmembramentos), Legion entrega muitas respostas – e é tudo muito mais insano do que você esperava.

Após voltar do plano astral, é nítida a diferença na personalidade de David. Controlando melhor seus poderes, ele consegue até mesmo criar no plano astral, um lugar seguro para que ele e Syd possam interagir fisicamente. Melanie deixa claro que a utilização destes poderes é muito perigosa, ao lembrar que Oliver se perdeu no outro plano, depois de criar uma certa “dependência” da outra realidade.

Aos poucos entendemos que a mudança da personalidade de David é na verdade a resposta para sua “esquizofrenia” e para a confusão em suas memórias. Lenny/Benny, o cão Rei, O personagem do livro e o Demônio de Olhos Amarelos revelam-se como uma outra personalidade, ou de acordo com a teoria de Cary,  uma outra consciência, de um mutante mais antigo. Esta segunda personalidade existe dentro de David desde sua infância, se alimentando dele. Todas as vezes que Haller chegou perto de descobrir sua existência, o mutante manipulou suas memórias para faze-lo esquecer. Se você é fã de X-Men, já deve ter identificado o Rei das Sombras como esta outra “personalidade”.

David invade sozinho a Divisão 3 para salvar sua irmã, mas aos poucos notamos que é a  personalidade de Lenny se manifesta e faz um verdadeiro massacre no lugar. Mas que decepção quanto a isso…. Uma organização do governo criada para lidar com os mutantes, não está preparada para lidar com seu inimigo? Depois de tanto tempo observando e estudando Haller, a D3 não havia criado nada capaz de feri-lo – ou pelo menos, tornar a luta mais equilibrada? Desde o segundo episódio não consigo mais enxergar a Divisão 3 como um verdadeiro inimigo, já que desde cedo ficou claro que este papel não lhe pertencia. Mas esperava sim uma resistência maior e mais digna, daquela que nos é apresentada como a “resposta humana” ao problema dos mutantes.

Em mais uma aproximação aos quadrinhos de X-Men,  o telepático enfrenta uma importante revelação, desta vez feita por Amy. Lenny/David pressionam a moça a revelar qual o segredo que ela esconde quanto ao seu passado. Como resposta, descobrimos que Haller foi adotado e isso parece bagunçar ainda mais sua mente. Depois disso, ele parece perder totalmente o controle, permitindo ao Rei das Sombras assumir totalmente o controle. Ao longo de Chapter 5, foram poucos os momentos em que David pareceu estar ali. Até no plano astral, a presença de Lenny mostrava-se poderosa – seja  na forma de insetos atacando os morangos, do cachorro Rei das Sombras ou na própria figura do Demônio de Olhos Amarelos.

Mas no fim, depois de tantas revelações, cenas incríveis e efeitos especiais excelentes, somos levados a onde tudo começou –  o  hospital psiquiátrico Clockworks. Em uma esperta jogada, os roteiristas nos deixam com a cruel dúvida quanto a verdade de tudo que aconteceu até agora. Syd, Melanie e os outros estão dentro da mente de David? É impossível sequer imaginar o que acontecerá a seguir em  Legion¸ já que a cada semana somos mais e mais surpreendidos.

O próximo episódio nos mostra o que acontece hospital e parece que vai nos confundir ainda mais:

 

Então, o que acharam da revelação desta segunda consciência? E quanto aos pais do David, será que teremos mais respostas vindo ai? Comente aqui conosco!
Até semana que vem!


Carolina Tavares

Advogada paulistana, é viciada em leitura desde que se entende por gente. Vê mais séries do que deveria e menos do que gostaria. Quer ser uma mistura de Olivia Pope, Alicia Florick e Annalise Keating algum dia.

São Paulo/SP

Série Favorita: The Blacklist

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

  • Angela Guimarães

    Olá. Ao final do capítulo fiquei tao confusa q pensei a tivesse perdido ou nao entendido alguma coisa. Sua resenha é exatamente o q pensei. É como se tivessemos voltado a estaca zero. O Dan nao decepciona e realmente nos prende e faz amar o personagem e acompanhar seu trabalho.
    Tb tenho impressão q a Sdy é algo da imaginação dele mas na msm hora acho q nao. Nossa! Q serie!!!

    • Tavares Carol

      Oi Angela! Será que a Syd é imaginação? não tinha pensado nisso! Essa série está acabando com minhas unhas hahahaha

  • Nickolas Girotto

    Que episodio, meu Deus haha foi muito bom, é tudo muito confuso mas da para entender, parece mesmo que voltou a estaca zero, mas eu acredito que isso seja um plano que o Rei criou para controlar todos ali, tipo a casa branca ali que o David criou, só que aquele cara esta mexendo com a mente de todos agora, incluindo o cara do olho que estava só próximo observando.
    Já estou ansioso para o próximo episodio!

    • Tavares Carol

      MUUUUUITO LOUCO! sério, a cada episódio eu entendo menos ainda hahahah Também acho que é o Rei bagunçando tudo (até nossas mentes!).

      • Nickolas Girotto

        Haha principalmente a nossas mentes 🙂

×