Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Mulheres da lei

Por: em 8 de março de 2015

Mulheres da lei

Por: em

Dia 8 de março é o dia internacional da mulher e vamos usar este dia para lembrar a luta que cada uma de nós precisa ganhar para continuarmos a viver e tentar melhorar a desigualdade que ainda hoje sofremos. Para demonstrar essa dificuldade, listamos abaixo sete mulheres fortes, determinadas e especiais. Todas tem em comum a profissão – são representantes da lei: Detetives, sargentos, chefe de departamento, etc. Mesmo sofrendo dificuldades, desconfiança e preconceito, elas chegaram lá!

Stella Gibson – The Fall

127262766_anderson_412837c

Stella (Gillian Anderson é inteligente, interessante e muito habilidosa profissionalmente. O que muito me impressiona nela é sua facilidade em “ler pessoas” – sejam estas colegas de trabalho, suspeitos e homens de uma forma geral. Por falar em homens, Stella Gibson tem sua sexualidade muito bem resolvida e deixa isto muito bem claro durante as duas temporadas de The Fall, impressionando e chocando muita gente. Na Polícia ela detém uma posição de prestígio e respeito, por isso é convocada para supervisionar e avaliar uma investigação envolvendo uma mulher de importante família em Belfast.

Debra – Dexter

tumblr_m3scrfUbgP1ruc976o1_1280

Debra Morgan (Jennifer Carpenter) seguiu o caminho do pai ao entrar para a Polícia de Miami. Sua dedicação ao trabalho impressionaram os colegas e a fizeram ser promovida para detetive, o que orgulhou muito seu irmão Dexter e teria orgulhado seu pai, caso ele ainda fosse vivo. Sua vida foi marcada por muitas dificuldades (quem acompanhou a série sabe muito bem do que estou falando) e qualquer pessoa teria facilmente sucumbido. Debra sofreu muitas quedas, isso é verdade, porém sua força interior fez com que ela não tivesse desistido da vida cedo.

Olivia Benson – Law and Order –  SVU

rs_560x415-140108073647-1024.Mariska-Hargity-Law-And-Order-SVU.jl.010814_copy

Olívia Benson (Mariska Hargitay) é daquelas policiais que não desistem enquanto não vai a fundo em uma investigação! É exatamente este tipo de postura que faz dela uma das policiais mais admiradas do mundo das séries! Além de uma mulher forte, dedicada e muito profissional, Olívia é um escudo de proteção para os vulneráveis: mulheres, menores, crianças! Sua vida foi um tanto sofrida e descobrir que a gravidez que resultou seu nascimento foi fruto de um estupro foi algo nada fácil. Outra questão complicada na vida de Olívia foram os relacionamentos instáveis e é nesta seara que identificamos outro ponto a se admirar: não ficar sofrendo muito tempo por um coração partido!

 Beth Davis – Stalker

beth_davis

Beth Davi (Maggie Q) é uma profissional forte, extremamente focada em seu trabalho e dedicada aos casos (muitos diriam que ela é “casada”com seu trabalho). Fez de uma experiência pessoal envolvendo um trampolim para se especializar nesta área. Ela Comanda um departamento de polícia especializado em crimes cometidos por Stalker e o faz com muita competência. Além de se envolver constantemente nas investigações ( e não apenas supervisionar), Beth dispensa um tratamento especial para com as vítimas, sempre as ouvindo e aconselhando-as.

Olivia Dunham – Fringe

mulheres-da-lei-olivia-dunham

Olivia não tem um trabalho fácil, nenhuma dessas mulheres tem, mas o dela exige uma dose extra de coragem ao lidar com coisas que não conhecemos, e na maioria das vezes ela se põe em perigo para poder salvar alguém, seja alguém que ela ama, ou um desconhecido. Olivia fez coisas incríveis ao longo da sua carreira/série que merecia um post só para ela. Ela é mais uma prova de que tudo o que sofremos nos deixa mais forte, transformando uma infância bem complicada em força para lutar no presente.

Joss Carter – Person of Interest

mulheres-da-lei-carter

A detetive Carter é uma profissional que sabe o que faz, tem um senso de justiça fortíssimo e faz tudo para que ele seja cumprido. Ela usa toda sua emoção e racionalidade para cumprir com o dever, faz com que as pessoas que a conhecem a respeitem e admirem. Sua crença na justiça é tão forte que foi capaz de mudar as pessoas mais difíceis a sua volta. Ela realmente se importa com o trabalho que faz, acredita no seu potencial, não se intimida por chefes que abusam do poder, nem por criminosos.

Diana – White Collar

mulheres-da-lei-diana

White Collar é uma série mais leve dentre as já citadas, mas nem por isso não tem uma personagem forte, que queríamos que aparecesse mais. A série mostra a gente do FBI e pouco da sua vida particular, a moça superou questões de gênero dentro da instituição, mas nada tão complicado, ela cresceu profissionalmente e não deixou a sexualidade ou a maternidade interferirem no trabalho, já que é bem comum homens tentarem “proteger” mulheres nesta situação.

 


Poucas destas mulheres do post tiveram uma vida simples ou fácil, todas sofreram e lutaram muito para chegar onde chegaram, e apesar de estarem num mundo fictício e nem todas terem sido escritas por mulheres, a dificuldade de todas reflete um pouco da nossa, que temos um dia só nosso, mas todos os outros não, ainda não alcançamos a igualdade de direitos, nem o mesmo respeito que é dispensado ao homem. O papel de gênero ainda é muito forte e limita muito do que “podemos” ou não fazer.

Ainda falta muito para que o mundo fique um pouco mais justo, mas seguimos lutando.


Janaina Helena

Mineira vivendo em Maceió. Viajante por vocação. Advogada por profissão. Séries, cinema, livros, corrida e torresmo!

Maceió-AL

Série Favorita: The Good Wife e Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Arrow

  • Barbara

    NAO ACREDITO QUE NAO BOTARAM A KATE BECKETTE DE CASTLE

    • Natália

      Nossa, colocar a Diana nessa lista e não colocar a Kate Bechette é um absurso =/

  • Lia

    Cadê a Kate Beckett mesmo? Ela é a mais sensacional de todas!

  • Debra e Stella são incríveis. Uma por ser gente como a gente, a outra por ser gente como a gente gostaria de ser ahahah <3

  • Rayanne

    Como assim? Cadê a Beckett? O.O

×