Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

O misterioso sumiço dos banners de propaganda

Por: em 3 de dezembro de 2015

O misterioso sumiço dos banners de propaganda

Por: em

Você pode até não ter reparado, mas a gente faz questão de chamar atenção: no novo layout, tiramos todos os banners de propaganda do site.

Por quê? Porque a gente não acredita mais naquilo. A gente não acredita mais que banners de propaganda possam nos ajudar. Ou ajudar você, leitor.

Só pra você ter uma ideia, a maioria dos sites funciona hoje com três tipos de banners: Google Adsense, sistemas de afiliados e espaço publicitário comprado diretamente por alguma empresa ou agência de publicidade. Não faz ideia do que são essas coisas? A gente explica.

O Google Adsense veicula as propagandas de todos os parceiros do Google. Gente que investe em anúncios no Google e que, por sua vez, veicula esses anúncios nos sites e blogs que separam um espaço para esse fim. Como a gente fazia até ontem.

Já os sistemas de afiliados são serviços semelhantes, mas de outras empresas. Por exemplo: o Submarino tem um sistema de afiliados que só veicula propagandas do Submarino. Se um site é cadastrado nele, como nós já fomos, cada vez que um leitor clica em um banner e conclui sua compra, o site ganha uma porcentagem do valor do produto. Houve um tempo em que sistemas assim valiam a pena e porcentagens justas eram repassadas para os produtores de conteúdo. Esse tempo acabou já faz alguns anos.

Por fim, há os banners comprados diretamente por empresas anunciantes ou agências de comunicação e publicidade. Nesse caso, vamos supor que alguma emissora está querendo divulgar uma nova série. Ela entra em contato com a gente, há uma negociação com o nosso preço x a verba disponível e em seguida o banner entra no ar. Também trabalhávamos com essa alternativa até ontem – mas já era rara.

E embora o nosso objetivo não seja fazer nenhum juízo de valor sobre as três opções, é importante dizer que, pra gente, nenhum dos três pagava o suficiente para ocupar um espaço nobre do site e distrair o leitor do que realmente importa: o nosso conteúdo. Por isso, a partir de hoje, você não vai encontrar mais nenhum tipo de banner de propaganda por aqui.

Isso quer dizer que não vamos mais veicular anúncios? Não. Nenhum de nós ganhou a mega sena acumulada e precisamos manter o site. Além do mais, acreditamos que ganhar dinheiro através da produção de conteúdo de qualidade é algo legítimo e que deve ser incentivado. E, se hoje já aceitamos pagar por serviços de streaming de áudio e vídeo, talvez chegue o tempo em que aceitaremos pagar por conteúdo também. Mas ainda não estamos lá. E onde estamos?

A partir de hoje toda e qualquer publicidade só terá vez aqui no Apaixonados por Séries de uma forma: como conteúdo. Alguns sites já trabalham assim, principalmente fora do Brasil, e acreditamos que essa é a melhor opção para a gente também.

E, não se preocupe, quando o conteúdo for patrocinado, você será sempre avisado.

Por hora, fica aqui o nosso agradecimento a todos os parceiros e patrocinadores que o site teve até hoje. E as boas vindas aos que virão – mas de um jeito diferente.


Cristal Bittencourt

Soteropolitana, blogueira, social media, advogada, apaixonada por séries, cinéfila, geek, nerd e feminista com muito orgulho. Fundadora do Apaixonados por Séries.

Salvador / BA

Série Favorita: Anos Incríveis

Não assiste de jeito nenhum: Procedurais

×