Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Once Upon a Time – 6×10 Wish You Were Here

Por: em 10 de dezembro de 2016

Once Upon a Time – 6×10 Wish You Were Here

Por: em

Chegamos ao fim da primeira metade da sexta temporada de Once Upon a Time em um episódio que pareceu voar. Wish You Were Here teve a cara dos episódios duplos que a série costuma trazer em seus encerramentos, só que a conclusão da jornada de Emma e Regina naquele universo alternativo, nós só veremos no próximo ano.

aladdin

Foi uma correria só. Precisava mesmo? Vamos começar por Aladdin e Jamine. É bem frustrante ver que a série queimou um conto que tinha potencial à toa. Eles conseguiram acertar na escalação do elenco – principalmente o Aladdin, que é um dos personagens mais carismáticos que já passaram por Storybrooke – e jogaram isso fora com um flashback mau construído, um plot completamente jogado dentro da temporada e um desfecho previsível e sem emoção. Pelo menos foi divertido vê-lo como gênio e resistindo às investidas da Evil Queen. Mas será que esta foi realmente a última vez que os vimos? Será que acompanharemos o retorno a Agrabah e um possível reencontro com Jaffar? Será que tem necessidade disso?

A espada que mata Emma em suas visões é capaz de ferir a Rainha sem ferir Regina… e para não correr o risco de ser morta, ela envia Emma para um universo alternativo em que a loira não precisa ser a Salvadora. Um mundo em que ela foi derrotada. Mas ninguém derrota Regina tão facilmente, e até no mundo de mentirinha ela deu um jeito de chegar para destruir o casal Charming e salvar o dia. Ou quase isso. Aliás, pelo visto o poder de um gênio é uma versão simplificada da Dark Curse. Sem precisar do coração de ninguém, ele criou um mundo inteiro para realizar um desejo. É tudo falso, mas poderia não ser.

Naquele mundo, Emma foi criada pelos pais – a leite com pêra, pelo visto – e se tornou a princesa mais fraca de todas as que foram apresentadas na série. Completamente incapaz de lutar, pelo que quer que fosse. Mesmo naquele mundo, ela seria viúva e, sabe-se lá porquê, seu filho teria o mesmo nome que o pai da Regina. Snow e Charming envelheceram, mas o resto do reino, não. Questões inexplicáveis à parte, é sempre divertido quando a série dá esses passeios por dimensões alternativas. Se no final da terceira temporada Emma teve a companhia de Hook para voltar no tempo, desta vez Regina foi a sua companheira de aventuras.

swen

Aliás, este foi um episódio bem focado em Swan Queen. É possível traçar vários paralelos de cenas das duas com cenas de Snow e Charming, muita gente relacionou o título do episódio, Wish you were here, com o pedido de aniversário de Emma, que teria levado Regina para aquele mundo. Fora o fato de que o coração esmagado dos pais não foi suficiente para desperta-la, mas Regina correndo perigo, sim. É claro que são só teorias, já que há outras explicações dentro do próprio episódio para justificar tudo isso. Ainda assim, uma parte do fandom acredita que todas essas insinuações são uma isca para manter a audiência dos Swens sem precisar torna-lo canônico.

A volta de Robin foi comemorada por alguns e um balde de água fria em outros. Regina tinha certeza de que precisava ir lá buscar Emma e voltar para Storybrooke, mas encontrar uma versão do seu true love naquele universo a fez perder sua maior chance. Ela sabe que ele é falso – quase tão falso quando o Daniel zumbi que ela conseguiu uma vez – mas um Robin falso ainda é melhor que nenhum Robin. Afinal, aquele mundo é criado por um desejo dela também, indiretamente. Ela desistiria definitivamente de Storybrooke e de Henry para ficar com um final feliz simulado?

Talvez o ponto mais desencaixado tenha sido Gideon. Sua avó deve ser a responsável pelo crescimento repentino do Rumple Junior, mas era mesmo necessário que isso acontecesse tão rápido? E que ele tenha chegado à cidade e transformado a Evil Queen em cobra assim, tão facilmente? Aliás, se ela é derrotada deste jeito, por que raios ninguém fez isso antes? Ele também tirou a magia dela? Porque ela poderia se transformar de volta, se ainda tivesse poderes. Enfim. Tudo muito apressado, muito conveniente, muito mal desenvolvido. Espero que no próximo arco as respostas apareçam, e provavelmente ele será o grande vilão da segunda fase, como o encapuzado que mata Emma.

gideon

Algumas observações:

– Regina entrando flutuando pelo salão: sdds.

– Emma cantarolando pela floresta: não esqueceremos.

– Quem fez o quadro do Neal foi a mesma pessoa que fez o quadro do Richard no revival de Gilmore Girls.

– Tadinho do David, né, gente? Ele se esforça.

– Hook estará no mundo do desejo da Emma? Será que ele está no grupo dos que envelheceram ou não?

Talvez o hiato seja suficiente para Once Upon a Time repensar suas escolhas equivocadas desta temporada, talvez a série afunde ainda mais. E você, leitor? O que espera ver na 6B? Deixe seu comentário e até março!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×