Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Os mistérios das séries – Parte 1

Por: em 28 de Maio de 2013

Os mistérios das séries – Parte 1

Por: em

O que seria de algumas séries sem um bom mistério? Claro que nem só um plot consegue sustentar uma série por muitos episódios. Tem mistério de todo tipo: aquele acessório, que não influencia em nada a trama, mas deixa a gente com a pulga atrás da orelha (oi, Greek e Leverage) e tem aqueles centrais tipo Lost. Pensando no tema, selecionamos algumas séries e seus mistérios, sendo parte deles já resolvidos, onde falamos da repercussão pós revelação, e parte que ainda não sabemos, sobre os quais ressaltamos nossas expectativas. Como encontramos vários exemplos, dividimos o post em duas partes.

 

ATENÇÃO! Esse post contém spoilers das séries: The Mentalist, Castle, Dexter, Lost, Harper’s Island, Pretty Little Liars, How I Met Your Mother.

 

Quem é Red John? (The Mentalist) por Andrezza

Tudo que sabemos é que Red John é o grande antagonista de Patrick Jane. Aliás, durante essas cinco temporadas mais alguns detalhes foram revelados. Embora não apareça em todos os episódios, foi por causa dele que Patrick chegou à CBI. O homem misterioso é um dos serial killers mais perigosos do mundo das séries. Ele sempre se certifica de que sua marca registrada, o rosto sorridente desenhado com o sangue da vítima, seja a primeira coisa que se veja diante de uma vítima morta por ele.  Depois que Patrick zombou de Red John em rede nacional, o vilão matou a esposa e a filha de Jane, dando início a uma caçada lenta, mas emocionante. No final da terceira temporada, Jane atirou num homem que se dizia ser Red John. Depois descobrimos que não passava de um dos cúmplices do vilão. Aliás, segundo Jane, Red John não tem parceiros, mas ferramentas. Através de Lorelai (RIP), Jane descobriu que já apertou a mão de seu grande inimigo e pensamos se o vilão seria alguém que já vimos na série. No final da quinta temporada, a lista de suspeitos de Patrick se resume a sete pessoas. Sou bem curiosa pra descobrir quem é, embora não tenha pressa. Fico receosa dos rumos de The Mentalist caso Jane não tenha sua obsessão pra ocupar o tempo.

 

Quem era o Ice Truck Killer? (Dexter) por Marina Sousa

itk

Muitos mistérios rondam as sete intensas temporadas de Dexter, mas nenhum foi maior do que o primeiro mistério da saga: quem era o Ice Truck Killer (ITK)?  Aquele serial killer que encantou Dexter com seus cortes milimetricamente perfeitos e sem uma gota de sangue impressionava ainda mais por saber detalhes íntimos da vida pessoal do protagonista. E quanto mais perto a polícia de Miami chegava de desmarcará-lo, mais Dexter queria este segredo só para ele. Ele nunca imaginou que o ITK estava tão próximo: Rudy, namorado de sua irmã Debra, revelava ser o frio serial killer que andava pela cidade com um caminhão de gelo para transportar suas vítimas. O próprio ITK mostrava ter um grande interesse na vida de Dexter, até que, para nossa maior surpresa, descobrimos que na verdade Rudy era Brian Moser, irmão mais velho de Dexter, que também presenciou a mãe sendo picotada com uma serra elétrica quando ambos ainda eram crianças. Brian desenvolveu a mesma necessidade de Dexter por matar. Mesmo envolvido emocionalmente, Dexter opta por encerrar a vida do irmão, protegendo sua irmã adotada Debra. A morte do ITK nunca foi superada por Dexter, visto que ainda carrega a cabeça de Barbie que ganhou do serial killer no seu molho de chaves de casa, e nem por nós, que não conseguimos outro antagonista à altura de Dexter.

 

O que era o monstro de fumaça? / O que era a ilha? O que era a outra realidade? (Lost) por Alexandre Borges

Monstro de fumaça Lost

Durante suas 6 temporadas, o que não faltaram em Lost foram mistérios a serem resolvidos. Alguns foram bem explicados, outros ficaram nas entrelinhas, outros até mesmo se perderam pelo caminho, mas duas grandes questões rodearam a série desde o seu piloto até a sua temporada final. Dado as poucas pistas que a série deixava e ao tempo que estas duas questões (O que era a ilha e o monstro de fumaça), diversas teorias dominaram os fóruns internet afora (muitos dos quais eu participava), algumas coerentes, algumas absurdas, algumas que até se aproximaram da resposta. No fim das contas, diferente de muita gente, não me decepcionei com o que a série apresentou a respeito disso. Foi simples e direto. A ilha era o “coração do mundo”, por assim dizer. O lugar que determinava o equilíbrio do planeta. Era um local quase sagrado, onde o tempo e as regras eram diferentes. Quase como um Painel de Controle. Já o monstro de fumaça, nada mais era do que o irmão de Jacob, que após ser jogado na luz da caverna, perdeu o corpo físico e transformou-se em tal. Em uma interpretação livre, o monstro era o mal do mundo – e cabia a ilha e seu protetor (Jacob, posteriormente Jack e depois Hurley e Ben) deixá-lo preso ali. A única resposta que não me foi satisfatória foi a explicação dada a “outra realidade” que vimos durante a temporada final, que, após tanta expectativa, nada mais era do que a representação do purgatório, onde cada um dos que estava na ilha teve, antes de partir para a “luz”, a chance de viver a vida que teria vivido se o avião nunca tivesse caído na ilha.

 

Quem é a Garota do Casaco Vermelho? / Quais os membros do -A Team? (Pretty Little Liars) por Alexandre Borges

Red Coat Prrety Little Liars

Pretty Little Liars é uma série que se sustenta no grande mistério em torno de -A e suas mensagens misteriosas e ameaçadoras. Com o tempo, este drama foi ganhando novas camadas e, atualmente, as duas grandes perguntas são: quais os membros do -A Team e quem é a Garota do Casaco Vermelho que anda aparecendo para as liars? Via de regra, a expectativa com PLL é baixa desde quando o primeiro membro do – A Team (Mona) foi revelado na season finale da segunda temporada. O mistério ainda continua, pois sabemos que Mona não age sozinha e durante a terceira temporada, descobrimos mais dois membros: Toby, que entrou na história apenas para ajudar Spencer e a própria garota, que decidiu entrar na jogada apenas após descobrir a decepção com o namorado e também como agente dupla. Em razão dos seus motivos e da construção de ambos os personagens, Toby e Spencer não convenceram muito ao serem revelados como membros do – A Team e por isso o mistério em torno dos outros continua. Quanto a garota do Casaco Vermelho, a série não inovou e a resposta dada – ou não, já que estamos falando de Pretty Little Liars – e apresentou uma mais viva do que nunca Alison como a tal garota. Resta saber se é isso mesmo ou se, mais uma vez, fomos enganados pela série.

 

Qual é o nome do Doctor? (Doctor Who) por Douglas Tribek

Doctor Who - Nome do Doctor

Na minha humilde opinião, este é o mistério mais interessante desta lista. Interessante pelos seguintes fatos: ele já existe há 50 anos, a série “brinca” sobre ele constantemente (tanto é que o próprio título do seriado é uma referência a isso*) e 10 a cada 10 fãs não desejam saber a resposta (ou pelo menos não tão cedo). Steven Moffat, o showrunner atual, até ameaçou revelar este segredo na season finale da 7ª Temporada e alguns whovians temeram que isso fosse de fato acontecer devido ao intenso material divulgado pela BBC sobre o assunto, mas no fim era apenas mais uma grande enganação feita pelo Moffat, que prepara algo muito melhor para o especial de 50º Aniversário, anunciado para novembro deste ano.

*Para os mais desinformados, o título é uma divertida referência a um diálogo que ocorreu (e ocorre) inúmeras vezes na série: “Who are you?” “I’m The Doctor” “Doctor Who?

 

Quem é o assassino? (Harper’s Island) por Douglas Tribek

Harper's Island - Quem é o assassino

Harper’s Island pode ser considerada uma minissérie ruim para quem gosta de procurar defeitos em quase tudo que vê, mas para quem, assim como eu, encara com um grande jogo de detetive, é um prato cheio. Sete anos depois do assassinato de sua mãe no sinistro acontecimento conhecido como o massacre de John Wakefield, Abby Mills regressa a Harper’s Island para assistir ao casamento de seu melhor amigo. O que começa como uma festa acaba se transformando em uma luta de morte pela sobrevivência. Nesse grande jogo temos 25 suspeitos, e a cada episódio ocorre (ao menos) uma morte. Na metade, tentam nos despistar mostrando que John Wakefield, o assassino “original”, ainda está vivo na ilha matando. Mas no fim, ele tinha um ajudante: Henry, o próprio noivo. Será que alguém esperava por essa?

 

Quem matou Johanna Beckett? (Castle)  por Andrezza

William Bracken_Castle_Beckett

O assassinato de Johanna Beckett, cometido de forma covarde e brutal, deixou marcas fortes em sua filha Kate. Felizmente, a moça soube transformar toda a sua mágoa em incentivo para ser a detetive mais jovem da história de Nova York. Quando Castle começa a acompanhar o trabalho da moça, curioso que só ele, resolve remexer o arquivo do caso, o que, claro, gera muitos conflitos com ela, que já tinha se conformado em não saber a verdade. Demoramos algumas temporadas, muitos episódios e algumas mortes (RIP Capitão Montgomery) pra descobrir que o mandante do crime foi o atual senador  William Bracken. Sendo um homem tão poderoso, ainda não foi possível pra Kate ligá-lo ao crime legalmente, mas alguém duvida que ele ainda acabará atrás das grades antes do final da série?

 

How I Met Your Mother por Douglas Tribek

Como todos já sabem, How I Met Your Mother é uma comédia diferente das outras, e justamente por isso, ela possui seus mistérios. Aqui vão os três melhores:

1-Quem é a mother?

HIMYM - Mother

Durante oito temporadas, Ted vem contando a história de como conheceu a mãe de seus filhos e durante essas oito temporadas sua identidade nunca foi revelada. Os dois já passaram por vários desencontros, porém, a rosto da personagem sempre foi protegido pelo popular guarda-chuva amarelo. Pois bem, assim como a CBS prometeu, a identidade da mesma foi revelada no último episódio da oitava temporada. Esta pessoa tão misteriosa será interpretada pela atriz Cristin Milioti. A maioria dos fãs gostou da escolha, mas mesmo assim, vários telespectadores ficaram insatisfeitos (apesar da personagem ter aparecido por apenas 5 segundos).

 

2- Qual é o emprego do Barney?

HIMYM - Emprego do Barney

Esse mistério ainda não foi solucionado, e provavelmente nunca será. Desde as primeiras temporadas o emprego deste caricato personagem vem sendo mantido em segredo. Sempre que questionado sobre o assunto, Barney responde com um sonoro “Please” e logo muda de assunto. Já vimos qual a empresa que o mesmo trabalha, mas nunca a sua função. Porém, uma coisa é certa: ela deve ser muito awesome.

 

3- De onde surgiu o abacaxi do episódio 1×10?

HIMYM - Abacaxi

Imagine a seguinte cena: você acorda de ressaca, com uma mulher e um abacaxi do seu lado, e não se lembra de nada da noite passada. É assim que o episódio 1×10-The Pineaple Incident se desenvolve. Depois de muitas histórias, descobrem de onde “surgiu” a mulher, mas o abacaxi virou uma incógnita e o assunto nunca mais foi mencionado. Alguns acham que o mistério permanecerá pra sempre, e outros acreditam na pequena possibilidade dele ser respondido na nona e última temporada.

Semana que vem postaremos a parte 2 da nossa lista de mistérios. Quem você imagina que faz parte dela? Capriche no comentário.


Andrezza

Mineira apaixonada por séries policiais, dramas jurídicos e séries teen de qualidade (Saudades, Greek!).

Belo Horizonte - MG

Série Favorita: Grey´s Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: House

×