Outubro Rosa: Mês da Luta contra o câncer de mama

8 de outubro de 2009 Por:

Câncer de mama é um assunto muito sério, e a campanha outubro rosa é para conscientizar as pessoas de todo o mundo sobre a importância de se cuidar e fazer exames para descobrir a doença no seu estado inicial: quanto mais cedo maior a chance de cura completa.

Samantha Jones é uma mulher fortíssima, muito decidida, que embora já passasse dos 40 anos, não se consultava regularmente. Ela só descobriu o câncer quando quis fazer uma cirurgia para aumentar os seios e o médico descobriu o nódulo. É importante lembrar que o auto-exame não é mais o método principal para descobrir o câncer, porque quando os nódulos já estão perceptíveis ao tato, a doença já está num estado mais avançado.

Então, como descobrir precocemente? Para mulheres com mais de 40 anos, é importante fazer mamografia todo ano! O histórico familiar deve ser levado em conta, e se algum parente já teve câncer de mama ou de ovários na sua família, você deve começar a fazer exames preventivos 10 anos antes da idade que ele tinha ao descobrir o câncer. Para mulheres jovens, a mamografia não é tão eficiente, porque a glândula mamária ainda é muito densa, atrapalhando a imagem. O que fazer então? Ultra-som das mamas todo ano, é o que eu faço desde os 25!

Se a Samantha tivesse feito isso, teria descoberto mais cedo, e provavelmente não teria passado por quimioterapia. Tem gente que além da quimioterapia, tem que fazer radioterapia e mastectomia. Algumas mulheres não fazem por vaidade, mas a reconstrução das mamas é garantida a todas pelo SUS. Além da obrigação de fazer a mamografia uma vez por ano para mulheres acima de 40 anos.

Mas o que eu queria falar mesmo aqui era de um assunto muito importante: a coragem, e o apoio que as pessoas que descobrem que tem um câncer de mama precisam. É algo que mexe com a vaidade das mulheres, os seios são a feminilidade da mulher e uma mastectomia abala muito. A coragem para enfrentar a doença tem que vir de dentro, é importante não se deixar abalar, mas também precisamos de pilares que nos sustentem.

A família e amigos são essenciais nesse processo, eles funcionam como pilares. Lembram do suporte que a Samantha teve da Carrie, Miranda e Charlotte? O namorado, Smith, também teve um papel importante. Tudo que se puder fazer para entender e dar suporte a uma pessoa doente é fundamental, conhecer os efeitos de cada tratamento, saber onde e como procurar ajuda e, se necessário, buscar até a ajuda de um profissional de psicologia.

Conhecimento é tudo, tanto na prevenção, no tratamento, no apoio e na hora de escolhas difíceis. O outubro rosa é uma forma de, nesse mês, divulgarmos toda informação que tivermos sobre o assunto para alcançar todas as pessoas, seja sua mãe, filha, prima, cunhada, amiga, colega de trabalho…

Vejam o que a Samantha fala numa palestra de apoio a pesquisa sobre o Câncer de mama:

Edit: Mais um vídeo que a Bruna passou, com atrizes de séries conversando sobre o câncer de mama, em inglês.

Vamos conhecer, aprender e divulgar:

Mulher consciente – Blog

Força na peruca neste outubro rosa. – Blog da Sam Shiraishi

Top 10 coisas que você precisa saber sobre o Câncer de mama – Blog da Lady Rasta

A informação pode salvar vidas (PDF) – do INCA

Câncer: atendimento no SUS (PDF) – do INCA

Você tem um post sobre o Outubro rosa? Fala pra gente aqui nos comentários! Tudo sobre o assunto é bem vindo.

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

  • No Second Life a campanha está sendo muito bem divulgada e compartilhada. Abraçamos essa nobre causa da prevenção do câncer de mama no estilo 3D, com avatares vestindo a camisa da campanha, propagando pelos quatro cantos do mundo. Proteja quem você ama começando por você mesma. Contamos com a participação da Foundation Organization For Life. Estiveram presentes amigos e familiares.

    http://www.youtube.com/watch?v=bsMyOerz-mI&hd=1

Guia da Trilha Sonora: Chuck- season 3

1 semana atráscomentarios

Chuck, uma das dramedias mais queridas dos últimos anos, sobreviveu com muita dificuldade às ameaças de cancelamento, mas continuou firme e forte trazendo um roteiro bacana com músicas dignas de um post. Vamos conferir? – Episódio 1 (Chuck Versus The Pink Slip) Black and Gold por Sam Sparro Wait It Out por Imogen Heap Just Dropped In (To See What Condition My Condition Was In) do Kenny Rogers and The First Edition Hold On por Wilson Phillips Backwards Walk por Frightened Rabbit Young Adult Friction dos The Pains Of Being Pure At Heart Eye Of The Tiger do Survivor   – Episódio 2 (Chuck Versus The Three Words) Sexy Bitch por David Guetta (feat. Akon) Oh My! por The Gray […]

Leia o post completo

Nurse Jackie

1 semana atráscomentarios

Depois de brilhar como a contraditória Carmela (Sopranos), Edie Falco nos presenteou com uma das personagens femininas mais complexas e carismáticas dessa última década: Jackie Peyton (personagem que rendeu à atriz um Emmy e muitas indicações). Como indica o nome, Nurse Jackie é uma série centrada em sua personagem: seu trabalho, sua família e seu vício. Conhecemos Jackie como uma enfermeira durona – que sabe mais do que muitos dos médicos do hospital -, uma mãe e esposa dedicada e uma mulher que acha que tem o vício em drogas sob controle. Jackie não é boazinha nem lá muito correta: é uma anti-heroína. E, como já falei aqui, costumamos nos apegar a esse tipo de personagem, não é mesmo? Não […]

Leia o post completo

Containment

1 semana atráscomentarios

Sem muita expectativa e ânimo para ver a nova aposta da CW, que tem a produção de Julie Plec (The Vampire Diaries e The Originals), eis que me surpreendo positivamente com o que foi apresentado nesse episódio piloto e um pouco animado para saber o que estar por vir. Tratando de uma premissa um pouco batida e muito semelhante ao cenário de séries com o tema apocalíptico (foi muito comparada com The Walking Dead), Containment fica somente nessa semelhança mesmo. A história acompanha a vida de pessoas comuns tentando lidar com o fato de uma epidemia se alastrando pela cidade de Atlanta, dando início a uma área de quarentena, onde veremos os personagens divididos entre os que estão dentro e […]

Leia o post completo

Siga as nossas redes sociais e fique sempre conectado: