Outubro Rosa: Mês da Luta contra o câncer de mama

8 de outubro de 2009 Por:

Câncer de mama é um assunto muito sério, e a campanha outubro rosa é para conscientizar as pessoas de todo o mundo sobre a importância de se cuidar e fazer exames para descobrir a doença no seu estado inicial: quanto mais cedo maior a chance de cura completa.

Samantha Jones é uma mulher fortíssima, muito decidida, que embora já passasse dos 40 anos, não se consultava regularmente. Ela só descobriu o câncer quando quis fazer uma cirurgia para aumentar os seios e o médico descobriu o nódulo. É importante lembrar que o auto-exame não é mais o método principal para descobrir o câncer, porque quando os nódulos já estão perceptíveis ao tato, a doença já está num estado mais avançado.

Então, como descobrir precocemente? Para mulheres com mais de 40 anos, é importante fazer mamografia todo ano! O histórico familiar deve ser levado em conta, e se algum parente já teve câncer de mama ou de ovários na sua família, você deve começar a fazer exames preventivos 10 anos antes da idade que ele tinha ao descobrir o câncer. Para mulheres jovens, a mamografia não é tão eficiente, porque a glândula mamária ainda é muito densa, atrapalhando a imagem. O que fazer então? Ultra-som das mamas todo ano, é o que eu faço desde os 25!

Se a Samantha tivesse feito isso, teria descoberto mais cedo, e provavelmente não teria passado por quimioterapia. Tem gente que além da quimioterapia, tem que fazer radioterapia e mastectomia. Algumas mulheres não fazem por vaidade, mas a reconstrução das mamas é garantida a todas pelo SUS. Além da obrigação de fazer a mamografia uma vez por ano para mulheres acima de 40 anos.

Mas o que eu queria falar mesmo aqui era de um assunto muito importante: a coragem, e o apoio que as pessoas que descobrem que tem um câncer de mama precisam. É algo que mexe com a vaidade das mulheres, os seios são a feminilidade da mulher e uma mastectomia abala muito. A coragem para enfrentar a doença tem que vir de dentro, é importante não se deixar abalar, mas também precisamos de pilares que nos sustentem.

A família e amigos são essenciais nesse processo, eles funcionam como pilares. Lembram do suporte que a Samantha teve da Carrie, Miranda e Charlotte? O namorado, Smith, também teve um papel importante. Tudo que se puder fazer para entender e dar suporte a uma pessoa doente é fundamental, conhecer os efeitos de cada tratamento, saber onde e como procurar ajuda e, se necessário, buscar até a ajuda de um profissional de psicologia.

Conhecimento é tudo, tanto na prevenção, no tratamento, no apoio e na hora de escolhas difíceis. O outubro rosa é uma forma de, nesse mês, divulgarmos toda informação que tivermos sobre o assunto para alcançar todas as pessoas, seja sua mãe, filha, prima, cunhada, amiga, colega de trabalho…

Vejam o que a Samantha fala numa palestra de apoio a pesquisa sobre o Câncer de mama:

Edit: Mais um vídeo que a Bruna passou, com atrizes de séries conversando sobre o câncer de mama, em inglês.

Vamos conhecer, aprender e divulgar:

Mulher consciente – Blog

Força na peruca neste outubro rosa. – Blog da Sam Shiraishi

Top 10 coisas que você precisa saber sobre o Câncer de mama – Blog da Lady Rasta

A informação pode salvar vidas (PDF) – do INCA

Câncer: atendimento no SUS (PDF) – do INCA

Você tem um post sobre o Outubro rosa? Fala pra gente aqui nos comentários! Tudo sobre o assunto é bem vindo.

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

  • No Second Life a campanha está sendo muito bem divulgada e compartilhada. Abraçamos essa nobre causa da prevenção do câncer de mama no estilo 3D, com avatares vestindo a camisa da campanha, propagando pelos quatro cantos do mundo. Proteja quem você ama começando por você mesma. Contamos com a participação da Foundation Organization For Life. Estiveram presentes amigos e familiares.

    http://www.youtube.com/watch?v=bsMyOerz-mI&hd=1

#CCXP2016 Estandes

2 dias atráscomentarios

Salve, salve, apaixonados por séries! Sobrevivemos a quatro dias de Comic-Con Experience e, depois de uma intensa cobertura em todas as nossas redes, vamos trazer um pouquinho do que vivemos lá no São Paulo Expo durante o último final de semana. Logo que entramos na feira, nos deparamos com um espaço que impressionava: para quem visitou a CCXP no ano passado, sabe que o evento já era gigantesco, mas esse ano ele tomou proporções ainda maiores. Os auto-falantes anunciavam a maior feira geek do mundo e era fácil acreditar nisso. Apesar da fama de San Diego, o evento brasileiro deve ter vencido facilmente em estrutura e porte. Para vocês terem uma ideia, o auditório Cinemark, principal dos auditórios do evento, […]

Leia o post completo

Primeiras Impressões: Incorporated

6 dias atráscomentarios

Incorporated se passa no ano de 2074, em que, após drásticas mudanças climáticas que devastaram o planeta, causando fome, e levando os governos a falência, quem domina o mundo são as grandes corporações. Elas lutam por market share e pelo controle dos escassos recursos naturais. Nesse mundo, quem trabalha para as corporações vive nas Zonas Verdes e quem não trabalha vive nas favelas das Zonas Vermelhas. A premissa não tem nada de novo, desde 1984 e Admirável Mundo Novo, muitos futuros distópicos fizeram parte do nosso imaginário. O que pode diferenciar Incorporated de outras narrativas especulativas é a fotografia e a maturidade com a qual trata os assuntos. Desde o início do episódio, com texto explicativo para situar o expectador […]

Leia o post completo

[Personagem/Ator] Richard Gilmore/Edward Herrmann

1 semana atráscomentarios

Todo o revival foi dedicado à ele que não esteve presente fisicamente, mas foi lembrado a todo momento. Então nada mais justo do que a gente falar desse incrível ator que interpretou um personagem que marcou, e deixou saudades, em todos aqueles que assistiram Gilmore Girls. Edward Kirk Herrmann, o nosso eterno Richard Gilmore, nasceu em 21 de junho de 1943 em Washington, DC e faleceu em 31 de dezembro de 2014, aos 71 anos de idade. Herrmann era ator, diretor, escritor e comediante, além de ter sido a voz por trás de diversos programas do canal The History Channel. Um homem de muitos talentos Edward já atuou no teatro, onde começou sua carreira, estreando na peça Moonchildren em 1971, […]

Leia o post completo

Siga as nossas redes sociais e fique sempre conectado:

Assine nossa newsletter