Outubro Rosa: Mês da Luta contra o câncer de mama

8 de outubro de 2009 Por:

Câncer de mama é um assunto muito sério, e a campanha outubro rosa é para conscientizar as pessoas de todo o mundo sobre a importância de se cuidar e fazer exames para descobrir a doença no seu estado inicial: quanto mais cedo maior a chance de cura completa.

Samantha Jones é uma mulher fortíssima, muito decidida, que embora já passasse dos 40 anos, não se consultava regularmente. Ela só descobriu o câncer quando quis fazer uma cirurgia para aumentar os seios e o médico descobriu o nódulo. É importante lembrar que o auto-exame não é mais o método principal para descobrir o câncer, porque quando os nódulos já estão perceptíveis ao tato, a doença já está num estado mais avançado.

Então, como descobrir precocemente? Para mulheres com mais de 40 anos, é importante fazer mamografia todo ano! O histórico familiar deve ser levado em conta, e se algum parente já teve câncer de mama ou de ovários na sua família, você deve começar a fazer exames preventivos 10 anos antes da idade que ele tinha ao descobrir o câncer. Para mulheres jovens, a mamografia não é tão eficiente, porque a glândula mamária ainda é muito densa, atrapalhando a imagem. O que fazer então? Ultra-som das mamas todo ano, é o que eu faço desde os 25!

Se a Samantha tivesse feito isso, teria descoberto mais cedo, e provavelmente não teria passado por quimioterapia. Tem gente que além da quimioterapia, tem que fazer radioterapia e mastectomia. Algumas mulheres não fazem por vaidade, mas a reconstrução das mamas é garantida a todas pelo SUS. Além da obrigação de fazer a mamografia uma vez por ano para mulheres acima de 40 anos.

Mas o que eu queria falar mesmo aqui era de um assunto muito importante: a coragem, e o apoio que as pessoas que descobrem que tem um câncer de mama precisam. É algo que mexe com a vaidade das mulheres, os seios são a feminilidade da mulher e uma mastectomia abala muito. A coragem para enfrentar a doença tem que vir de dentro, é importante não se deixar abalar, mas também precisamos de pilares que nos sustentem.

A família e amigos são essenciais nesse processo, eles funcionam como pilares. Lembram do suporte que a Samantha teve da Carrie, Miranda e Charlotte? O namorado, Smith, também teve um papel importante. Tudo que se puder fazer para entender e dar suporte a uma pessoa doente é fundamental, conhecer os efeitos de cada tratamento, saber onde e como procurar ajuda e, se necessário, buscar até a ajuda de um profissional de psicologia.

Conhecimento é tudo, tanto na prevenção, no tratamento, no apoio e na hora de escolhas difíceis. O outubro rosa é uma forma de, nesse mês, divulgarmos toda informação que tivermos sobre o assunto para alcançar todas as pessoas, seja sua mãe, filha, prima, cunhada, amiga, colega de trabalho…

Vejam o que a Samantha fala numa palestra de apoio a pesquisa sobre o Câncer de mama:

Edit: Mais um vídeo que a Bruna passou, com atrizes de séries conversando sobre o câncer de mama, em inglês.

Vamos conhecer, aprender e divulgar:

Mulher consciente – Blog

Força na peruca neste outubro rosa. – Blog da Sam Shiraishi

Top 10 coisas que você precisa saber sobre o Câncer de mama – Blog da Lady Rasta

A informação pode salvar vidas (PDF) – do INCA

Câncer: atendimento no SUS (PDF) – do INCA

Você tem um post sobre o Outubro rosa? Fala pra gente aqui nos comentários! Tudo sobre o assunto é bem vindo.

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

  • http://orionsalvadori.tumblr.com Diego

    No Second Life a campanha está sendo muito bem divulgada e compartilhada. Abraçamos essa nobre causa da prevenção do câncer de mama no estilo 3D, com avatares vestindo a camisa da campanha, propagando pelos quatro cantos do mundo. Proteja quem você ama começando por você mesma. Contamos com a participação da Foundation Organization For Life. Estiveram presentes amigos e familiares.

    http://www.youtube.com/watch?v=bsMyOerz-mI&hd=1

Guia da Trilha Sonora – Hart of Dixie – Season 4

4 dias atráscomentarios

Hart of Dixie, a série fofa da CW que trazia mais amor e alegria à whatchlist de muitos Apaixonados por Séries, foi cancelada após apenas quatro temporadas. Infelizmente, a audiência americana não dá muita bola pra dramedias levinhas. O nosso consolo foi a quarta temporada, preparada com carinho para os fãs se despedirem dignamente da série. Pra matar um pouco as saudades, vamos relembrar as músicas que embalaram a temporada final de Bluebell? 4×01 – Kablang Wake Me Up por Tebey (feat. Emerson Drive) I Walk the Line original por Johnny Cash Workin’ por Big Smo (feat. Alexander King) The Devil Gets His Due por The Dirt Daubers Splitting Wood por Claire Guerreso It’s Fun To Do Bad Things por Tyler […]

Leia o post completo

American Crime Story

1 semana atráscomentarios

Com a promessa de um roteiro eletrizante e inteligente, segundo o New York Times, a nova minissérie da FX, dirigida por Ryan Murphy, estreou nessa terça feira (02) e trouxe as lembranças de um caso que chocou os Estados Unidos nos anos 90. American Crime Story: The People v. O.J. Simpson tem como elenco, Cuba Gooding Jr., como O.J. Simpson, John Travolta, como o advogado Robert Shapiro, e David Schwimmer, o famoso Ross da série Friends, no papel de Robert Kardashian, advogado de O.J. que, anos depois, ficaria conhecido por ser pai de Kim Kardashian. As expectativas são altíssimas, todos querem ver o que Ryan Murphy, famoso por dirigir séries tão populares, entre elas, American Horror Story, traz de inovador. […]

Leia o post completo

6 motivos para ver Galavant

1 semana atráscomentarios

Galavant é aquela comédia que você certamente apostou que não seria renovada. Mas, para a surpresa de muitos, ela foi! A segunda temporada, inclusive, chegou ao fim no último domingo (31/01) e contou com 10 episódios – 2 a mais que na temporada anterior. Para cobrir o hiatus de Once Upon a Time, foram cinco semanas de episódios duplos. Para quem não conhece, Galavant é uma comédia musical que se passa nos tempos medievais. O protagonista é o herói-galã que arranca suspiros das moças da cidade e sempre é motivado pelo amor. E a série apresenta todas aquelas tramas comuns em histórias medievais: o resgate do “true love” das garras de um tirano, batalhas pelo poder, regenerações de caráter de […]

Leia o post completo

Siga as nossas redes sociais e fique sempre conectado: