Séries que narram fatos históricos

20 de maio de 2017 Por:

Na assustadora quantidade de séries que nos dispomos a acompanhar e maratonar cotidianamente a gente sempre esbarra em algumas que transcendem o cerne da ficção, são as séries e minisséries que se dispõem a narrar fatos históricos em suas tramas, em algumas a historicidade é somente pano de fundo para o desenvolvimento dos personagens, em outras, os acontecimentos da história do mundo são a própria essência do show que viram verdadeiras aulas para os telespectadores, assim segue a lista com 08 séries que narram fatos históricos:

Mad Men

Divulgação/AMC

A própria ambientação temporal, entre as décadas de 1950 e 1960, de Mad Men já a oportunizavam reproduzir inúmeros fatos históricos e marcantes que ocorreram em todo o mundo, e assim o foi feito, alguns ganhando mais relevância, como, as Guerras da Coreia e do Vietnã e o assassinato do Presidente Kennedy, outras com menor exploração, como, a crise dos mísseis em Cuba, contudo, o maior e mais desenvolvido fato histórico narrado neste drama magistral foi a própria evolução da publicidade, propagandas que passaram de descaradamente apelativas e abusivas naquela época, para algo mais brando e inteligente que hoje se faz presente cotidianamente na vida de todos. Para mais informações acerca da série e da sua relação genial com a publicidade confiram, Mad Men e o Dia do Publicitário.

Downton Abbey

Divulgação/ITV

O drama já possui o seu pontapé em um fato histórico e romantizado para o mundo inteiro, o naufrágio do Titanic no ano de 1912, que desencadeia consequências para toda a família aristocrata dos Crawley e seus empregados, e deste modo se dá ao decorrer das temporadas de Downton Abbey, que genialmente correlaciona o desenvolvimento de suas tramas e personagens com alguns fatos históricos, como a primeira guerra mundial, o declínio do modo de vida aristocrata e o fortalecimento das demandas políticas da população operária na Inglaterra, além, da chegada iminente de equipamentos, acessórios e ideários modernistas, algo que hoje é cotidiano e até ultrapassado, mas que naquela época significava um divisor de águas para todos, como a chegada de um simples telefone e a iniciação da liberdade feminina, além da sua inserção em um mercado de trabalho tradicionalmente masculino, dentre outros fatos.

The Crown

Divulgação/Netflix

Quer algo mais histórico do que a reprodução rica em detalhes reais das circunstâncias sociais, familiares e políticas que circundavam a coroação da atual rainha da Inglaterra? Pois bem, a Netflix acertou em cheio com The Crown, além do elenco, fotografia e trilha sonora magníficos, o drama da família real britânica se mostra como uma verdadeira aula de história com uma pitada de entretenimento, nos sendo mostrado uma rainha Elizabeth II bastante jovem e já com uma personalidade discreta e ponderada, que ao assumir o lugar do pai, o rei George VI, se vê constantemente dividida entre os deveres com a nação sob sua representação real e seu marido e filho pequeno, além da luta constante pela confiança dos parlamentares e primeiro ministro por mais espaço efetivo no governo herdado.

The Astronaut Wives Club

Divulgação/ABC

O início do que viria a ser conhecida como corrida espacial em plena Guerra Fria, a minissérie The Astronaut Wives Club narra com leveza e agilidade, e uma pitada de comédia, os fatos históricos dos primeiros homens cuidadosamente selecionados e convocados pela NASA para esta missão revolucionária e completamente insana, naquela época, de desenvolver meios e tecnologias viáveis para leva-los ao espaço sideral, num momento onde nem se pensava em pisar na lua e chegar ao ponto de desenvolvimento em que o mundo se encontra hoje, o objetivo majoritário era somente conseguir ir e voltar com segurança a terra.

Vikings

Divulgação/History

A série de drama histórico narra os fatos das reais incursões de comércio, exploração e saques realizados pelos nórdicos do país da Escandinávia no período da Alta Idade Média sob o comando inescrupuloso do líder viking Ragnar Lothbrok. Neste sentido, ao decorrer de suas temporadas Vikings vai cobrindo diversificados acontecimentos históricos na vida de seu personagem principal, sua família e seu anseio de conhecer novos mundos além dos mares, vontade que trouxe aos outros países ciência e medo a respeito da existência desta população com modos de vida e credos completamente diferentes do já conhecido. Saibam mais sobre a série aqui.

The Book of Negroes

Divulgação/Black Entertainment/CBC Television

Em apenas seis episódios The Book of Negroes narra tantos fatos históricos que é até difícil relatar, a minissérie, que acompanha o crescimento de sua personagem principal, da infância até a sua velhice, tem seu pontapé inicial com a invasão sangrenta de uma pequena aldeia na África que leva a maioria de seus moradores para serem vendidos como escravos no ocidente em uma jornada sofrida e mortal, em seguida, retrata-se o comércio destes escravos e a inserção dos mesmos nas ”casas-grandes” onde passavam pelos mais diversos tipos de abuso, a fuga os leva ao local frio, inóspito e de população preconceituosa que hoje é conhecido como Canadá, até se chegar a colônia dos Estados Unidos em plena Guerra Civil pela sua independência contra a Inglaterra. Mesmo que fictícia, o drama narra com veracidade uma gama de fatos históricos e marcantes do mundo pela perspectiva da população negra em um momento em que a liberdade para os mesmos tinha que ser comprada ou concedida pelos seus donos. Saiba mais sobre a minissérie aqui.

Masters of Sex

Divulgação/Showtime

O período de estudos, descobertas e disseminação informacional acerca da sexualidade humana veio a ser conhecido como a Revolução Sexual, ocorrida em 1960, um verdadeiro divisor de águas para todo o mundo, acontecimento que se dispôs a creditar e discutir um assunto que faz parte da vida humana mas que era tratado como um tabu. Masters of Sex, além de narrar exatamente este período histórico da vida humana, ainda o faz pela perspectiva de seus pioneiros, a dupla Masters & Johnson, que se dispuseram a dissecar as reações do corpo humano durante o ato sexual, desta maneira trazendo cientificidade para a sexualidade e inovando em tratamentos para algumas disfunções que foram o pontapé para o que conhecemos hoje. Tudo isso ainda é abrilhantado por um cenário de cair o queixo de tão bonito e cheio de detalhes característicos a época. Saibam mais sobre a série aqui.

Narcos

Divulgação/Netflix

Tá bom, eu vou confessar que sempre quis saber mais acerca da vida ostensiva de um dos maiores traficantes da história, então fiquei ”animadassa” quando soube a a Netflix daria vida a história de Pablo Escobar, ainda mais quando soube que o mesmo seria interpretado por um certo ator que além de brasileiro é um baiano conhecido desde os tempo de Ó Pai, ó. Pois bem, Narcos vem sendo tudo aquilo que a gente esperava e um pouco mais, narrando um fato histórico, e consideravelmente recente, que foi a verdadeira guerra de praticamente um país inteiro contra um narcotraficante, que se tornou um dos homens mais ricos do mundo pelo tráfico de drogas nacional e internacional, o poderio do mesmo era tão grande que ele mandava e desmandava onde bem entendesse, inclusive na própria polícia colombiana; Pablo foi um ícone histórico e conhecido pelo mundo inteiro como o mais brutal e poderoso traficante que já existiu. Se isso não é histórico…

 


E vocês, conhecem mais alguma série que narra fatos históricos? Compartilha com a gente nos comentários!

Jovem bahiana simpática e gente boa que curte um bom número de séries e por este motivo tem a audácia de escrever suas opiniões positivas e negativas sobre...

Ler perfil completo

Itamaraju/BA

Série Favorita: How i Met Your Mother/Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Vampire Diaries

  • Isabel Tavares

    Muita série aí eu nem conhecia! Fiquei curiosa para assistir algumas. O post foi muito legal por isso, trazer séries meio que desconhecidas pelo grande público.

    Reign e Outlander são duas mais famosas que trazem muitos fatos históricos.

    • Reader

      Também pensei em Outlander, apesar do teor ficção/ fantasia da viagem do tempo, ela narra com detalhes a história (que antes da série eu nem sabia que existia) da tentativa de independência da Escócia do Reino Unido.

  • Reign e The Tudors são algumas pra quem é fã de história. A primeira eu assisto e indico.
    Downton e The Crown estão na minha lista, mal posso esperar ter tempo pra ver!

  • Alexandre

    Ótimas dicas! Outra muito boa também é The Americans, que retrata muito bem o período da Guerra Fria com uma perfeita ambientação dos anos 80, inclusive na trilha sonora!

    • Ana Rebeca Tamandaré

      Acredita que The Americans estava na lista e eu tirei no final Alexandre?! Sou uma grande defensora do melhor casal de espiões da KGB, uma das melhores séries no ar atualmente, sem dúvidas.

      Obrigada pelo comentário!

  • João Vitor Maia

    Faltou Versailles, The tudors, Medici, Reign, the white queen e the white princess.

  • Rodrigo José Nunes

    Indico fortemente Band of Brothers e The Pacific.

Painel de Black Lightning na Comic-Con 2017

3 horas atráscomentarios

Parece que todo ano a gente vem aqui com uma nova série de super heróis da DC na CW, né? E olha, enquanto elas continuarem funcionando na programação, pode esperar por mais. A novidade da vez é Black Lightning, série que conta a jornada de um herói aposentado que tem que revisitar seus poderes para conseguir lidar com as mudanças que acontecem na sua família. O painel começa com a exibição de um trailer especialmente preparado para a Comic-Con, que deixa a galera bem animada com o que está por vir. O elenco completo e a produção da série estão lá, todos ovacionados pela plateia. O produtor Salim Akil começa comentando que a série é algo muito diferente do que […]

Leia o post completo

Painel de Westworld na Comic-Con 2017

3 horas atráscomentarios

O moderador Reggie Watts começou o painel de Westworld na Comic Con exibindo um blooper, um vídeo cheio de erros de gravações. “A maioria deles é real. Vocês vão descobrir no final” brinca Watts ao chamar elenco e produtores de Westworld para a mesa. Estiveram presentes os criadores Lisa Joy e Jonathan Nolan e os atores Ben Barnes (Logan), Ingrid Bolsø Berdal (Armistice), Ed Harris (the Man in Black), Luke Hemsworth (Stubbs), James Marsden (Teddy), Thandie Newton (Maeve), Simon Quarterman (Lee Sizemore), Rodrigo Santoro (Hector), Angela Sarafyan (Clementine), Jimmi Simpson (William), Tessa Thompson (Charlotte Hale), Evan Rachel Wood (Dolores), Shannon Woodward (Elsie) e Jeffrey Wright (Bernard/Arnold). Rodrigo Santoro on his black hat from The #Westworld Experience Center. “I hate to say it, but It felt […]

Leia o post completo

Painel de The Originals na Comic-Con 2017

3 horas atráscomentarios

Exatamente um ano atrás (ou quase exatamente), estávamos nos despedindo de The Vampire Diaries na Comic-Con. E Julie Plec, criadora da série, escolheu exatamente o mesmo momento para anunciar o fim de outra das suas obras: The Originals. Com uma quinta e última temporada por vir, o clima do painel foi cercado de muita nostalgia por todos os membros do elenco. Já começamos tudo com um vídeo recapitulando alguns momentos importantes da trajetória dos Mikaelson até aqui. Confira só: The final season of #TheOriginals is coming soon to The CW. pic.twitter.com/GTlZa12Eny — The Originals (@cworiginals) 22 de julho de 2017 O vídeo revela muito pouco do que vem por aí, mas mostra que Hope não esqueceu sua família e, provavelmente, […]

Leia o post completo

Siga as nossas redes sociais e fique sempre conectado:

Assine nossa newsletter