Séries que narram fatos históricos

20 de maio de 2017 Por:

Na assustadora quantidade de séries que nos dispomos a acompanhar e maratonar cotidianamente a gente sempre esbarra em algumas que transcendem o cerne da ficção, são as séries e minisséries que se dispõem a narrar fatos históricos em suas tramas, em algumas a historicidade é somente pano de fundo para o desenvolvimento dos personagens, em outras, os acontecimentos da história do mundo são a própria essência do show que viram verdadeiras aulas para os telespectadores, assim segue a lista com 08 séries que narram fatos históricos:

Mad Men

Divulgação/AMC

A própria ambientação temporal, entre as décadas de 1950 e 1960, de Mad Men já a oportunizavam reproduzir inúmeros fatos históricos e marcantes que ocorreram em todo o mundo, e assim o foi feito, alguns ganhando mais relevância, como, as Guerras da Coreia e do Vietnã e o assassinato do Presidente Kennedy, outras com menor exploração, como, a crise dos mísseis em Cuba, contudo, o maior e mais desenvolvido fato histórico narrado neste drama magistral foi a própria evolução da publicidade, propagandas que passaram de descaradamente apelativas e abusivas naquela época, para algo mais brando e inteligente que hoje se faz presente cotidianamente na vida de todos. Para mais informações acerca da série e da sua relação genial com a publicidade confiram, Mad Men e o Dia do Publicitário.

Downton Abbey

Divulgação/ITV

O drama já possui o seu pontapé em um fato histórico e romantizado para o mundo inteiro, o naufrágio do Titanic no ano de 1912, que desencadeia consequências para toda a família aristocrata dos Crawley e seus empregados, e deste modo se dá ao decorrer das temporadas de Downton Abbey, que genialmente correlaciona o desenvolvimento de suas tramas e personagens com alguns fatos históricos, como a primeira guerra mundial, o declínio do modo de vida aristocrata e o fortalecimento das demandas políticas da população operária na Inglaterra, além, da chegada iminente de equipamentos, acessórios e ideários modernistas, algo que hoje é cotidiano e até ultrapassado, mas que naquela época significava um divisor de águas para todos, como a chegada de um simples telefone e a iniciação da liberdade feminina, além da sua inserção em um mercado de trabalho tradicionalmente masculino, dentre outros fatos.

The Crown

Divulgação/Netflix

Quer algo mais histórico do que a reprodução rica em detalhes reais das circunstâncias sociais, familiares e políticas que circundavam a coroação da atual rainha da Inglaterra? Pois bem, a Netflix acertou em cheio com The Crown, além do elenco, fotografia e trilha sonora magníficos, o drama da família real britânica se mostra como uma verdadeira aula de história com uma pitada de entretenimento, nos sendo mostrado uma rainha Elizabeth II bastante jovem e já com uma personalidade discreta e ponderada, que ao assumir o lugar do pai, o rei George VI, se vê constantemente dividida entre os deveres com a nação sob sua representação real e seu marido e filho pequeno, além da luta constante pela confiança dos parlamentares e primeiro ministro por mais espaço efetivo no governo herdado.

The Astronaut Wives Club

Divulgação/ABC

O início do que viria a ser conhecida como corrida espacial em plena Guerra Fria, a minissérie The Astronaut Wives Club narra com leveza e agilidade, e uma pitada de comédia, os fatos históricos dos primeiros homens cuidadosamente selecionados e convocados pela NASA para esta missão revolucionária e completamente insana, naquela época, de desenvolver meios e tecnologias viáveis para leva-los ao espaço sideral, num momento onde nem se pensava em pisar na lua e chegar ao ponto de desenvolvimento em que o mundo se encontra hoje, o objetivo majoritário era somente conseguir ir e voltar com segurança a terra.

Vikings

Divulgação/History

A série de drama histórico narra os fatos das reais incursões de comércio, exploração e saques realizados pelos nórdicos do país da Escandinávia no período da Alta Idade Média sob o comando inescrupuloso do líder viking Ragnar Lothbrok. Neste sentido, ao decorrer de suas temporadas Vikings vai cobrindo diversificados acontecimentos históricos na vida de seu personagem principal, sua família e seu anseio de conhecer novos mundos além dos mares, vontade que trouxe aos outros países ciência e medo a respeito da existência desta população com modos de vida e credos completamente diferentes do já conhecido. Saibam mais sobre a série aqui.

The Book of Negroes

Divulgação/Black Entertainment/CBC Television

Em apenas seis episódios The Book of Negroes narra tantos fatos históricos que é até difícil relatar, a minissérie, que acompanha o crescimento de sua personagem principal, da infância até a sua velhice, tem seu pontapé inicial com a invasão sangrenta de uma pequena aldeia na África que leva a maioria de seus moradores para serem vendidos como escravos no ocidente em uma jornada sofrida e mortal, em seguida, retrata-se o comércio destes escravos e a inserção dos mesmos nas ”casas-grandes” onde passavam pelos mais diversos tipos de abuso, a fuga os leva ao local frio, inóspito e de população preconceituosa que hoje é conhecido como Canadá, até se chegar a colônia dos Estados Unidos em plena Guerra Civil pela sua independência contra a Inglaterra. Mesmo que fictícia, o drama narra com veracidade uma gama de fatos históricos e marcantes do mundo pela perspectiva da população negra em um momento em que a liberdade para os mesmos tinha que ser comprada ou concedida pelos seus donos. Saiba mais sobre a minissérie aqui.

Masters of Sex

Divulgação/Showtime

O período de estudos, descobertas e disseminação informacional acerca da sexualidade humana veio a ser conhecido como a Revolução Sexual, ocorrida em 1960, um verdadeiro divisor de águas para todo o mundo, acontecimento que se dispôs a creditar e discutir um assunto que faz parte da vida humana mas que era tratado como um tabu. Masters of Sex, além de narrar exatamente este período histórico da vida humana, ainda o faz pela perspectiva de seus pioneiros, a dupla Masters & Johnson, que se dispuseram a dissecar as reações do corpo humano durante o ato sexual, desta maneira trazendo cientificidade para a sexualidade e inovando em tratamentos para algumas disfunções que foram o pontapé para o que conhecemos hoje. Tudo isso ainda é abrilhantado por um cenário de cair o queixo de tão bonito e cheio de detalhes característicos a época. Saibam mais sobre a série aqui.

Narcos

Divulgação/Netflix

Tá bom, eu vou confessar que sempre quis saber mais acerca da vida ostensiva de um dos maiores traficantes da história, então fiquei ”animadassa” quando soube a a Netflix daria vida a história de Pablo Escobar, ainda mais quando soube que o mesmo seria interpretado por um certo ator que além de brasileiro é um baiano conhecido desde os tempo de Ó Pai, ó. Pois bem, Narcos vem sendo tudo aquilo que a gente esperava e um pouco mais, narrando um fato histórico, e consideravelmente recente, que foi a verdadeira guerra de praticamente um país inteiro contra um narcotraficante, que se tornou um dos homens mais ricos do mundo pelo tráfico de drogas nacional e internacional, o poderio do mesmo era tão grande que ele mandava e desmandava onde bem entendesse, inclusive na própria polícia colombiana; Pablo foi um ícone histórico e conhecido pelo mundo inteiro como o mais brutal e poderoso traficante que já existiu. Se isso não é histórico…

 


E vocês, conhecem mais alguma série que narra fatos históricos? Compartilha com a gente nos comentários!

Jovem bahiana simpática e gente boa que curte um bom número de séries e por este motivo tem a audácia de escrever suas opiniões positivas e negativas sobre...

Ler perfil completo

Itamaraju/BA

Série Favorita: How i Met Your Mother/Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Vampire Diaries

  • Isabel Tavares

    Muita série aí eu nem conhecia! Fiquei curiosa para assistir algumas. O post foi muito legal por isso, trazer séries meio que desconhecidas pelo grande público.

    Reign e Outlander são duas mais famosas que trazem muitos fatos históricos.

    • Reader

      Também pensei em Outlander, apesar do teor ficção/ fantasia da viagem do tempo, ela narra com detalhes a história (que antes da série eu nem sabia que existia) da tentativa de independência da Escócia do Reino Unido.

  • Reign e The Tudors são algumas pra quem é fã de história. A primeira eu assisto e indico.
    Downton e The Crown estão na minha lista, mal posso esperar ter tempo pra ver!

  • Alexandre

    Ótimas dicas! Outra muito boa também é The Americans, que retrata muito bem o período da Guerra Fria com uma perfeita ambientação dos anos 80, inclusive na trilha sonora!

    • Ana Rebeca Tamandaré

      Acredita que The Americans estava na lista e eu tirei no final Alexandre?! Sou uma grande defensora do melhor casal de espiões da KGB, uma das melhores séries no ar atualmente, sem dúvidas.

      Obrigada pelo comentário!

  • João Vitor Maia

    Faltou Versailles, The tudors, Medici, Reign, the white queen e the white princess.

  • Rodrigo José Nunes

    Indico fortemente Band of Brothers e The Pacific.

10 grandes reviravoltas em Gossip Girl

6 dias atráscomentarios

Há exatos 10 anos, o mundo era apresentado a Gossip Girl: uma série badalada, cheia de jovens ricos com seus amores e problemas. O piloto foi ao ar pela CW e deu vida a personagens que marcaram uma geração de Apaixonados por Séries. Durante 6 temporadas, já sentimos amor pelos protagonistas, odiamos alguns deles, vimos os altos e baixos de todos eles e, mesmo que a série não tenha mantido o mesmo nível em todas as temporadas, deixou aquela saudade. Para comemorar os 10 anos da série, selecionar os melhores momentos seria bem clichê. E como tivemos tantos babados, revolvemos escolher 10 momentos de reviravolta na série. Vem conferir com a gente: Vida e morte de Bart Bass Vamos combinar, Bart […]

Leia o post completo

Emmy 2017 | Em noite histórica, The Handmaid’s Tale derruba favoritas e quebra recorde de 36 anos

7 dias atráscomentarios

Fazia exatos 36 anos que uma série havia vencido ao menos 4 das 5 categorias principais do Emmy (Série, Roteiro, Direção, Ator e Atriz de Drama). O recorde pertencia à primeira temporada de Hill Street Blues, em 1981. Ontem, uma nova marca foi estabelecida. Deixando as favoritas Stranger Things e Westworld comendo poeira, The Handmaid’s Tale venceu os prêmios de série, direção, roteiro e atriz principal de série dramática e fez o que nem grandes séries como Breaking Bad, The Sopranos e The West Wing fizeram no seu auge. À esses 5 prêmios, a série acumula mais 3 vencidos no Creative Emmy semana passada: Atriz Convidada (Alexis Bledel), Fotografia e Direção de Arte, totalizando 8 vitórias na edição. Às outrora favoritas, restaram apenas 5 prêmios cada, todos entregues no Creative. Na noite de ontem, não teve […]

Leia o post completo

Primeiras Impressões: The Orville

1 semana atráscomentarios

O que dizer de The Orville? Assisti ao primeiro episódio dessa nova série da Fox, criada, produzida e estrelada por Seth MacFarlane (Family Guy), e até agora não consegui entender por que o seriado está classificado como uma comédia ou, mais distante ainda, uma sátira de Star Trek. The Orville não é uma série ruim, vejam vocês, mas não é uma comédia como tentaram vender os trailers e todo o material promocional. Há piadas sim, algumas até engraçadas, mas elas fazem parte do contexto e não são o objetivo final do roteiro. A ideia de um mundo futuro, com naves espaciais e seres de diversos planetas convivendo também não é uma sátira de Star Trek, como fizeram parecer. Ao contrário, […]

Leia o post completo

Siga as nossas redes sociais e fique sempre conectado:

Assine nossa newsletter