Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Shameless – 6×02 #AbortionRules / 6×03 The F Word

Por: em 28 de janeiro de 2016

Shameless – 6×02 #AbortionRules / 6×03 The F Word

Por: em

É impressionante a sequência de infortúnios que acontecem entre os Gallaghers. E é impressionante também como Shameless, apesar de não possuir um engajamento político tão assumido, acaba tocando em assuntos bastante delicados e pertinentes. Os últimos dois episódios do remake americano exibiram um bocado de questões importantes sobre aborto, direito ao corpo e o problemão que é ser mãe na porção sul de Chicago. Além disso, #AbortionRules e The F Word confirmaram que mesmo depois de seis temporadas a série de Paul Abbott consegue conjugar uma narrativa orgânica com bons personagens e histórias interessantes – qualidades que nem sempre ultrapassam a terceira temporada, né?

shameless-fiona

Como sempre, Fiona Gallagher é o centro  do caos. Além das novas responsabilidades como subgerente do Patsy’s Pie, ela ainda precisa lidar com um monte de outros problemas do difícil papel de mãe/irmã mais velha dos Gallaghers.  Se por um lado, Lip e Liam andam dando menos dor de cabeça, Debbie, Ian e Carl são um combo bastante complicado de gravidez precoce, bipolaridade e criminalidade na infância. Em meio a tudo isso, o que tem mesmo ocupado boa parte do tempo e do emocional de Fiona é a difícil missão de convencer Debbie a interromper sua gravidez precoce. Convencida a continuar com a gravidez, no momento a única explicação para a persistência de Debs é o seu desejo juvenil de pertencimento. Depois de um longo tempo tentando se tornar uma ~mulher~, talvez, dentro da lógica do subúrbio de Chigaco, a maternidade seja algo como uma coroação para Debbie. Em uma condição de vida tão adversa, é instigante pensar nos reais motivos que levam uma adolescente a querer ser mãe tão jovem, não é? Por hora, eu acho que essa parte da história vai ficar por conta do espectador mesmo. Será um sentimento precoce de maternidade, teimosia e inconsequência juvenil ou um pouco dos dois?

shameless-fiona-debbie-flour

E como o que está ruim sempre pode piorar, em #AbortionRules Fiona, além de descobrir que Sean teve uma recaída e voltou a usar heroína, descobriu também que ela está G-R-Á-V-I-D-A. Ou seja, no quesito problema Fi está com nota 10. O conflito entre as irmãs Gallaghers fica então mais tenso. A experiência de abandono, dificuldades financeiras e todas as outras desventuras que Fiona encara como líder da família suportam sua convicção em fazer o aborto e exigir que Debs faça o mesmo. Mas aí entra a questão sobre o domínio do próprio corpo. Cá entre nós, apesar de ser mesmo bastante preocupante a gravidez precoce de Debbie, abortar não é algo que Fiona possa exigir da adolescente. Ou melhor, não é algo que possa ser exigido por ninguém, né? Provavelmente o bebê, tanto para Fi, quanto para Debs (e principalmente para Debs!) será uma responsabilidade enorme e inesperada. Provavelmente também, nenhuma das duas está de fato preparada para ter um filho, mas a decisão e as consequências são pessoais, não tem jeito. Afinal de contas, mesmo um bebê não sendo nada parecido com um saco de farinha, o direito de decidir sobre o próprio corpo e a própria vida, nesse caso principalmente, é irrevogável.

shameless-debs-fiona

É, pelo visto os fucking Gallaghers estão prestes a adentrar uma nova fase bastante complicada. Shameless tem abordado temas bastante difíceis, mas graças a Frank e suas esquisitas tentativas de esquecer Bianca, a narrativa fica um pouco mais suave. É interessante como a série consegue criar uma mistura de esquisitice, pilantragem e humor quando foco é o patriarca Gallagher. A última de Frank foi dar crack (sim, crack, aquela droga pesada) para uma mulher com câncer em um lugar remoto; ela desmaiou e ele fugiu. É tragicômico mesmo, tão absurdo que só nos resta rir. Não tem jeito ele acaba sendo um dos personagens mais carismáticos da série, apesar de ser um ser humano de índole totalmente duvidosa, rs. Coisa de Shameless, né? As situações mais bizarras, estranhas e sérias muitas vezes parecem divertidas – nada que uma trilha sonora agitada e uns movimentos de câmera mais rápidos não façam, né?

shameless-frank

 

Observações:

-Humm… no que será que o novo negócio sujo de Carl vai dar, hein?

-A relação entre Ian e Lip parece cada vez mais distante. Os universos dos irmãos Gallaghers são muito diferentes e Lip não parece disposto a conceder espaço no seu mundinho universitário. Enquanto, Lip parece muito bem encaminhado no ambiente intelectual, Ian continua impulsivo e um bocado perdido na vida.

-V e Kevin estão passando por poucas e boas também, né? As gêmeas, a vida sexual pouco frequente e as tretas com o vizinho homofóbico e machão e as vizinhas lésbicas. Pelo menos, o Alibi está cheio de novidades e hipsters e funcionando de vento em polpa!

-E o acidente no final de The F Word? Será que a história de Ian tomará novos rumos?

O que você achou dos últimos episódios? Qual sua opinião sobre as polêmicas de Shameless? Deixe seu comentário!


Natasha Mastrangelo

Historiadora e feminista por natureza. Meio Frances Ha, meio Kat Stratford. Não vive sem queijo, batata e Toddynho.

Rio de Janeiro

Série Favorita: Skins

Não assiste de jeito nenhum: Arrow

×