Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Shameless – 6×05 Refugees/ 6×06 NSFW

Por: em 17 de fevereiro de 2016

Shameless – 6×05 Refugees/ 6×06 NSFW

Por: em

Esperar um episódio tranquilo e lento de Shameless é bobagem, né? Chegamos na metade da sexta temporada com Refugees NSFW, dois episódios bem agitados que só confirmam a qualidade da série criada por Paul Abbott! E a qualidade de Shameless não é só pelo ritmo narrativo impecável, mas pela capacidade de desenvolver ótimos personagens, criar situações quase inacreditáveis e nos apresentar enredos interessantes e coerentes. Tudo isso com um humor ácido medida certa! Eu, sinceramente, tenho pouco a reclamar das desventuras dos Gallagher!

shameless-6x05-refugees-fiona-carl-ian

Viver na porção sul de Chicago não parece mesmo ser uma tarefa fácil. Ainda mais se você recebe refugiados de Myanmar e, principalmente, quando se tratam de cinco crianças que foram obrigadas a lutar em uma guerra civil. E quem está segurando esse pepino é e de algum modo isso parece estar despertando os instintos maternos da moça! E esse é um dos pontos altíssimos de Shameless! A capacidade de desenvolver seus personagens a partir de situações meio bizarras, mas completamente possíveis e usar de um humor ácido e meio debochado que se de algum modo deixa a série mais leve, não impede as boas alfinetadas e críticas ao furado american way of life. Veronica que sempre pareceu impaciente com a maternidade parece mais à vontade com os jovenzinhos de Myanmar. Talvez o incômodo de seja muito mais com a quase obsessão de Kevin com as gêmeas e, consequentemente, com o fato de sua vida conjugal ter ficado em segundo plano, né?

shameless-6x05-veronica-myanmar-refugees

E, obviamente, não é só a vida de Kev e V que está conturbada. Os últimos dois episódios mostrou a sequência de acontecimentos que envolvem o despejo dos Gallagher da sua boa e velha casa no lado sul de Chicago. Fiona aparentemente a mais preocupada com a propriedade e com todas as lembranças da família entrou em uma série de tentativas infelizes para conseguir o lar oficial dos Gallagher de volta; e não tem jeito, pelo visto parece que Fi vai precisar mesmo aceitar o dinheiro de Carl. O leilão não deu certo e Gus resolveu não ajudar… Acho que não sobrou muito alternativa para a subgerente do Patsy’s. Atualmente, o grande consolo de Fiona é poder contar com o apoio de Sean que tem demonstrado ser um ótimo companheiro!

shameless-6x05-refugees-fiona-sean

O despejo dos Gallagher surtiu um efeito bem interessante na narrativa dessa sexta temporada. Se por um lado Fiona andou fazendo de tudo para salvar a casa e conservar a sua única referência familiar, por outro os irmãos mais novos não pareceram tão preocupados assim. De um jeito ou de outro, todos seguiram um caminho próprio, mesmo que as soluções de Debbie e Carl e Ian e Lip não durem muito tempo. Em um primeiro momento, isso significa que Fiona não consegue mesmo desapegar do sentimento de maternal que sente pelos irmãos e que graças a ela há ainda uma unidade familiar entre os Gallagher. Mesmo entre a teimosia e inconsequência de Carl e Debs e os problemas sérios de Ian com a bipolaridade, Fiona tenta lembrar que eles são uma família e que podem contar com ela nas situações mais difíceis – ou não, né? Essa postura é claramente uma tentativa de suprir a ausência de Frank e Monica que costumam mais atrapalhar do que ajudar. Até o aborto de Fiona ficou em segundo plano no último episódio; tudo aconteceu bastante rápido e Fi parece não ter se sensibilizado tanto com a decisão, o que reflete uma postura bastante pragmática diante das duras condições de vida naquela parte da cidade.

shameless-6x06-nsfw-fiona

Shameless adentra a segunda metade da temporada sustentando muito bem seus personagens. É verdade que algumas histórias ficaram em uma posição bastante secundária em relação ao protagonismo de Fiona e Debs, mas acredito até que seja uma escolha bastante inteligente dos criadores. Apesar de não comporem a narrativa principal, as histórias de Lip e Ian são pertinentes e muito coerentes com o perfil apresentados nas outras temporadas! Por isso tudo, Shameless está naquele seleto grupo de remakes que são melhores que as produções originais, viu!

Observações:

-O que é o Frank aconselhando Debbie a ter um relacionamento amoroso com Erica Wexler? Olha, é rir pra não chorar! HAHA É bizarro e cômico como tudo que o patriarca Gallagher costuma fazer!

-O romance entre Lip e a sua professora está em um péssimo momento e parece que o rapaz está mesmo apaixonado, viu? O que esperar da estadia de Lip na universidade nos próximos episódios? Será que nesse momento de conflito o Lip da zona sul de Chicago entrará em conflito com o habitus universitário?

 

Domingo que vem tem mais! Deixe seu comentário aí embaixo, ó!


Natasha Mastrangelo

Historiadora e feminista por natureza. Meio Frances Ha, meio Kat Stratford. Não vive sem queijo, batata e Toddynho.

Rio de Janeiro

Série Favorita: Skins

Não assiste de jeito nenhum: Arrow

×