Merlí

Merlí é uma produção catalã de 2015, exibida pela TV3 e estrelada por Francesc Orella que…

Primeiras Impressões: Mindhunter

Mindhunter estreou na Netflix nesta sexta-feira (13) sob toda a expectativa que uma série de David…

Top séries ambientadas durante e após a Segunda Guerra Mundial

Por: em 9 de novembro de 2016

Top séries ambientadas durante e após a Segunda Guerra Mundial

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers leves,

nada que estrague a série ou a sua experiência.

Não se mostra como novidade nenhuma em meu meio social a minha clara preferência pela matéria de história durante todo o meu período escolar, fascínio mais acentuado ainda pela temáticas da 1º e 2º Guerras Mundiais, as disputas territoriais, regimes ditatoriais, enfim, todos os acontecimentos que submeteram o mundo inteiro a décadas de medo, morte e sofrimento, tudo isto no espaço de tempo do século passado e consideravelmente recente.

É unindo o útil, com a oportunidade de se conhecer e aprender mais sobre a história desde período, as motivações e decisões tomadas, ao agradável, pelo fato disto tudo ser retratado pelo nosso passatempo favorito: as séries, é que nós reunimos em um top 05 séries ambientadas durante e após a Segunda Guerra Mundial:

Band Of Brothers

band-of-brothers

Referência em seu gênero, a minissérie continua a ser exibida em vários países 15 anos após o seu lançamento, isto dá a dimensão do seu sucesso. Band Of Brothers se destaca porque convenceu o público, o canal ousou em investir, muito por sinal, para dar veracidade aos fatos com a restauração de tanques e aviões autênticos do período da guerra, o que a caracteriza como uma megaprodução. A minissérie é baseada num livro de mesmo título a história acompanha a Easy Company do 2º Batalhão do 506º Regimento da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, companhia esta que teve importante participação em alguns acontecimentos cruciais, como, nas operações do Dia D, Operação Market Garden e a Operação Batalha das Ardenas. A trama retrata o processo de preparação e real operação dos para-quedistas, se caracteriza como uma produção de alta qualidade, quase que um documentário, praticamente um pré-requisito para os amantes deste gênero.

The Pacific

the-pacific

Com um orçamento exorbitante de mais ou menos 150 milhões de dólares, o drama bélico assumiu a missão de superar, ou ao menos se igualar, ao seu antecessor de grande sucesso Band of Brothers do mesmo canal, HBO. Com uma abordagem mais humanista a minissérie de 10 episódios é baseado em livros de memórias de integrantes da Marinha dos Estados Unidos durante o período da Segunda Guerra Mundial, contando especificamente a história de três fuzileiros navais que cumpriam missões no Oceano Pacífico durante este período. Com cada episódio centrado em um ou alguns personagens a trama acerta em explorar o lado realmente sangrento da guerra, as dificuldades passadas na Austrália, pressões psicológicas, além da carga emocional que causa exaustão até no telespectador. Excepcional em sua premissa The Pacific é praticamente obrigatória para quem é fã do seu antecessor.

The Man In The High Castle 

the-man-in-the-high-castle

Imagine um cenário completamente diferente daquele que (ainda bem) conhecemos, com a Alemanha e seu eixo vencendo a Segunda Guerra Mundial e disseminando por tudo mundo o seu ideário nazista. Aterrorizou? Ou bateu uma curiosidade? Pois bem, esta é a ousada premissa de The Man In The High Castle que retrata esta distopia que ficou bem perto de se tornar realidade, a web série é sutilmente inspirada em um romance de ficção científica de mesmo nome que dá alternativa de realidade em que os países que formavam as Potências do Eixo, Alemanha, Japão e a Itália em menor escala, saíram vencedores e dividiram o mundo entre si.

Calcada em um exorbitante sucesso ainda em seu primeiro episódio liberado, a trama se passa 20 anos após o fim da guerra e derrota das Forças Aliadas, se desenvolvendo nos territórios pertencentes a América do Norte que foi divida entre o Japão e a Alemanha que agora se constituem como duas hegemonias e potências; a tensão se eleva após um par de décadas de vitória conjunta, o que só prejudica a população. Como esperado, o ambiente é opressor e segregador, um verdadeiro regime fascista, a desobediência resulta em graves penalidades, contudo, a resistência vive! Além, da existência de um rolo de filme que retrata uma realidade paralela para eles, em que as Forças Aliadas teriam vencido a guerra. The Man In The High Castle causa alarde pela ousadia e qualidade.

The Americans 

the-americans

Durante o dia, pais de família e proprietários de uma pequena agência de viagens, a noite, espiões letais da União Soviética infiltrados nos Estados Unidos no ápice da Guerra Fria entre as duas potências. Mischa e Nadezhda eram completos estranhos um para o outro, treinados da pior maneira pelo seu país mãe com o propósito de realizar os piores serviços inimagináveis exclusivamente em seu país algoz; ajuntados por algo maior do que eles mesmos os dois se montam como um casal e são ”americanizados” com novas histórias de vida e identidade, agora Phillip (Matthew Rhys) e Elizabeth Jennings (Keri Russell), vivem uma vida dupla onde encarnam os papéis família americana suburbana e de agentes soviéticos da KGB.

Com um clima mais sombrio, The Americans é nua e crua com a história que conta, retratando muito bem o período da Guerra Fria nas terras do Tio Sam e nas geleiras de Putin, com situações inacreditáveis que levam os personagens ao extremo e a questionar seus princípios de moralidade, além do perigo real de serem pegos a qualquer momento enquanto dão continuidade as atividades espiãs características de ameaças veladas entre os dois países, enfim, The Americans é de extrema qualidade, elenco, trilha sonora, fotografia e roteiro, merecendo mais reconhecimento por parte do público.

Deutschland 83 

deutschland-83

Ambientada em uma Alemanha partida em duas e retratada durante o período da Guerra Fria, Deutschlant 83 conta a saga de Martin Rauch (Jonas Nay), um pacato guarda de fronteira entre os lados Oriental e Ocidental alemão que tem a sua vida virada de cabeça para baixo quando é convocado de maneira coercitiva para atuar como espião infiltrado nas forças armadas do outro lado do seu país oriental de origem, indo então para a parte ocidental e dominada pelo EUA e seu capitalismo.

Assumindo uma nova posição militar e identidade, o agora Moritz Stamm é encarregado de prestar todo e qualquer tipo de serviços ao oriente, além de recolher, repassar e plantar informações referentes aos movimentos e decisões tomadas pela Alemanha Ocidental, informativos estes que possuem relevância bélica e governamental e que de algum modo ameace o bem estar e se mostre como uma probabilidade de estouro de guerra entre os EUA e a URSS que representam os dois lados da Alemanha. Muito bem equilibrada nos momentos de tensão e leveza, Deutschlant 83 foi muito bem recebida pela crítica especializada pelo seu trabalho de recriar com precisão o período que remete a Guerra Fria, e tudo isto com apenas uma temporada no ar.    


Curtiu as séries do nosso top? Indica mais alguma? Não deixe de comentar!


Ana Rebeca Tamandaré

Jovem bahiana simpática e gente boa que curte um bom número de séries e por este motivo tem a audácia de escrever suas opiniões positivas e negativas sobre elas.

Itamaraju/BA

Série Favorita: How i Met Your Mother/Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Vampire Diaries

  • Karine

    Ana ameiiii o post!!! Por mais séries ambientadas na 2GM!!!!

    • Ana Rebeca Tamandaré

      Apoio esta campanha!

      Obrigada Karine. Abraço.

  • Eu sou apaixonado por histórias da segunda guerra. Já devo ter lido dezenas de livros e visto diversos filmes mas, acredite ou não, ainda não vi nenhuma série do gênero hahaha band of brothers eu já estava pretendendo começar, mas agora já coloquei todas essas na lista também. Ótimo texto!

    • Ana Rebeca Tamandaré

      Falando como alguém que também já leu muitos livros e viu muitos filmes sobre a temática, afirmo com seriedade, não perca mais tempo Lucas! Todas do top valem muito a pena, só acrescentam, além da excelente qualidade.

      Obrigada pelo comentário!

  • Keila

    Eu sou apaixonada por Band of The Brothers que é uma serie incrível e que todo mundo merece ver e se apaixonar pela historia daqueles irmãos e se emocionar com suas historias.

    Tem também X-Company do History Channel que mostra um grupo de espiões de varias nacionalidades que trabalhando para o X-Camp no Canada estão pela Europa colhendo informações e executando missões. O personagens são incríveis com historias fortes e que te fazem refletir sobre o que motivavam pessoas a cometerem atrocidades como outros seres humanos. Destaque a cena onde encontraram relatos sobre o que era um campo de concentração.

    • Ana Rebeca Tamandaré

      Obrigada pela sugestão Keila, vou dar uma pesquisada sobre ela, me parece promissora.

      Valeu pelo comentário!

  • Helena

    Cara, como vou ter vida social com esses posts? hahaha Confesso que nunca assist Band of Brothers, lembro que meus pais assistiam mas na época não tive interesse. Agora quero assistir todas as séries da lista. Só falta decidir por qual vou começar. Adorei o post!

    • Ana Rebeca Tamandaré

      Pra que vida social Helena? Se joga e aproveita para curtir todas elas!

      Obrigada pelo comentário!

  • Vinícius Alves

    Band of brothers foi um trabalhoso primoroso da HBO. A interação da história contada pelos veteranos no início de todo episódio com as cenas que a série abordou foi sensacional. Eu fiquei o tempo todo querendo saber quem era quem, e a surpresa no fim é muito boa. E o oitavo episódio foi um dos poucos episódios em uma série que me fez ficar mal pela situação ali retratada, fiquei angustiado por dias, experiência ímpar. Recomendo.

    • Ana Rebeca Tamandaré

      Com esta dupla recomendação extremamente positivas não tem como ignorar a grandiosidade de Band of Brothers.

      Obrigada pelo comentário Vinícius!

  • Su

    Não é uma temática que me atrai muito pois considero muito pesada, mas mesmo assim gostei de conhecer a lista e saber mais sobre as séries mencionadas.

    Uma outra série que me lembrei logo quando li o título é a produção francesa “Un Village Français”. Tem 6 temporadas e a sétima deverá concluir a série em 2017. Não acompanho, mas sei que foi bastante elogiada pela crítica. Penso que, embora se insira na temática do post, talvez destoe um pouquinho das citadas na lista pois não retrata a guerra em si, ou seja, as batalhas e os combatentes, mas sim pessoas comuns numa aldeia francesa, que é ocupada pelos alemães durante a segunda Guerra Mundial, desde 1940 a 1945.

    • Ana Rebeca Tamandaré

      A sua síntese de ”Un Village Français” é muito semelhante ao enredo de um livro que li recentemente, com certeza vou dar uma olhada.

      Obrigada pelo comentário Su!

  • Gulliter Henrique

    Amo séries ambientadas na Segunda Guerra Mundial. Adorei ver Deutschland 83 nessa lista e ainda te indico X Company. Excelente trama.

    • Ana Rebeca Tamandaré

      Divulgo Deutschland 83 sempre que possível, é uma série que merece muito ser vista e apreciada pelo público, que como a gente, curte este tipo de ambiente temático. Valeu pela dica.

      Obrigada pelo comentário!

  • Caio Olimpio

    Parabéns pela seleção. São séries densas e algumas de desenvolvimento lento, o que não as torna palatável para todos os gostos. Mas a maioria ultrapassa o viés do entreterimento e agrega mais do que conhecimento histórico ao espectador. São dramas humanos fantásticos que, com um pouco de empatia, funcionam como verdadeiras máquinas do tempo. Mais leve e rasa, mas ainda assim uma ótima diversão é a já citada x company.

    • Ana Rebeca Tamandaré

      Ótima definição Caio, é bem por este meio mesmo, em algumas é necessário um pouco de paciência no desenvolvimento, a gente chama de ”massante”, um clima lento e pesado, contudo positivo, o que só faz valer mais ainda a pena. Estou ouvindo falar muito bem desta X Company, me sinto na obrigação de saber mais sobre ela.

      Obrigada pelo comentário!

  • Mariana Aragao

    Em que sites posso assistir a Deutschland 83?

  • Laerte Jacó

    Band of Brothers é uma ótima série, uma das melhores em minha opinião.

×