Wallander – Vale cada minuto!

3 de outubro de 2016 Por:

Wallander é uma série policial da BBC One, mas se passa na Suécia (e curiosamente falam inglês), numa cidade chamada Skane, no sul do país e distante da capital. A série, que iniciou no ano de 2008, tem quatro temporadas com 3 episódios cada, já finalizada.

A série é uma adaptação de série sueca, que por sua vez é a adaptação dos livros de Henning Mankell que tem Kurt Wallander como protagonista.

wallander-bbc-1

Kurt Wallander (Kenneth Branagh) é o detetive principal da força policial local, que investiga crimes que acontecem na pacata cidade de Skane. Kurt é o ponto forte da série, ele a carrega sozinho, seja nos casos em que trabalha, seja no lado pessoal, a série é toda focada em Kurt. Não é à toa que o Kenneth já foi indicado à vários prêmios internacionais por sua atuação, tendo ganho um BAFTA e outros prêmios ingleses.

Os poucos episódios da série são longos, vá se preparando para ficar mais do que 40 minutos assistindo TV. Mas isso dá à série uma liberdade para trabalhar os casos com mais naturalidade, é interessante ver como o tempo de duração do episódio pode interferir tanto em como absorvemos o conteúdo, 20 minutos a mais nos faz perceber mais detalhes sobre a trama e sobre os dilemas da vida do Wallander.

Kurt é um detetive muito diferente do que estamos acostumados a ver nas séries americanas, apesar de ser excelente no trabalho, não é nem um pouco arrogante, não destrata as vítimas e nem mesmo os suspeitos. Ele tem um lado muito preocupado com o que está acontecendo, com as pessoas envolvidas sejam elas vítimas, familiares, suspeitos ou colegas de trabalho. Mas esse lado preocupado o faz ter sérios problemas de relacionamento pessoal fora dali, cada crime o deixa muito impactado, em cada temporada ele tenta trabalhar melhor a sua relação com os seus familiares.

A sua preocupação e cuidado não o exime de cometer atos um tanto impulsivo durante as investigações, e aqui a série parece sim com as outras polícias, onde nos sentamos na cadeira e quase gritamos pra ele: liga pedindo reforços antes de fazer isso! Algumas vezes vemos os reforços chegando, outras não, e isso também o atormenta. Mas também não é uma série que o personagem tem que dizer a todo momento o que está sentindo, podemos ver o sofrimento e as dúvidas estampadas no rosto de Kurt, Kenneth Branagh é um excelente ator.

wallander-tom-hiddleston

A grande participação de Wallander é acrescida de grandes nomes como coadjuvantes. Na primeira temporada temos Tom Hiddleston como um dos detetives que trabalham com Kurt, e segue com ele até a segunda temporada. Outro nome que participa da primeira temporada é Nicholas Hoult. Nenhum ator coadjuvante deixa a desejar

A fotografia do seriado é um outro ponto forte, dá para viajar pelas paisagens e pelas cidades desconhecidas, e o trabalho de direção de fotografia ajuda muito na construção da série e em passar as emoções.

Uma coisa muito importante é: tem na Netflix todas as temporadas.

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

  • Celia Scannavino

    Excelente série! Kenneth Branagh um grande ator! Gostei muito de seu texto! Abraços!

Emmy 2017 | Em noite histórica, The Handmaid’s Tale derruba favoritas e quebra recorde de 36 anos

5 dias atráscomentarios

Fazia exatos 36 anos que uma série havia vencido ao menos 4 das 5 categorias principais do Emmy (Série, Roteiro, Direção, Ator e Atriz de Drama). O recorde pertencia à primeira temporada de Hill Street Blues, em 1981. Ontem, uma nova marca foi estabelecida. Deixando as favoritas Stranger Things e Westworld comendo poeira, The Handmaid’s Tale venceu os prêmios de série, direção, roteiro e atriz principal de série dramática e fez o que nem grandes séries como Breaking Bad, The Sopranos e The West Wing fizeram no seu auge. À esses 5 prêmios, a série acumula mais 3 vencidos no Creative Emmy semana passada: Atriz Convidada (Alexis Bledel), Fotografia e Direção de Arte, totalizando 8 vitórias na edição. Às outrora favoritas, restaram apenas 5 prêmios cada, todos entregues no Creative. Na noite de ontem, não teve […]

Leia o post completo

Primeiras Impressões: The Orville

1 semana atráscomentarios

O que dizer de The Orville? Assisti ao primeiro episódio dessa nova série da Fox, criada, produzida e estrelada por Seth MacFarlane (Family Guy), e até agora não consegui entender por que o seriado está classificado como uma comédia ou, mais distante ainda, uma sátira de Star Trek. The Orville não é uma série ruim, vejam vocês, mas não é uma comédia como tentaram vender os trailers e todo o material promocional. Há piadas sim, algumas até engraçadas, mas elas fazem parte do contexto e não são o objetivo final do roteiro. A ideia de um mundo futuro, com naves espaciais e seres de diversos planetas convivendo também não é uma sátira de Star Trek, como fizeram parecer. Ao contrário, […]

Leia o post completo

1 Contra Todos

1 semana atráscomentarios

Com a lei de incentivo à produção nacional, várias produções poderiam sair do papel. Muitas delas não têm a menor pretensão de introduzirem uma ideia nova ou em mesmo de fazer sucesso. É por isso que uma série estoura na medida em que 1 Contra Todos fez, a gente tem que prestar atenção e dar os louros. Cadu (Júlio Andrade) é um advogado de Taubaté que será pai pela segunda vez, mas perde o emprego devido seus princípios éticos. Para piorar sua situação, é injustamente preso ao ser confundido com o Doutor do Crime, maior traficante do país. Para tentar sobreviver, e com o apoio de sua esposa Malu (Julia Ianina), ele decide se passar pelo criminoso como única forma […]

Leia o post completo

Siga as nossas redes sociais e fique sempre conectado:

Assine nossa newsletter