Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Arrow – 4×07 Brotherhood

Por: em 20 de novembro de 2015

Arrow – 4×07 Brotherhood

Por: em

Sabe o que mais me dá medo nessa quarta temporada de Arrow? A sequência de bons episódios que a série vem fazendo. Claro que não podemos comparar o ritmo daqui com um episódio como “Enter Zoom” de The Flash (que foi uma das coisas mais insanas desse ano de tão bom), mas ganhamos um ritmo excelente nesse novo ano e todos os personagens estão tendo a oportunidade de serem desenvolvidos e explorados quase que igualmente, uma das jogadas mais inteligentes que observamos na série, afinal a roleta russa sobre a possível morte ainda paira sobre nós.

arrow-407-dig

Como eu tinha adiantado na semana passada, o foco de “Brotherhood” foi a relação entre Diggle e Andy, que nunca chegou a ter um ponto final. Desde que o mistério sobre o irmão do segurança apareceu, lá na primeira temporada, nunca acreditei que ele estivesse, de fato, morto. Parecia uma ponta solta no passado de Diggle que precisava ser trabalhada e, agora, ganhamos a oportunidade de ver como ele lidava com toda a adversidade dessa situação. Foi bacana a maneira como o episódio se propôs a debater a importância que a família tem na vida de uma pessoa e como isso pode acarretar em uma série de decisões impensadas – como acaba acontecendo com Oliver, na maioria das vezes. Em um dos diálogos mais fortes dessa semana, vemos Oliver implorando para que Diggle acredite ser possível resgatar seu irmão, afinal era essa a maneira do Arqueiro continuar acreditando em uma maneira de sair da escuridão que Darkh trouxe para suas vidas.

Descobrir que Andy é um dos soldados controlados por Darkh pode ter sido um baque muito grande para nosso segurança, mas temo que as coisas possam piorar ainda mais. Tudo ao redor do irmão mais novo de Diggle soa muito estranho e a cena final entre os dois meio que comprova que ainda não estamos nem perto de um encerramento para essa trama. Talvez vejamos Andy como um espião para Damien, que dispõe de inúmeras tecnologias e pode agora descobrir a localização da Arrowcave ou de quem trabalha diretamente com o Arqueiro. Outro ponto interessante sobre todo o embate da noite foi perceber que os Fantasmas, apesar de completamente submissos, ainda tem alguma espécie de ligação com seu passado, já que Andy poupou a vida do irmão por diversas vezes em campo.

arrow-407-eleicao

Já que chegamos em Damien, um pouco mais dos seus planos foram expostos nessa semana. A ideia de usar Star City como campo de treinamento, armazenamento de bombas, concentração de forças é bastante plausível. Um lugar desabitado – ou habitado pobremente – e sem força policial competente, fica a mercê de uma organização como a COLMÉIA. E se Damien pensava ter o poder de manipular quem quisesse, Oliver não caiu no seu jogo, no final das contas. Tentar se infiltrar dentro da organização comandada por Darkh seria uma das piores ideias do mundo e ainda bem que tiraram isso da cabeça do Arqueiro. Só que isso garantiu que ganhássemos mais alguém na corrida pela prefeitura – talvez Darkh nem coloque sua própria cara para bater, mas alguém sob sua influência, com toda certeza. O discurso de Oliver do final do episódio é muito forte e marca um momento emblemático da temporada. Agora os inimigos se conhecem de todas as maneiras e estão expondo que vão lutar. O negócio vai ficar bom.

Quem veio nos visitar a gente nessa semana foi o chefe da Liga dos Assassinos. Em uma participação modesta, Malcolm anda bastante preocupado com a sede de sangue de Thea, que vinha se comportando muito bem até aqui. Apesar de não entendermos o motivo, seu contato com Damien saciou essa sede temporariamente, sendo que o vilão mostrou também não compreender o que estava acontecendo naquele momento – o que deve ter uma relação direta com o fato de Thea ter sido jogada no Poço de Lázaro. Outro momento muito massa foi a inclusão de Ray Palmer na sequência de ação principal do episódio. Que saudade que a gente tava do Elektrón e toda a sua elouquência característica. Todo o embate pessoal sobre um propósito para a sua vida, acabará direcionando ele para a equipe das lendas de Legends of Tomorrow (que começa a ser explorada no episódio da semana que vem).

arrow-407-flashback

Por fim, o flashback foi mais a fundo na relação entre Oliver e Taiana. Descobrimos que a mulher, que só ganhou um nome depois de sete episódios, era irmã de Vlad, cara que nosso Arqueiro matou na semana passada. Ainda não temos a menor noção da importância desses personagens, mas temos que seguir confiando no roteiro. Ao que parece, teremos explorada a vertente mágica da ilha (o que foi o lance dos galhos dizendo quem tava falando a verdade?) e como que a exploração militar está relacionada com isso. Vale lembrar também que Oliver está ali em nome da ARGUS, que até então não manteve nenhum tipo de contato.

Alguns outros comentários:

  • Lutar com Ras no topo de uma montanha, se juntar a Liga dos Assassinos, namorar a Caçadora. Estou só listando suas piores decisões nos últimos 3 anos!” – depois tem gente que não ama Felicity.
  • Que bom que você apareceu! – Oliver
    Meu irmão precisava de mim. Aquele que se veste de verde. – Diggle” – não sei nem o que falar desse bromance, só sentir mesmo.
  • Darhk chamando Speedy de Mérida, pega a referência!
  • Canário, grite sempre. Sempre.
  • As cenas de ação com a equipe toda estão sensacionais nessa temporada. Estou gostando muito mesmo.
  • Cadê o romance entre Lance e Donna? Já esqueceram?
  • Thea bateu tanto no cara do bar que eu pensei que ele ia levantar e falar: “Já acabou Jéssica?”. E Alex deve ter ficado um pouco assustado com aquela situação, não?
  • Apesar da irmandade de Diggle e Andy ser o centro da ação, o episódio trabalhou muito mais a relação de confiança entre ele e Oliver sendo completamente recuperada dos problemas do passado.

E agora meus caros, vamos dar as mãos e orar para o tempo passar rápido. Semana que vem não temos episódio, mas daqui duas semanas rolará o esperado crossover com Flash e o negócio vai ficar sério. Se você ainda não sabe nada do que tá rolando, confere a sinopse dos episódios que introduzirão a trama de Legends of Tomorrow e assiste ao espetacular vídeo promocional logo abaixo. Assim como no ano passado, o Apaixonados por Séries também se juntará e fará uma review especial para o evento. Fique ligado!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×