Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Blindspot – 2×06 Her Spy’s Harmed

Por: em 25 de outubro de 2016

Blindspot – 2×06 Her Spy’s Harmed

Por: em

Ao fim de Condone Untidiest Thefts, Blindspot levantou algumas perguntas que deveriam ser respondidas no episódio dessa semana. Reade matou o treinador Jones? Como Zapata se comportaria com a relação de seu parceiro com o assassinato? Qual a missão que Roman e Shepherd tem para Jane? Qual a relação de Mayfair com Douglas Winter?

Ao longo de Her Spy’s Harmed, essas questões são levantadas, mas as respostas não são os elementos mais importantes para os personagens do drama. Com o cenário estabelecido, Blindspot testa e explora os relacionamentos da série. Para isso, o episódio separa o grupo em três núcleos (Weller e Nas, Jane e Roman; e Reade e Zapata) com Patterson sendo usada como fonte de informação e suporte. Vamos começar com Mayfair, Orion e Douglas Winter.

Weller e Nas

blindspot-2x06-nas-weller

A relação entre os dois líderes do FBI e da NSA nunca foi perfeita, mas depois de alguns conflitos Nas e Weller estavam se acertando. Em grande parte de Her Spy’s Harmed, os agentes conseguem trabalhar juntos da forma que deveriam. Eles vão para Bulgária encontrar Winter depois que Patterson encontra uma mensagem nos arquivos de Mayfair para a namorada do hacker indicando sua localização. O que garante a ação nesse plot não é a busca pelo Edward Snowden de Blindspot em si, mas a tentativa de protegê-lo dos interesses dos agentes da CIA, que pelo vimos no primeiro episódio podemos garantir que eles não o chamariam para uma conversa e serviriam um café com pão de queijo.

No percurso dessa missão, Nas e Weller descobrem que não foi Winter que divulgou os documentos, mas outros dois indivíduos (Roman e Shepherd, como descobrimos mais a frente graças ao trabalho de Patterson) que invadiram sua casa e colocou a culpa sob seus ombros; e que o moço não tem ideia de quem Mayfair é e porque ela estaria interessada nos seus email.

Com tanta informação importante e com uma dose de babaquice garantida pelo agente da CIA, você poderia imaginar que Blindspot não tentaria te surpreender com mais nada, mas a parte mais assustadora dessa viagem é que Weller e Nas se rendem as chamas da paixão (sim, a única e mais assustadora parte desse texto é essa frase, eu prometo!) e começam um relacionamento que não deveria existir e que a única explicação possível para essa decisão é deixar um clima mais estranho para quando Kurt descobrisse que Nas tem ouvido as sessões de terapia dos membros do grupo. Cenas desnecessárias para um climão que aconteceria de qualquer forma.

De volta ao quartel general do FBI, Patterson mostra os áudios do ataque a Winter, que Nas classifica como o início do plano de Sandstorm, e Weller afirma que conhece a voz de Shepherd apesar de não conseguir localizá-la em sua memória.

Jane e Roman

blindspot-2x06-jane-roman

Com Weller e Nas aprontando todas na Bulgária (oh shit, quebrei minha promessa), Jane tem que se contentar com a missão que o irmão propõe. A meta é completar a parte do plano que Jeffrey não conseguiu e recuperar o ship que é essencial para Sandstorm, mas é claro que eles têm objetivos maiores. Para Roman, a missão é uma chance que ele tem para resgatar sua irmã ou pelo menos o que ele imagina como ela deveria se comportar. E Jane tenta garantir que Roman não libere seu instinto assassino à toa.

O resultado da missão de Sandstorm é bem interessante e é talvez a dinâmica mais intrigante e bem sucedida do episódio. Não sei se Jane tem o mesmo carinho que Roman alimenta por ela, mas ela entende que deve ser uma experiência frustrante ver a pessoa mais importante da sua vida não ter as lembranças que a fizeram conquistar esse espaço. Então, Blindspot resgata um episódio da infância dos irmãos em que Jane sente que não protegeu Roman da forma que ela deveria e dessa forma, ela sente que deve fazer justiça a essa lembrança. Mas Jane não apenas luta ao lado do irmão, como desiste de fazer uma cópia do chip que ela foi buscar deixando o FBI sem nenhuma informação sobre o conteúdo do objeto.

Outra mudança interessante da história dos irmãos é que no começo do episódio Roman acredita que pode transformar a irmã, mas ao fim de Her Spy’s Harmed, Jane tenta convencer Nas que ela pode trazer o irmão para o lado luminoso da Força.

Reade e Zapata

blindspot-2x06-zapata-reade

Enquanto Jane tenta converter o irmão, Reade e Zapata constroem um caminho sem volta. O plot dos agentes é o tipo de mentira que cresce a cada decisão. Zapata vê o parceiro na cena de um crime e apesar de acreditar em sua inocência, percebe que ninguém mais poderia afirmar o mesmo avaliando as provas que teriam contra Reade.

É claro que Tasha não acredita tão cegamente no que Edgar afirma e a todo momento, ela questiona lacunas na história dele. De qualquer forma, os dois têm que apagar os rastros do agente na vida do treinador Jones. As roupas que devem ser queimadas, o vigilante que deve ser “convencido” que o homem que ele viu naquela rua não é um suspeito para aquele crime e, finalmente, a fita VHS que com o nome de Reade, que ao invés de ser colocada de volta ao seu lugar no armário do treinador, é carregada por Zapata para fora do local do crime.

Ainda é impossível afirmar se Reade é realmente o assassino de Jones, mas o objetivo da Her Spy’s Harmed não era resolver essa questão ou aumentar as nossas desconfianças com o agente do FBI. Blindspot testa a lealdade de Zapata ao amigo e intensifica a tensão que existe entre ela e o parceiro, assim como a relação de Reade com o caso do treinador Jones.

Patterson e Robert

blindspot-2x06-patterson-robert

Por fim, temos os nossos dois pombinhos (desculpe, acho que já extrapolei o nível de cafonice desse texto né?) que enfrentaram as primeiras dificuldades de um relacionamento recente no episódio. A verdade é que com todo mundo muito ocupado, Patterson teve que interagir com a única pessoa que sobrou no quartel general do FBI e essa pessoa é Robert. Por enquanto, nada de urgente foi revelado para destruir esse romance, apesar de Robert continuar como um dos principais suspeitos para ser o contato de Shepherd.


Outros comentários: 

– Anagrama: Her Spy’s Harmed = Shepherd’s Army (O exército de Shepherd).

– Frase: Nada é mais perigoso. Eles invocam medo. Para o momento deles está próximo. Do FBI. Defende a constituição. O exército de Shepherd.

Gostou do episódio? Já sabe como esquecer dos “amassos” de Weller e Nas? Acha que Roman pode ser um aliado do FBI? Me conte tudo e até o próximo episódio!

 


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×