Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Saiba o que rolou na coletiva de imprensa de Cidade Proibida

Por: em 24 de agosto de 2017

Saiba o que rolou na coletiva de imprensa de Cidade Proibida

Por: em

Nesta quinta-feira, 24 de agosto, foi realizada a coletiva de imprensa de Cidade Proibida, nova série da TV Globo que estreia em setembro. O Apaixonados por Séries marcou presença e ouviu alguns integrantes do elenco principal contando um pouco sobre a trama, os personagens e suas opiniões sobre os temas abordados.

A coletiva aconteceu em um local escolhido a dedo para transmitir a atmosfera vintage e noir de Cidade Proibida. No coração do centro histórico do Rio de Janeiro, em uma rua famosa por suas feiras e antiquários, e em um prédio antigo, com escadas e pisos de madeira. Da iluminação aos adereços, tudo no Rio Scenarium parecia nos transportar de volta para os anos 50. E este capricho com os detalhes, pelo visto, é um dos pontos mais fortes da produção da série.

“A gente queria um clima de suspense sem ser o noir tradicional, mas buscando um noir brasileiro. Para isso pensamos em locações bem cariocas, mas que também não fossem cartões postais óbvios”, conta a cenógrafa Luciane Nicolino. Nas gravações, feitas quase totalmente em locações reais, a equipe teve trabalho para esconder as intervenções modernas e substituir por postes, bancas de jornal e placas de época que eles levam em todas as gravações.

Um vídeo exclusivo de cinco minutos foi exibido com trechos dos primeiros episódios da série, e o que vimos deixou uma ótima impressão! Além do elenco fixo, liderado por Vladimir Brichta, Regiane Alves, José Loreto e Aílton Graça, a cada semana o “caso do dia” terá participações de grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Giovana Antonelli, Claudia, Abreu, Mariana Ximenes, José de Abreu, Thiago Lacerda, Miguel Falabella, Letícia Colin, Caio Blat, Bruno Gagliasso, Alice Wegman e muitos outros.

Mas afinal, sobre o que é Cidade Proibida? O ex-policial Zózimo (Vladimir Brichta), começa a atuar como detetive particular para desvendar casos extraconjugais de clientes ricos, tendo assim acesso a um lado do Rio de Janeiro cheio de luxo e glamour que era praticamente proibido para ele em outros tempos. Ele conta com a ajuda da garota de programa Marli (Regiane Alves), do delegado Paranhos (Aílton Graça), e do amigo sedutor conhecido como Bonitão (José Loreto).

O protagonista Vladimir Brichta diz que, depois de começar a interpretar um detetive, ficou mais atento a tudo ao seu redor. Perguntado se ele contrataria um detetive particular para investigar alguém, ele foi enfático: “De jeito nenhum, se chega no ponto de desconfiar o suficiente pra mandar alguém seguir a pessoa, é que a coisa já acabou. Mas hoje em dia nem precisa, com as redes sociais todo mundo já mostra tudo que está fazendo o tempo todo, e todo mundo é meio Zózimo também”.

Britchta destacou o crescimento do investimento em séries nacionais nos últimos anos: “Quando eu comecei a fazer séries, em 2008, só se fazia série de humor no Brasil. Agora você já tem uma variedade maior de linguagens, de formatos. Supermax, por exemplo, foi uma coisa diferente de tudo que já fizeram, e Cidade Proibida também, porque tem essa estética noir que tem referência lá de fora, mas também é muito própria, é um noir brasileiro”.

Divulgação/ Gshow

Aílton Graça defendeu seu delegado Paranhos e afirmou: “Ele não é mau caráter, só tem alguns desvios de conduta. A essência dele é assim, e dentro dessa essência temos os lampejos de humor”. Apesar de a série se passar em uma época em que a violência contra a mulher era um tema pouco debatido e até aceito pela sociedade, Aílton conta que o delegado já era um ponto fora da curva e um grande defensor de mulheres agredidas: “Qualquer um que ofendesse ou agredisse uma mulher na frente dele, estaria correndo um risco enorme”.

Ainda sobre personagens à frente do seu tempo, Aílton citou Marli, a personagem de Regiane Alves “Ela também é uma mulher à frente do seu tempo. É garota de programa, e muito bem resolvida com a profissão. Ela tem influências de Bonequinha de Luxo (personagem clássica de Audrey Hepburn), mas é esperta, participa ativamente das investigações e dos casos junto com os policiais”.

José Loreto vive Bonitão, um malandro e mulherengo inspirado nos galãs do cinema americano da década de 50, e diz que para a construção do personagem assistiu a dezenas de filmes indicados pelos autores da série, Mauro Wilson e Maurício Farias. Além da bagagem cultural, ele também perdeu peso para viver um personagem mais condizente com a época: “Eles disseram que naquela época ainda não existia Whey Protein, então eu diminuí o ritmo dos exercícios e já estou até com uma barriguinha”, brincou.

Loreto comenta que a duração da série, por ser mais curta que a de uma novela, torna o produto final ainda mais refinado: “Numa novela você grava tantas cenas que algumas acabam não sendo tão intensas. Numa série, não. Toda cena é importante, cada frame gravado é muito intenso”.

Estamos ansiosos para conferir a estreia de Cidade Proibida! Fique ligado aqui no blog para conferir as novidades sobre a série.


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×