Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Desventuras em Série – Série de TV versus Filme

Por: em 20 de fevereiro de 2017

Desventuras em Série – Série de TV versus Filme

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers leves,

nada que estrague a série ou a sua experiência.

Depois de uma longa espera e muita expectativa, Desventuras em Série estreou este ano no Netflix. A série, derivada da série de livros escrita por Daniel Handler, sob a alcunha de “Lemony Snicket”, foi muito bem recebida pelos críticos, apesar de algumas críticas negativas. Entretanto, esta não foi a primeira adaptação da obra, em 2004 “Desventuras em Série” ganhou vida no cinema, protagonizado por Jim Carrey. Neste texto, vamos explorar as principais diferenças entre as duas obras. O que torna cada uma delas especial?

Abrangência e ritmo

Uma das principais diferenças entre as duas obras, obviamente, é o ritmo. O filme conta a história dos três primeiros livros da saga em quase duas horas de duração, enquanto a série possui oito episódios, cada um com uma hora de duração, e cobre os quatro primeiros livros da série. Ou seja, para cada livro são dedicadas duas horas de duração. Isso influencia diretamente no ritmo das duas adaptações.

O filme foi criticado porque o ritmo acelerado impedia que o público se apegasse aos personagens, mas a série sofre do mal oposto, apesar do público conseguir se apegar aos personagens, o ritmo lento fez com que houvesse cenas completamente desnecessárias para a trama.

Conde Olaf e o grupo de teatro

As duas obras foram protagonizadas por excelentes comediantes com estilos completamente diferentes. O filme de 2004 foi protagonizado por Jim Carrey enquanto a série de 2017 foi protagonizada por Neil Patrick Harris. Harris está muito bem no papel, mas criou um Conde Olaf um pouco mais infantil, apesar da vilania há algo de solar em sua presença em tela, enquanto o Olaf de Carrey é mais soturno e aterrorizante. A trupe de teatro reflete essa mudança de tom do protagonista, os colaboradores do Conde Olaf no filme aparentam ser pessoas comuns vestidas em roupas escuras, o que conferia um ar mais realista ao filme. Na série de TV, entretanto, os colaboradores de Conde Olaf parecem ter saído de histórias baratas de horror, explorando aspectos que no passado fez parte do “bizarro”, grotesco. Assim, a série de TV parece ter ao mesmo tempo mais elementos de horror, mas suavizado de forma que seja palatável para qualquer idade.

As crianças

As crianças são muito parecidas nas duas adaptações. A diferença principal é que o filme faz um trabalho melhor em explicar quais são as habilidades de cada um. Sunny tem a habilidade de roer coisas com os dentes, Violet é a inventora, Klaus é um leitor ávido e tem uma memória fotográfica para coisas que ele já leu em livros. No filme, sempre que Klaus se lembra de alguma coisa, eles mostram um livro sendo retirado da estante, evidenciando de onde vem o conhecimento dele. Na série, essa habilidade não fica tão clara.

Lemony Snicket

O narrador da história, Lemony Snicket, é muito mais presente na série de TV. Patrick Warburton tem o carisma e a voz necessários para dar vida ao irônico narrador, pontuando os piores momentos dos Baudelaire. Enquanto no filme, Lemony, interpretado por Jude Law, é mostrado como uma silhueta misteriosa digitando em sua máquina de escrever. Neste caso, acho que não há discussão, a série é muito mais eficiente em realmente mostrar o narrador, tornando-o efetivamente um personagem da trama.

Adaptação em relação aos livros

A série de TV foi adaptada pelo próprio autor dos livros, o que em si já a torna mais fiel ao material original. O filme cobriu os três primeiros livros, reposicionando momentos para que a história fizesse sentido em uma única obra. Por exemplo, o casamento que ocorre no episódio dois da série, foi jogado para o final do filme.

Qual é melhor, série ou filme?

Depende:
Você quer uma história mais sombria com toque de humor negro? Então você vai preferir o filme.
Você quer uma história de humor negro com alguns momentos muito sombrios? Você provavelmente vai gostar mais da série.

Você quer uma história sem enrolação? O filme.
Você quer uma história com mais profundidade? A série.

Você nunca leu os livros e/ou não se importa com a adaptação? Você pode gostar do filme e/ou da série.
Você é fã dos livros e quer uma adaptação fiel? A série.


E você leitor, já assistiu as duas obras Desventuras em Série? Qual das duas você prefere?


Gizelli Sousa

Arquiteta, feminista, prefere uma noite de maratona de séries do que sair para a balada.

Brasília/DF

Série Favorita: The Walking Dead

Não assiste de jeito nenhum: Gilmore Girls, The O.C., One Tree Hill, Girls, Love

×