Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Emerald City – 1×03 Mistress – New – Mistress

Por: em 17 de janeiro de 2017

Emerald City – 1×03 Mistress – New – Mistress

Por: em

O terceiro episódio de Emerald City funcionou mais como um segundo, de forma a sedimentar melhor as premissas da série e construir uma base mais sólida para o desenvolvimento da narrativa que virá a seguir. Infelizmente, isso pode ter sido um grande erro, pois a velocidade dos acontecimentos caiu bastante. Vamos ver o que aconteceu em Mistress – New – Mistress.

Eu gosto que todos os arcos vão se desenrolando ao mesmo tempo, sem que nenhum tenha maior importância que o outro até o momento. Isso ajuda a aumentar o mistério sobre qual será a real importância de certas personagens no decorrer da estória. Por enquanto, é possível separar cada arco totalmente e quero analisá-los dessa forma, pois acho que fica mais claro.

Começamos com Dorothy e Lucas tendo a primeira conversa após os acontecimentos na cabana de Mombi. Lucas é bem sensato com sua comparação. Sim, ele foi tomado pelos seus instintos e foi extremamente violento, mas naquele mundo, um objeto como o revolver que Dorothy carrega é mais perigoso do que qualquer pessoa pode ser. E se Dorothy parar para pensar, ela também é uma assassina, pior ainda, por ter levado sua vitima a cometer suicídio. Eu gostei do momento circo itinerante, mas que infelizmente foi curto, eu gostaria muito que esse episódio tivesse se passado nesse local. O que eu não entendi foi por que Dorothy quis desistir de seguir viagem com Lucas naquele momento. Se ela ainda tinha medo dele, deveria se lembrar de que ele é literalmente o único que se mostrou interessado em protegê-la até então. Mas a separação dura pouco, pois Toto é bem inteligente e dá um jeito de, não apenas reuni-los, como de fazer com que escapem dos guardas do Mágico. Finalmente Dorothy descobre que ele a quer morta.

As definições de “fala com a minha mão” foram atualizadas!

A introdução do castelo da Bruxa do Leste foi um tanto quanto abrupta. Você está fugindo dos guardas do palácio, olha para um tornado e resolve ir em direção a ele? É preciso dar aquela esticada no raciocínio para aceitar isso como lógico. Mas o cenário é belíssimo, tanto o exterior quanto o interior criado em estúdio. O servo da bruxa, interpretado por Deobia Oparei (Game of Thrones), deveria nos passar medo, mas a interpretação não estava muito boa. Não entendi exatamente o que ele quis passar para o personagem, primeiro pelo sotaque (será que ele queria que pensássemos que ele era do oriente, por causa da arquitetura do castelo?) e depois pelo modo como se portou. Enganá-lo foi a coisa mais fácil que fizeram até o momento. Estava na cara que Dorothy inventava as resposta na hora, mas parece que ele só ouvia aquilo que queria ouvir.

Linda cena em que ela tenta consertar o clima. Mas primeiro precisamos falar sobre as Manoplas de Rubi que substituem os sapatos de rubi. A duvida que temos é: são as manoplas quem dão os poderes para Dorothy ou ela já era portadora dos poderes e as manoplas apenas os libertou? Essa é uma diferença muito importante. Eu adoro essas cenas em que as pessoas se deixam levar pela magia e apenas agem por instinto. Eu tenho certeza que voltaremos a ver esse cenário invernal, mas gostaria de saber a opinião de vocês, onde é isso? Principalmente, o que aconteceu ali? E Dorothy tem a primeira prova concreta de que sua mãe já esteve em Oz e que ela tem alguma ligação com o Mágico, uma ligação nada boa. Infelizmente não há tempo de descobrirem muito mais coisas, já que Dorothy não consertou o clima e eles precisavam fugir antes do castelo ser destruído. Não tivemos tempo para resolvermos muito a relação com Lucas, mas acho que ela está mais propensa a seguir viagem com ele, ainda mais agora que está movida pela raiva.

Dentro da Cidade Esmeralda, um arco bem lento foi inserido para que tivéssemos mais informações a respeito do Mágico e da Bruxa do Oeste. Bem arrepiante a cena do suicídio bruxo, mas toda a investigação realizada pelo Mágico e por Anna (Isabel Lucas) foi muito arrastada. Foi importante para apresentar Anna como uma bruxa sábia e disposta a trair até mesmo sua mestra pelo Mágico. Eu fiquei muito chocado com essa fala da Anna. Precisamos saber se ela quer apenas que ele acredite nela de modo a salvar Oz ou se ela o quer para outros fins. Mas toda essa devoção serviu apenas para que o Mágico a visse como uma ameaça e a tranca-se em uma cela. Imagino que com a chegada da neve durante o verão, conforme previsão de Anna contradizendo todas as outras sábias de Glinda, ele a solte, mas, será que ela continuará sendo leal?

Senhor Mágico, a minha principal dúvida é: porque a sua sacada se parece com uma dentadura????

Durante a investigação, descobrimos que a Bruxa do Oeste odeia a magia e que abdicou de seus poderes de bom grado. O que realmente terá acontecido para que ela se sinta dessa maneira? Agora ela precisa se manter drogada dentro de seu prostíbulo a todo o momento para conseguir suportar a dor, portanto deixar os poderes de lado não foi suficiente. Será a morte da mãe? Glinda não tem nenhuma compaixão por ela, seria ela a culpada? Quero saber mais sobre isso. Também gostaria de saber o que exatamente o Mágico fez para exigir que as pessoas o tratassem como regente, já que ele não tem poderes, apenas ciência, e duvido que ele tenha chegado lá montado naquele monte de gigantes. Espero loucamente pelo episódio de origem do Mágico.

E finalmente chegamos a Tip e Jack. Tivemos que esperar as personagens descobrirem que Tip é uma garota de nascença e não o contrário, essa foi a parte mais demorada, mas foi necessária. Não podem jogar do nada a informação e simplesmente fingir que está tudo certo. A atuação de Jordan Loughran foi ótima. É claro que Tip está confusa. Ela passou a vida inteira como menino, do nada seu corpo passa por uma transformação extremamente brusca (puberdade nem se compara) e começa a sentir os olhos famintos de homens sobre seu corpo, ao invés de sentir a liberdade tão sonhada durante a fuga. Jack escolheu o pior momento para expressar seus sentimentos pela amiga com um beijo. Essa é a primeira morte de um personagem não mágico que acompanhamos. Lembrando que Mombi é uma bruxa, portanto, Lucas não poderia matá-la. Eu tenho certeza que Jack morreu, mas também aposto que ele retorna. Deixem suas teorias nos comentários.

Ops, acho que fiz caquinha!

Resumindo, foi um episódio morno apenas para solidificar elementos que o publico já sabia, mas que as personagens desconheciam, portanto essa parte era necessária para que a história fosse verossímil. Infelizmente, a audiência sentiu essa caída na cadência de eventos. Os episódios de estreia foram vistos por 4,5 milhões de pessoas, mas apenas 3,2 milhões voltaram para ver o terceiro. A temporada final de Grimm passa no horário anterior e oscilou nessas semanas entre 4,5 milhões e 4,3 milhões de espectadores. O futuro de Oz realmente parece ser cheio de chuvas e trovoadas.

MOMENTO CURIOSIDADE:

  • No livro original, Dorothy usa sapatos de prata para retornar para o Kansas. Foi o filme de 1939 da Paramound que introduziu a imagem dos sapatos de rubi que são tão conhecidos hoje em dia.

E você? O que achou desse episódio de Emerald City? Deixe suas teorias nos comentários!


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×