Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Eyewitness – 1×10 Mother´s Day (Season Finale)

Por: em 20 de dezembro de 2016

Eyewitness – 1×10 Mother´s Day (Season Finale)

Por: em

Sempre fico tensa com séries que deixam boa parte das tramas centrais para serem resolvidas no apagar das luzes da season finale. Via de regra, quando isso acontece, temos soluções simplistas e muitas vezes pobres, para mistérios/crimes/questões que acompanhamos por boa parte da temporada. Eyewitness não fechou sua temporada imune a essa lógica, e mesmo tratando-se de uma série limitada, Mother´s Day passou a impressão de que faltou tempo para todos os assuntos serem abordados da forma que mereciam. Algumas tramas tiveram sim um finzinho bem medíocre, o que deixou a season finale longe de ser um dos meus episódios favoritos.

Acompanhamos no episódio anterior, a descoberta (finalmente!) da xerife sobre a identidade do verdadeiro assassino. Porém, isso aconteceu quando Kane entrava no hospital, justamente para encontrar-se com as duas únicas testemunhas oculares do seu crime. O iminente perigo a que sem querer expôs Philip e Lukas deixa Helen completamente apavorada e dá um revés no mal estar que ela estava sentindo. Ela sabe que precisa agir e rapidamente toma as rédeas da situação, não sem antes avisar Tony sobre quem é o verdadeiro Ryan Kane. Gabe também é avisado, porém isso acontece tarde demais, depois de ele e também Kane terem perdido o paradeiro dos garotos.

Helen Torrance - season finale de Eyewitness

Helen ainda tenta se fingir de cega para Kane, numa última ligação desesperada e inútil. Mas, nessa altura do campeonato, o assassino já não está frio como antes e, 100% motivado pela emoção, ele não consegue ser tão metódico e calculista, o que o leva a cometer uma sequência de erros. Talvez pela constatação de que não teria mesmo pra onde correr, Kane toma decisões que em nada condizem com o profissionalismo das suas antigas atitudes. É nesse cenário de desespero que ele vai até a clínica de Anne, na esperança de encontrar Philip. Anne, que não é nenhuma bobinha despreparada, logo percebe a gravidade da situação e protege o filho de uma forma bastante tocante. Pena que para ela, num contexto desses, não teria qualquer possibilidade de um final feliz, né?

Enquanto isso Philip e Lukas, abalados e amedrontados, escondem-se em um motel. Até tomarem a decisão de pensar no que fazer e avisar Helen, eles finalmente têm sua primeira vez, para delírio dos fãs que sempre torceram por Philkas. E ok, a cena foi fofa e romântica mas tenho que admitir que esse era um dos momentos em que eu esperava mais. Entendi o contexto e sei que não dava pra eles passarem uma semana ali dentro, fugindo do Kane, mas foi uma cena tão aguardada que achei um desperdício ter sido tão resumida.

Lukas e Philip - season finale de Eyewitness

Outro momento “vamos acabar isso aqui mesmo porque estamos sem tempo de render” foi a aceitação de Bo da homossexualidade do filho. Sabemos que ele estava muito abalado com a quase morte do garoto e também que ele vinha se redimindo em outros episódios, mas tomar um porre, trocar três palavras com Gabe e ficar completamente de boa foi zen demais pro personagem. Achei bem fraca essa solução para um pai preconceituoso e tradicional. Claro que eu esperava que ele aceitasse, mas não sem conflito. Esse era um arco, que até pela sua relevância social e atualidade, deveria ter sido melhor explorado. Mas enfim, pelo menos eliminamos mais um problema emocional da longa lista de Lukas.

A perseguição final também não entregou a tensão que merecia. A ida de Lukas e Philip à casa de Anne foi aceitável, mas a rendição de Kane e sua benevolência com os garotos foi simples e fácil demais. Pelo menos pra mim. Ele foi realmente encurralado e estava também psicologicamente abalado, mas um cara até então monstruoso e frio, que não tem nada a perder, simplesmente sente pena de um dos seus alvos? E desiste de tudo da forma como ele desistiu? Lógico que eu queria um final feliz para Philkas, mas do jeito que foi apresentado, me soou bem inverossímil. Helen, ao contrário de Kane, conseguiu manter sua estratégia e equilíbrio até o final, encurralando o assassino e salvando a vida do seu filho, reescrevendo uma história com um final bem diferente do de Buffalo.

Helen e Philip - season finale de Eyewitness

O título da season finale, Mother´s Day, não poderia ser mais emblemático. O episódio encerrou de forma bem bonita a trajetória de Helen e Anne. Duas personalidades distintas e complexas, com um filho em comum. Acompanhamos, durante toda a temporada, a metamorfose de uma xerife mais reservada, insegura com a maternidade e bitolada com o trabalho, em uma mãe dedicada e disposta a encarar esse desafio da forma corajosa com que sempre encarou os outros aspectos da sua vida. Do outro lado da moeda, vimos uma mulher mais vulnerável no âmbito pessoal, mas que abraçou a maternidade sem medo, porém de uma maneira nada ortodoxa, que acabou afastando-a do filho. Mesmo levando uma vida completamente fora dos padrões, o amor de Anne pelo filho nunca foi questionado, porque estava ali e era nítido.

Foi um grande acerto trabalhar a relação materna e a adoção numa fase tão complexa como a adolescência, com duas personagens nada óbvias como Helen e Anne. Isso só enriqueceu o roteiro, que antenado e dialogando com o espírito do nosso tempo, passou de uma forma segura, doce e convincente, a mensagem de que a imagem da família é o desenho que o nosso coração dá. Não tem fórmulas, ou regras. É simplesmente onde conseguimos ver nascer o amor.

Helen e Philip - season finale de Eyewitness

No geral, Eyewitness se apoiou não só nesta season finale, como em todos os episódios, no talento dos atores, que realmente mostraram bastante entrosamento e entrega. O elenco foi perfeito e esteve coerente e afinado durante toda a temporada. O roteiro teve também seus bons momentos e foi bacana por defender temas que ultrapassaram o batido jogo de gato e rato entre assassino e polícia e se tornaram o principal atrativo da série.

Philip e Lukas - season finale de Eyewitness

Talvez por ter levantado (e muito bem, por sinal) a bandeira do seu casal principal e trabalhado de forma bastante convincente e sensível a descoberta da homossexualidade na adolescência e os medos e reflexões que isso implica, o seriado desviou nosso olhar do seu plot principal. O que acho que foi uma escolha super acertada, que tirou Eyewitness do óbvio. Resta saber o que o USA Network reserva para a série. Terá outras temporadas? Com novos personagens? E vocês? O que acham do futuro dessa série? E o que acharam da season finale? Contem pra gente!

Imagens: Divulgação USA Network


Renata Carneiro

Jornalista, amante de filmes e literalmente, apaixonada por séries. Não recusa: viagem, saidinha com amigos, um curso novo de atualização/aprendizado em qualquer coisa legal. Ama: família, amigos, a vida e seus desdobramentos muitas vezes tão loucos Tem preguiça: mimimi

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Breaking Bad

Não assiste de jeito nenhum: Two and a half Men

×