Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Game of Thrones – 6×08 No One

Por: em 13 de junho de 2016

Game of Thrones – 6×08 No One

Por: em

Quando No One terminou, eu pensei “nossa, foi o melhor episódio da temporada!”. Aí lembrei de Home e de The Door, que me deram essa mesma sensação. Acho que é hora de parar de tentar escolher o melhor episódio e declarar de uma vez por todas a sexta temporada como a mais bem construída da série. Nenhuma outra conseguiu equilibrar tão bem os momentos de ação, as tramas políticas, exibir tantos momentos importantes da mitologia de ASOIAF e amarrar tantas pontas soltas. Não significa que seja perfeita, mas é, de longe, a mais fluída e consistente.

arya

A trama de Arya ilustra bem esse quadro. Ela não funcionou completamente e, em algum ponto, pareceu um pouco morosa e repetitiva ao longo da temporada… isso sem mencionar a capacidade física de uma adolescente aguentar aquele treinamento violento, as facadas na barriga, a queda de uma escadaria de pedra gigantesca e, ainda assim, vencer aquela batalha. Mas apesar disso tudo, o fio narrativo que resolveram dar a Arya foi muito melhor que as teorias de dupla personalidade que andaram pipocando por aí durante a semana.

No fundo, ela nunca desejou ficar em Braavos para sempre – ou não teria guardado a Agulha, pra começo de conversa. Mas precisava daquele treinamento para cumprir a sua verdadeira missão, e para recebê-lo, só mesmo se convencendo de que aquela era a sua vontade. Eles sabiam quando ela estava mentindo, certo? O que a trouxe de volta foi a peça. Arya não só viu a história da sua família ser recontada, como percebeu que a versão que ficaria para as gerações seguintes era completamente equivocada. Ela foi completamente atraída de volta ao passado para colocar a situação a limpo. Ao mesmo tempo, foi completamente repelida de qualquer desejo de ser “No One” quando percebeu que matar Lady Crane seria um erro.

Mas Arya ainda é, apesar de tudo, uma adolescente. E age por impulso, como Robb agiu e teve que pagar o preço por isso. A diferença é que Arya pagou o preço, mas conseguiu dar a volta por cima, fingindo que estava sendo encurralada pela adversária, quando na verdade a estava encurralando. Fisicamente, ela estava em desvantagem, mas o jogo psicológico a salvou, e as suas habilidades de lutar no escuro também, é claro. Foi com muito prazer que voltamos a ouvi-la assumindo a sua origem. A Garota é Arya Stark de Winterfell e está voltando pra casa.

tyrion

Meereen ficou praticamente em stand-by este ano, o que foi uma pena porque Tyrion está lá e não teve tanto destaque, mas foi bom porque Verme Cinzento também está lá e não teve tanto destaque. Daenerys enfim voltou ao lar e, apesar de a situação ser caótica, é uma excelente oportunidade para Yara e Theon mostrarem serviço e ajudarem a Mãe dos Dragões em troca de uma aliança. Resta saber se eles vão chegar a tempo. Apesar dos avisos de Varys, Tyrion deu corda para os religiosos da mesma forma de Cersei fez em King’s Landing. A gente já viu que isso não termina muito bem, né?

Desde os primeiros vídeos de divulgação da temporada, acho que a cena mais esperada de 9 em cada 10 fãs da série era a de Cersei escolhendo a violência. Expectativa: golpe de Fênix, leoa ressurgindo das cinzas. Realidade: mais um tiro no pé. Queimou o cartucho da Montanha mostrando a força do seu campeão antes da hora e perdeu seu julgamento por combate, a única garantia de vitória que ela tinha. De quebra, ainda acabou com o nosso barato de sonhar com uma batalha entre os Clegane. Tommen é exatamente o filho que ela merece ter, sem tirar nem pôr. Mas a instrução de Arya para Lady Crane interpretar a rainha vale aqui também! Cersei não vai simplesmente sentar, chorar e esperar aqueles fanáticos acabarem com o que sobrou dela.

Da mesma forma, Jaime não iria simplesmente montar o cerco e aguardar dois anos até que o Peixe Negro morresse de fome em Riverrun. Da última vez que o vimos negociando algo, ele perdeu a mão, então foi uma certa surpresa vê-lo finalmente usando Edmure como deveriam ter usado desde o início para recuperar o castelo sem precisar usar arma nenhuma. Sobre a conversa com o herdeiro remanescente da Casa Tully (não vou falar, não vou falar, não vou falar… falei) deu pra perceber o tamanho da cagada que a HBO arrumou com aquele estupro da Cersei, né? Porque não faz o menor sentido o mesmo cara que fala e faz tudo aquilo pela mulher que ama, violenta-la daquela forma. É muito bonita a relação de respeito e de carinho que ele tem com Brienne, e meus olhos ficaram suados quando eles se despediram, mas o Jaime da série, depois da quarta temporada, se tornou um arremedo do Jaime dos livros que nunca mais deu certo. E com a morte do Peixe Negro, Mindinho se torna oficialmente a única alternativa para Sansa.

sandor

O Perdigueiro atacou novamente, e ganhamos mais um retorno para a conta da temporada. O encontro de Sandor e Berrick foi bem inusitado, considerando as circunstâncias. Mesmo com alguma provocação, eles pareceram mais velhos amigos que… bem, como dizer? Que assassino e assassinado!  Ao que tudo indica, o grupo que saqueou e assassinou os camponeses no episódio passado não agia em nome da Irmandade, e sim por conta própria… e foram devidamente punidos por isso. Também ao que tudo indica, eles estão cientes das ameaças do Norte (e eu não estou falando do Ramsay) e pode ser que unam forças ao exército dos Selvagens contra o Rei da Noite. Sim, estou sendo otimista e assumindo que eles vão passar pelo exército Bolton.

Algumas observações:

– Lorde Varys se despedindo do Tyrion me pareceu tão… definitivo.

– Acho que assistimos ao festival de piadas mais sem graça da história de Essos.

– Queria ver o Tyrion junto com o Pod e o Bronn naquele reencontro. Sdds daqueles três juntos.

– EU VI, SANDOR. EU VI.

– Quando a Arya cortou a vela eu quase chutei a televisão, achando que o episódio tinha acabado.

– Voei um pouco. De quais boatos da Cersei estava falando?

– Edmure tava melhor calado. Deu dó a diferença da interpretação dos dois naquela cena.

– Acho que não vai rolar Stoneheart não, gente. Vamos aceitar?

E você? Gostou mais da solução que deram para a Arya na série ou preferia alguma das teorias da internet? Deixe seu comentário e até semana que vem!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×