Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Game of Thrones: Quem tem direito ao Trono de Ferro?

Por: em 4 de setembro de 2017

Game of Thrones: Quem tem direito ao Trono de Ferro?

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers pesados,

siga por sua conta e risco.

A grande questão em Game of Thrones sempre foi quem teria o direito de herdar o Trono de Ferro. Segundo George R. R. Martin, o autor dos livros nos quais a série é inspirada, “a Grã-Bretanha medieval teve uma influência enorme na série”. Então a BBC consultou três especialistas para tentar descobrir, através das regras da monarquia britânica, quem realmente deve governar os Sete Reinos.

Os especialistas são Richard Fitzwilliams, especialista na realeza britânica, Sarah Peverley, professora de literatura medieval na Universidade de Liverpool (Reino Unido) e Gordon McKelvie, especialista em história medieval, avaliam as possibilidades de quatro candidatos.

1ª Candidata: Cersei Lannister

Reprodução/HBO

É a rainha consorte dos Sete Reinos. Seu falecido marido, Robert Baratheon, venceu a sangrenta rebelião para destronar os Targaryen. Ao tramar matar seus rivais perdeu os três filhos, frutos da relação com seu irmão, mas chegou ao trono.

Segundo Richard na Grã-Bretanha os herdeiros são determinados pela descendência, o status no Parlamento e a ordem dos membros da família real, e Cersei se declarou rainha sem nenhuma legitimidade assim como Margarida de Anjou. Já Gordon não se lembra se exemplos históricos de reis que morreram sem filhos e passaram a coroa para a mãe desses.

Sarah diz que o direito ao trono, em termos gerais, é do filho primogênito e as mulheres podem reclamá-lo caso não haja um homem para assumir, ou até que um rei jovem atinja a idade. Cersei, no momento, não cumpre esses requisitos.

2ª Candidata: Daenerys Targaryen

Reprodução/HBO

Mãe dos Dragões e filha de Aerys Targaryen (o rei Louco), ganhou poder com o crescimento de seu exército de dragões. Sua ambição lhe trouxe a lealdade de muitos, lutou para abolir a escravidão e tem desejo de ocupar o Trono de Ferro.

Richard diz que por ser uma Targaryen ela tem direito ao trono, pois eles eram os governantes legítimos antes da revolta. Em 2015 entrou em vigor a lei de que o filho mais velho, seja qual for o sexo, deve assumir o trono, o que seria uma boa notícia para a Filha da Tormenta não fosse a revelação do último episódio da temporada.

Segundo Sarah qualquer casa que tenha governado Westeros tem direito de reivindicar o poder. Daenerys tem o direito legítimo e um exército de dragões, o que a beneficia e dá um direito maior sobre os outros já que seu reinado é do interesse do povo, e não apenas ambição.

Gordon afirma que a volta dos Targaryen seria uma opção, apesar de não ser a mais popular no reino e que a antipatia de lorde Randyll Tarly por Daenerys era um sentimento compartilhado por muitas pessoas na história britânica.

3º Candidato: Jon Snow

Reprodução/HBO

Atual Rei do Norte, o personagem percorreu um longo caminho desde de sua infância, tendo sido criado como o bastardo de Ned Stark. Como foi revelado na season finale ele é filho legítimo de Raegher Targaryen com Lyanna Stark. Será que o sangue de duas grandes casas lhe dá um direito maior?

Segundo Richard sim, ele tem direito ao trono e ainda mais do Daenerys. E Gordon concorda, dizendo que ele é o filho legítimo de Ragegher e herdeiro do pai que morreu em combate.

Já Sarah lembra que tanto os Targaryen quanto os Baratheon eram uma dinastia governada pelo direito da conquista, e não sabemos como Daenerys reagirá a tal notícia. Mas é possível que ela siga a “tradição” e aceite que ele está antes dela na linha de sucessão.

4º Candidato: Gendry

Reprodução/HBO

É o único filho sobrevivente do rei Robert Baratheon, porém é um bastardo. E apesar de muitos reclamarem o trono para ele será que Gendry tem direito de reclamá-lo para si?

Se comparado a outros da lista ele não tem grandes chances, diz Richard. Mas às vezes o inesperado acontece, como foi com Guilherme, o Conquistador, um bastardo que tomou o trono a força na batalha de Hastings e reinou na Inglaterra.

Sarah afirma que ele tem menos direito do que Jon e Daenerys, por ser filho de uma relação extraconjugal, e que a lei medieval diz que bastardos não podem reinar se houver candidatos legítimos. E Gordon concorda, dizendo que apesar de ser um grande personagem, as leis impossibilitam que Gendry governe, especialmente diante dos Targaryen. Talvez ele consiga posições de riqueza e influência, como aconteceu com muitos filhos bastardos do rei Henrique 1º.

E você o que acha? Quem tem direito de ser o governante de Westeros?


Louise Rezende

Tem memória de elefante pra tudo aquilo que as pessoas costumam chamar de "cultura inútil". Apaixonada por séries, filmes, livros, música e nescau.

Petrópolis/RJ

Série Favorita: Gilmore Girls e One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: Outlander

×