Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Girls – 6×02 Hostage Situation

Por: em 20 de fevereiro de 2017

Girls – 6×02 Hostage Situation

Por: em

Que bom ver Girls voltar à forma, depois de uma estreia mambembe na semana passada. É assim que a gente gosta! Desta vez, o episódio foi menor (27 min) e trouxe as quatro garotas em ação. Hostage Situation serviu para testar o elo entre as protagonistas da série. Embora Adam e Ray não tenham aparecido, eles estiveram inevitavelmente presentes nos diálogos.

A excursão a Poughkeepsie, cidade a 125km de Manhattan, começou como uma trapaça. Marnie e Hannah forjaram uma viagem entre amigas para que Marnie, longe de Ray, mantivesse seu affair deselegante com Desi. Francamente, esperava coisa melhor da Marnie. Hannah já havia deixado claro que participaria do plano a contragosto e ficaria escrevendo em seu quarto – pelo visto, o artigo sobre surfe não foi um fracasso absoluto e ela conseguiu outro freela. Ao longo do episódio, a trama parece se desenrolar numa bela homenagem a Thelma & Louise. Do momento em que o casal buscou Hannah até a sequência de luta contra um Desi violento, podemos perceber referências ao road movie feminista de 1991. Hannah é mais Thelma – a destemida. Marnie, mais Louise – a sonhadora. Ou talvez todos os papéis se embaralhem a favor da história. Veja a comparação de cenas no quadro abaixo:

É compreensível que Marnie prefira estar com Desi, o músico romântico e misterioso que a faz se sentir especial, do que com Ray, o marmanjo que tem opinião formada sobre tudo. Mas, se Marnie romper a estabilidade que tem com Ray, corre o risco de viver um pesadelo maior: ficar sem ninguém. Meu palpite é que, nos próximos episódios, o destino da personagem seja exatamente a solidão amorosa, sem que ela possa escolher. Elijah contou para Shosh que Marnie traía Ray e, a essa altura, Ray já deve saber da verdade. Se já sentimos um clima entre ele e Shosh no episódio anterior, a tendência é que se aproximem ainda mais a partir de agora.

Enquanto isso, Marnie descobriu que Desi era viciado e tomava 20 comprimidos de OxyContin por dia, o que resultou na guerra de Poughkeepsie. Lena Dunham estava ótima e conseguiu manter o tom cômico sem muito esforço. A cena foi uma combinação de bom humor e horror, graças à escuridão e à trilha sonora sombria. Ainda estou tentando entender a participação do jogo de chá, que Hannah ganhou de presente na loja de antiguidades – provavelmente foi só uma gracinha para inserir Joy Bryant (Parenthood) na trama. Elenco especial é sempre bem-vindo, certo?

Seguindo os passos de Thelma & Louise, Girls manteve a fórmula clássica dos road movies, em que os personagens saem em busca de aventuras e acabam encontrando seu verdadeiro eu. Um papo cabeça mesmo. Este era o objetivo do episódio desde o início. Num diálogo com Hannah, Marnie percebeu que suas atitudes egocêntricas a deixavam cega, sem sequer notar o comportamento do próprio marido. Aqui caiu a ficha que eu nunca havia pensado: Hannah e Marnie têm essa característica em comum. E sempre botamos essa carapuça na Hannah.

Pode ser muito difícil observar as outras pessoas quando só pensamos sobre nós mesmos. Eu sei disso. E eu não estou te julgando. Prometo que já parei com isso. (…) Não vou mais agir como se eu soubesse de tudo. Ninguém sabe nada.

Este foi o momento terapêutico do episódio. Marnie e Hannah prometeram ser amigas para sempre – e tá aí uma promessa que vamos cobrar até o fim da temporada! O desfecho foi emocionante (e vale dizer que bem diferente do de Thelma & Louise). Gostei de vê-las cuidando de Desi, ao som de Joni Mitchell, em vez de abandoná-lo lá.

A outra parte do episódio girou em torno do relacionamento de Shoshanna e Jessa. Elijah também estava lá, mas é aquele personagem coadjuvante, que funciona como ferramenta para quebrar o gelo. As primas se reuniram para gravar um vídeo inapropriado para o 97º aniversário da avó mais danada do asilo. Foi uma solução perfeita para reaproximar Jessa da trupe: os vínculos familiares falam mais alto nesses momentos, ainda que todos estejam contra a garota desde que ela começou a namorar Adam. O reencontro não duraria muito, mas o suficiente para fazer Jessa insistir e ir à mesma festa que Shosh e Elijah. Pronto: o trio já estava amarrado durante todo o episódio.

Enquanto Hannah e Marnie reafirmaram seus votos de amizade, os outros personagens parecem cada vez mais solitários. Shosh está desesperada para se reconciliar com as donas da Jamba Jeans e ter uma carreira de sucesso; Jessa provavelmente sente saudades das amigas – ela não vê ninguém além de Adam. A metáfora com os salgadinhos da festa foi genial: no meio do ataque de raiva, Shosh joga a comida em Jessa (pausa para aplaudir a atriz Zosia Mamet), o que leva a prima a segurar o prato vazio e dizer:

Agora eu fiquei sem nada!

Apesar do orgulho ferido, tudo indica que Jessa ainda vai tentar recuperar sua vaga no grupo de Girls. Temos muitas histórias em suspense para a próxima semana. Por enquanto, ficamos com o promo do episódio American Bitch:

https://www.youtube.com/watch?v=WBjqxZp0oIQ

Coleção de letreiros

Nossa coleção ganhou mais uma peça. Hoje voltamos à tipografia tradicional da série.


Alice Reis

Jornalista que não bebe café, mas vai ao Central Perk com frequência. Gostaria de viver em todas as séries filmadas em Nova York.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×