Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Grey’s Anatomy – 12×09 The Sound of Silence

Por: em 13 de fevereiro de 2016

Grey’s Anatomy – 12×09 The Sound of Silence

Por: em

 

Depois de um longo hiato a nossa querida #TGIF está de volta – e com ela minhas reviews semanais!

O retorno da segunda parte da nova temporada de Grey’s Anatomy chegou acompanhado de grande expectativa, já que as promos traziam Meredith como principal vítima de um grande incidente envolvendo mais uma vez os corredores do Grey & Sloan Memorial Hospital. Exagero da minha parte? Acho que não. Já que todo fã da série que se preze sabe que em se tratando de Shondaland ninguém está imune! Mais que isso, o primeiro episódio do ano de 2016 trouxe o olhar de ninguém menos que Denzel Washingtonresponsável por dirigir o episódio de número nove. Cabendo justamente a ele parte do mérito pelo excelente trabalho desempenhado em The Sound of Silence.

Ah quem diga que por vezes a visão de um ator – quando por detrás das câmeras – tende a ser diferente a de um diretor que nunca esteve à frente delas. O fato é que não faltou tato nem muito menos sensibilidade para mostrar as mudanças que virão nos próximos capítulos da série.

O incidente na verdade se mostrou apenas um pretexto para lidar com algo muito mais complexo e visceral, o perdão. E foi neste ponto que toda a ideia de olharmos as coisas sob o ponto de vista de Meredith Grey é que fez da experiência algo assertivo, único. Que em meio a poucos diálogos deixou claro uma das grandes questões da vida: a de que às vezes é preciso se distanciar um pouco para poder enxergar as coisas por um novo ângulo.

greys-anatomy-meredith-grey-12x09

A ausência de som, ou melhor, a reprodução do atual estado da audição de Meredith, somada ao desespero em se ver tendo que lutar pela própria vida enquanto todos se ocupavam com outros afazeres, trouxe a clara sensação de claustrofobia e tensão, similar ao que vivi quando assisti ao fatídico episódio Guess Who’s Coming to Dinner. E se a temporada prometia o brilho do Sol de Meredith, o episódio da semana se manteve mais uma vez na força e capacidade de Grey em se manter de pé não importa como.

A grande questão está justamente no fato de que muitas perguntas ficaram sem resposta desde a morte prematura de Derek, e se a vida continua após a morte de um ente querido, isto não quer dizer que as consequências deste fato sejam possíveis de se mensurar ou se tratar apenas com o passar dos dias. E é talvez aqui que caiba o melhor diálogo do episódio – ou seria monólogo? – em que Richard deixa claro para Meredith de que é preciso saber perdoar para seguir em frente. Perdoar não tem a ver com o fato de querermos estar perto ou dividindo nosso tempo com a outra pessoa. É preciso saber respeitar nossas limitações, mas mais que isso, entender que cada um – há seu tempo – saberá seguir ,e que culpar o outro pelo problema nada mais traz que mágoa e ressentimento.

greys-anatomy-12x09-meredith-richard

Com a observação aflorada em virtude dos dias sem poder se comunicar fez com que Meredith compreendesse alguns pontos que exigiam debate, afinal, como o próprio texto de abertura do episódio propõe: é preciso coragem para saber dar voz ao teu local de fala e se fazer ser ouvido, não importa o quão incomodo isso possa soar ou gerar. E é sob esta nova ótica que Grey foi capaz de assumir que ainda será preciso tempo até que ela consiga perdoar Amélia – mesmo com esta reconhecendo seu temperamento explosivo, suas falhas e sua mais recente recaída ao se ver sozinha e sem o apoio de Meredith – e que a imagem da cunhada não remeta à Derek e a todos os últimos acontecimentos. Mas talvez um dos pontos mais justos em se tratando do reconhecimento de Grey tenha a ver com o fato de que a constante necessidade do apoio de Alex tem impedido que sua nova “person” consiga progredir em seu relacionamento com Jo.

Mas perdoar é muito mais complexo que apenas perceber alguns pontos soltos, é preciso reconhecer que as mudanças exigem tempo e que o tempo é diferente para cada um. Motivo este mais que suficiente para esperarmos as consequências do acidente de quase morte para a vida de Meredith e como isto afetará as relações dos médicos do hospital mais famoso de Seattle.

E aí, o que achou do episódio que marca o retorno de Grey’s Anatomy? Sentiu falta do nosso encontro semanal? Não deixe de dizer aqui suas impressões sobre o episódio nem o que tem achado da décima segunda temporada! Lembrando que a nova temporada da série está sendo exibida no Brasil pelo canal Sony, toda segunda às 21h.

 


Marcel Sampar

Paulista que puxa o erre pra falar, PHD em Análise do Drama pelas novelas mexicanas reprisadas no SBT e designer de homens palito. Com sérios problemas em se definir por aqui - sim, esta já é minha terceira tentativa em menos de um mês - mas que um dia chega lá!

Rio Preto/SP

Série Favorita: Sex and the City

Não assiste de jeito nenhum: Teen Wolf

×