Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Homeland – 5×09 The Litvinov Ruse

Por: em 1 de dezembro de 2015

Homeland – 5×09 The Litvinov Ruse

Por: em

A quinta temporada de Homeland parece ser o completo oposto de uma série procedural. Enquanto nelas a maioria das histórias se encerra dentro do próprio episódio, os nove episódios vistos até aqui são um fio contínuo, tão consistente que a divisão do que vai passar em uma semana ou outra é meramente temporal. A sensação que se tem assistindo a The Litvinov Ruse não é a de um episódio de série, é a sensação de quem assiste à 9ª hora de um filme de 13 horas que consegue prender a atenção do início ao fim.

carrie-saul-hug

Como se fosse apenas um mero detalhe, finalmente ficamos sabendo o que causou a cisão entre Carrie e Saul: a loira votou contra seu mentor para assumir a direção da CIA. Por mais que dê para entender os motivos de Carrie depois de tudo o que aconteceu em Islamabad, é impossível não dar uma certa razão a Saul também. Não foram poucas as vezes em que ele teve que engolir sapos e arriscar muito a própria pele por Carrie, lealdade era o mínimo que ele esperava em troca.

Apesar da mágoa, a confiança que ele depositava nela e na sua competência nunca foram embora, apenas ficaram meio ofuscadas temporariamente por causa do orgulho ferido. Tanto é verdade, que ele foi até o fim para descobrir se Allison estava de fato envolvida com os russos, justamente Alisson, a pessoa em quem ele mais confiava depois de romper com Carrie e Mira. Astrid foi novamente uma peça valiosíssima e responsável por desestabilizar de vez o disfarce de Carr.

As estratégias de fuga dela poderiam até funcionar, se ela não estivesse competindo com todo o aparato tecnológico da Drone Queen (cadê Virgil?). Surpreendeu a forma como ela chegou em um beco sem saída, perdeu a cabeça, viu seu parceiro perder a cabeça e percebeu que naquele ponto era se desesperar e ser derrotada ou se recompor e dar a volta por cima. E ela de fato deu. Se todos vão cair naquela história eu não sei, mas é preciso reconhecer que foi um movimento muito inteligente da parte dela – e não é uma completa mentira, já que parte do plano era muni-la de informações relevantes para que ela pudesse crescer dentro da CIA. Não explica o nome de Carrie no Death Note do Quinn, mas é bem provável que Adal e até mesmo Saul acabem acreditando na versão da ruiva.

O que não dá pra acreditar é no que estão fazendo com Quinn este ano. Sério, pra quê isso tudo? Ele está o tempo todo morrendo, tentando morrer ou fugindo de ser morto para quase morrer novamente. Já tomou tiro, soco, facada e para completar ainda inventaram de dar uma baforada de Sarin no coitado. Se tudo isso estivesse dentro de um contexto mais convincente, ok… mas ele passou vários episódios se ferrando sozinho enquanto ninguém dá a mínima! Até a Astrid está mais interessada em ajudar a Carrie que em saber notícias de Peter.

quinn

Acho muito pouco provável que ele morra, já que recebeu uma dose do medicamento que ameniza os efeitos do gás, mas e depois? O que vão fazer com ele? E o que vão fazer quando assistirem ao vídeo em que ele supostamente morre? Obviamente a ONU não vai aceitar a legitimidade do EI por causa da morte de mais um americano, será que a série vai criar um atentado terrorista com a arma química ou a CIA chegará a tempo de salvar o dia mais uma vez?

Algumas observações:

– Alguém teve coragem de dar um Google nos vídeos do atentado que Quinn mencionou? Lembro de ter visto fotos na época, mas vídeos nunca tive coragem de catar.

– Saul  podia pelo menos se trancar no banheiro pra revistar a bolsa da Allison. Quase tive um treco achando que ela desceria as escadas a qualquer momento.

– No episódio anterior ela apareceu comprando outra bolsa online, fiquei até imaginando a possibilidade de ela trocar de bolsa e deixar o rastreador em casa

– Já estava com saudade da Carrie de queixinho tremendo abraçando o Saul <3

– Allison tentando descolar o macarrão de cada dia e eles pensando que o emoji de diabinho era um código para os russos ahahaha

The Litvinov Ruse se destacou como um episódio memorável em uma temporada que manteve até agora um ritmo tão linear que não teve muitos pontos fora da curva.  Acha que Quinn conseguiu se salvar? Allison vai conseguir enganar todo mundo novamente? Deixe seu comentário e até semana que vem!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×