Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Jane the Virgin – 3×02 Chapter Forty-Six/3×03 Chapter Forty-Seven

Por: em 3 de novembro de 2016

Jane the Virgin – 3×02 Chapter Forty-Six/3×03 Chapter Forty-Seven

Por: em

Sobre traumas e rotinas.

jane-the-virgin-3x02

Depois de um excelente episódio de estréia cheio de emoção e resolução dos dramas da temporada passada, Jane the Virgin começa dar largada para as tramas que irá abordar esse ano, de forma animadora e divertida de sempre. Já se desculpando pela falta de semana passada, vou comentar direitinho o que veio acontecendo nesse novelão lindo.

Chapter Forty-Six

Como não podia deixar de ser, o segundo episódio tratou muito do trauma de Jane depois do atentado contra Michael e toda sua insegurança à volta ao trabalho dele que traz tantos perigos. Ao mesmo tempo, ela vê que voltar à rotina é imprescindível para superar esse momento de recuperação, ou seja, voltar sua atenção aos cuidados do filho, da relação com Rafael e, de quebra, manter as confusões de sua casa em ordem. É sempre bom ver a força de Jane para resolver os problemas e aprender com eles, dando aquele ar de conforto e inspiração para quem assiste. Graças a todo esse poder, foi fácil para ela enxergar que afastar o marido da profissão que ele tanto ama para somente sufocar essa sua insegurança não era uma boa opção, tanto que sua conversa com Michael o ajudou perceber que ele realmente correu risco de vida e até então não havia possuído o efeito que isso causou.

Enquanto isso, Jane teve que focar nas repentinas ações agressivas de Mateo enquanto acompanhava Rafael na busca de uma boa creche para o menino. O empresário a surpreendeu com o discurso que a superou e que realmente quer seguir em frente com os dois sendo bons amigos, mas não convenceu. O momento entre os dois personagens foi até fofo, considerando que eles conseguiram achar um bom lugar para o filho no fim de tudo, mas acredito que Xo e Michael continuam certos e, ainda existe o sentimento de Rafael que ele quer esconder e fingir que está tudo bem.

jane-the-virgin-3x02-anezka-and-petra

Como previ, a decisão de Xo em realizar um aborto não seria bem digerida por Alba. Mesmo com as duas passando o episódio inteiro brigando e evitando-se, foi legal ter uma resolução rápida sobre o assunto e acima de tudo prevalecer o respeito de mãe e filha. As duas possuem visões muito divergentes sobre moral e a vida, mas se amam e vão aceitar a decisão uma da outra. Toda essa história serviu para fortalecer ainda mais a relação de amizade entre Rogelio e Xo, sua competição com Esteban quase o levou para outra industria e um possível crossover com Hawaii Five-0, pena que ele não conseguiu o papel. Mesmo torcendo para a volta do casal que ainda vai dominar hollywood, é bom que desenvolvam essa relação de apoio mútuo entre os dois antes de uma inevitável reconciliação.

No mais, tivemos Anezka dando continuidade junto com sua mãe no plano para chantagear Rafael em busca de algum podre dele e descobrimos que, o ponto fraco da gêmea de Petra são homens. Podemos notar que a garota é carente e não é muito boa em executar planos, mas sua aliança com Scott acabou saindo melhor do que o previsto e nada que um assistente do seu inimigo para descobrir o que tanto deseja ao invés de bisbilhotar o computador alheio.

Chapter Forty-Seven

Já no episódio seguinte, a série abusa do talento para referências, a metalinguagem e de brincar com seu público quanto a questão da virgindade da personagem titulo. Claro, sem deixar de retratar o que esse momento de impacto e esperado pelo mundo traria. Sim, Jane agora é só Jane! E foi impossível não deixar de rir do início ao fim do episódio, tornando-se um dos meus favoritos até agora.

jane-the-virgin-3x03-michael-and-jane

Havia se cercado toda uma expectativa entre Michael e Jane para possuírem a primeira noite juntos depois do período de recuperação dele e, desde o momento que estão no elevador planejando tudo e saindo alvoroçados do médico, era previsível que a tarefa de ficarem a sós não seria nada fácil. Teve Rogelio mobiliando a casa em tempo recorde, visita de Xo e Alba, até finalmente ficarem sozinhos e ter o momento esperado. Foi muito bom ver o retrato realista de como o la primera vez pode ser diferente para cada pessoa e muitas vezes nada sair como esperado, ainda mais tratando-se de Jane onde há toda uma história envolvida, tornando sua condição de virgem uma identidade. Essa crise acabou afetando as relações da protagonista com o marido, que resolveram o assunto de forma madura e Jane finalmente despiu-se do estigma sobre virgindade e abriu-se para um novo capitulo da vida, inclusive ajudando-a na construção da tese sobre o passado de sua abuela. O desenho animado exibido durante esse grande momento só demonstra o bom humor que a série emprega, as várias insinuações de Jane e Michael no foguetinho foram impagáveis!

Enquanto isso, não só a filha como também Xo entra numa crise ao novamente fracassar em seu investimento como cantora, o que a faz questionar outras carreiras ao qual nunca pensou devido a paixão pela música. Nem mesmo a presença estelar de Gloria e Emilio Estefan reascendeu seu desejo de lutar pela carreira, o que é triste vê-la desistindo e não conseguindo uma grande chance para ser reconhecida.

jane-the-virgin-3x03-rogelio

Mas o que roubou a cena do episódio foi o retorno de um plot engraçado para Rogelio e a capacidade do show em rir do próprio canal em que é exibida. Aproveitando que o ator está determinado em colocar as telenovelas no mapa dos EUA, ele decide vender Passions of Santos para a CW, canal que aparentemente Jane não sabe qual é, pode ser confundido com um streaming, mas exibe séries maravilhosas! Há controvérsias, mas o que importa é que a CW é do amô e só por ser aquele canal guilty pleasures, merece vida longa por nos trazer entretenimento!

Notas de Roteiro:

  • Luísa finalmente deixou Rose, mas tão fácil assim?
  • O que tem naquela bíblia?
  • Só aplausos para a versatilidade de Gina Rodriguez por entregar uma Cecília versão má e freira ao mesmo tempo!
  • Rob Lowe as Santos. Já pode produzir?
  • Não seria drama de novelão se não saísse uma sex tape, né?
  • São ventiladores mesmo esvoaçando o cabelo de participações especiais no Marbella.
  • O episódio já tem minha nota dez, ainda mais sabendo que Eva Longoria foi responsável pela direção!
  • E agora? Vamos brincar de adivinhar o título da série no próximo capítulo? Jane the

Embora a virgindade da Jane seja o fio condutor do enredo inicial da série, os produtores fizeram questão de trabalhar de forma madura a finalização desse plot sem grande estardalhaço. Não foi na premiere e nem na finale, simplesmente no terceiro episódio e bola pra frente, com novos capítulos dessa história linda com elenco e produção maravilhosa. Não deixem de comentar o que acharam! Até semana que vem!


Pedro Fernando

Paulistano e nerd. Viciado em livros e séries que possuem bons dramas, seja de fantasia ou ficção científica. Apaixonado por séries desde a época das tardes de ouro do SBT, com Um Maluco No Pedaço e Eu, a Patroa e as Crianças. A partir disso o amor só cresceu!

São Paulo - SP

Série Favorita: The Fosters

Não assiste de jeito nenhum: CSI: Criminal Scene Investigation

×