Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Marco Polo – 2×10 The Fellowship (Season Finale)

Por: em 5 de julho de 2016

Marco Polo – 2×10 The Fellowship (Season Finale)

Por: em

Chegamos ao fim da nossa maratona com o melhor episódio desse segundo ano de Marco Polo. Heirs entregou muito drama e sangue com a batalha, mas The Fellowship entrega tudo que esperamos de uma season finale. O episódio fecha o arco de todos os personagens de uma forma muito consciente e ainda deixa um gancho preparado para uma continuação.

marco-polo-2x10-kublai-khan-marco-polo

Para começar, a season finale poderia ser um tanto óbvia, principalmente considerando a quantidade de informações entregues no episódio anterior. No entanto, o episódio não segue um caminho batido e tem várias viradas. A prova mais evidente disso é o resultado do Kurultai (também conhecido como, uma grande oportunidade para usar váaaaaarias citações de Gengis Khan). Começamos o episódio com a clara impressão que Kublai já tinha a vitória nas mãos, mas o jogo muda quando uma carta sobre a verdadeira paternidade dos herdeiros do Khan chega nas mãos de Kaidu.

A partir daí, o resultado do Kurultai não importa mais. Kaidu e Khutulun decidem seguir um caminho honesto, já que burlar as regras e trair o Khan não deu muito certo para a família. Eles contam sobre a informação que têm para Kublai e Chabi e esperam eles decidirem como vão reagir. É claro para Kaidu que o primo vai tentar escapar dessa “emboscada” com um ataque a sua vida. Ele está preparado para uma possível ofensiva de Kublai e por isso, decide deixar Khutulun longe do encontro final com o Khan. Mas como se preparar para uma carta surpresa que nem Kublai tinha preparado, não é mesmo?

Antes de concluir o destino de Kaidu, quero comentar sobre Chabi e as consequências do ato da imperatriz na vida de Kokachin. Em Measure Against the Linchpin, Kublai acusa a esposa de nunca ter tomado uma decisão difícil na vida, o que é obviamente ridículo e prova o que Chabi diz para Marco Polo para convencê-lo a partir: Kublai não sabe reconhecer os sacrifícios de seus súditos. Mesmo assim, Chabi faz o que julga necessário para garantir a sobrevivência de sua família e a vitória no Kurultai. Estuprar (mesmo que indiretamente) a Princesa Azul foi uma decisão difícil e se ela conseguisse manter isso em segredo o plano seria perfeito.

marco-polo-2x10-chabi-kokachin

Entretanto, rumores podem acabar com muitas vidas, principalmente se esses rumores são fatos. A sorte de Chabi é que ela tem o apoio do marido, que entende que a decisão tomada foi arriscada, mas a intensão era boa. Outra “sorte” (dessa vez, entre aspas mesmo) é que a pessoa mais importante não pode ser levada a sério. Kokachin está abatida e louca. A princesa quer por um fim a sua própria história e Chabi vê que esse é o caminho mais seguro. A imperatriz poderia ter acompanhado de longe Kokachin entrando no rio ou até mesmo, virado as costas e deixar o destino se cumprir sozinho; mas ela encontra com a filha e conclui o que começou desde quando a princesa casou com Jimgim: Chabi acabou com a vida da Kokachin! E dessa vez, é melhor Kublai apreciar esse sacrifício.

Por falar em sacrifícios pelo Khan, vamos falar sobre Marco Polo? A opinião de Kublai sobre a presença do latino ao seu lado não era das melhores e podemos listar duas razões para a recente desconfiança: Marco deixou seu pai sair ileso da batalha e o último estrangeiro que Kublai acolheu teria fincou uma estaca no seu coração (metaforicamente, porque o que Ahmad fez foi quase pior). Mas é Marco que salva a vida do Khan quando ele está prestes a ser estrangulado por Kaidu e talvez mais importante, é o estrangeiro que provavelmente tira Kublai da linha do ataque cristão que estava prestes a acontecer.

Mas ainda faltava um destino para The Fellowship concluir, e era o de Ahmad. Escolher Ahmad para ser o vilão dessa temporada foi uma decisão muito importante para Marco Polo. Ahmad não é um perigo exterior. Ele cresceu e se criou dentro do próprio Império Mongol. O seu ódio não é estrangeiro, esse sentimento surge junto com o conhecimento dessa sociedade. Dessa forma, a série conseguiu explorar as fragilidades do cenário e personagens que ela trata.

marco-polo-2x10-ahmad

O Vice-Rei tinha armado um esquema muito eficiente para se proteger, mas o respeito às tradições mongóis é mais forte. O princípe Jimgim, Byamba e Cem Olhos são essenciais para derrotar Ahmad, mas eles não sairiam vivos da capital se a desconfiança sobre a credibilidade das ações do Vice-Rei não estivesse presente. Ahmad precisava ser eliminado e o que torna sua derrota ainda mais prazerosa é que Mei-Lin é responsável por tirar os últimos suspiros do Vice-Rei. A concubina finalmente se vinga do mestre!

Agora a preocupação de Kublai (e nossa, na próxima temporada da série) não será apenas com seu trono, mas com a salvação de todo o Império Mongol. Mas antes de embarcar nessa nova aventura, quero ler a sua opinião sobre o episódio e sobre a temporada de Marco Polo. Vem comentar com a gente!


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×