Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Mr. Robot – 2×11 eps2.9_pyth0n-pt1.p7z

Por: em 21 de setembro de 2016

Mr. Robot – 2×11 eps2.9_pyth0n-pt1.p7z

Por: em

Nos primeiros minutos de eps2.9_pyth0n-pt1.p7z, Elliot nos propõe uma técnica para induzir sonhos lúcidos. O protagonista de Mr. Robot repete o mantra Mind Awake, Body Asleep (Mente Acordada, Corpo Adormecido) e sua voz sussurra as palavras várias vezes até mergulharmos no episódio. A técnica funciona para Elliot e domina toda a percepção do episódio. eps2.9_pyth0n-pt1.p7z é o capítulo mais estranho da história de Elliot e ele nem se passa dentro da cabeça do personagem.

mr-robot-2x11-elliot

No entanto, o que mais me chamou atenção é que o episódio é marcado por interações estranhas. Whiterose decide conhecer Angela, Dom procura conforto em Alexa, sua assistente virtual, e Elliot troca de lugar com Mr. Robot e passa a ser seu observador silencioso. Em todos esses momentos, Mr. Robot incorpora o tom de sonho e imaginação que Elliot evocou no começo do episódio.

A mais estranha dessas interações é certamente o encontro de Angela e Whiterose. A funcionária da Evil Corp. é raptada por duas pessoas que ela acredita que são do FBI, mas assim que ela entra na sala escura e se depara com um aquário, o computador Commodore, um exemplar de Lolita, o pôster com o gatinho… ela nota que aquilo não deve ser parte de nenhum interrogatório do governo americano. Todos esses elementos que são estranhos até para um sonho (ou pesadelo) fazem parte de um teste montado por Whiterose que quer avaliar se Angela é realmente digna de seu tempo.

Pelo resultado, as respostas de Angela para perguntas perturbadoras como “Você já chorou durante sexo?” ou a questões aparentemente ridículas como “Você é vermelho ou roxo?” geraram as respostas que Whiterose queria, e Angela ganha 28 minutos muito generosos. O objetivo do encontro é convencer Angela a abrir mão da vingança contra a Evil Corp., mas a líder do Dark Army também estava interessada no que faz Angela tão especial para Philip Price e porque ela estava presente em todas as partes de seu plano. A conversa é cheia de metáforas e a forma que Sam Esmail trabalha com a iluminação da sala intensifica o isolamento das personagens mesmo que elas estejam diante uma da outra. A interpretação de Portia Doubleday e B.D. Wong é outro elemento da cena que merece elogio. Wong é imponente, seguro e rege a conversa como um verdadeiro maestro. Já Portia deixa cair a máscara e a postura que Angela tentou ostentar durante toda a temporada. Angela deixa sua fragilidade evidente e é possível ver em seu olhar que ela reavalia todas as etapas de sua jornada.

mr-robot-2x11-angela-moss

No encontro com sua advogada, Angela está convencida a esquecer dos processos contra a empresa e incorpora um comportamento robótico e anestesiado. É difícil imaginar qual é o desfecho do encontro ou porque Angela estava se comportando daquela maneira, mas a última pergunta de Whiterose é sugestiva. “Você já pensou que se você imaginar que você acredita em algo aquilo vai se tornar realidade? Simplesmente por vontade”, ela questiona. Angela responde que sim, mas explica que o mundo real não funciona dessa forma. Então, Whiterose conclui: “Acho que isso depende de qual é a sua definição de real?” Será que também devemos avaliar nossa noção de realidade? Ou até mesmo reavaliar o que vimos até aqui? Provavelmente sim.

Esse questionamento aparece constantemente na narrativa de Elliot e eps2.9_pyth0n-pt1.p7z não foi uma exceção. Até mesmo a presença de Tyrell Wellick que parecia tão real pode ser questionada dentro dessa perspectiva. E por ter total consciência de seu histórico, até mesmo Elliot tem que testar se o que ele está vendo é verdade ou apenas uma ilusão projetada por sua mente. O que o episódio traz é uma nova dinânica entre Elliot e Mr. Robot. Ao invés depender de Mr. Robot, Elliot reinvidica seu próprio corpo e percebe que tem mais poder do que imaginava. Afinal, a “fase 2” está pronta e ele deveria estar orgulhoso seja lá o que seja “fase 2”.

Outra característica importante de eps2.9_pyth0n-pt1.p7z é que Mr. Robot isola seus personagens e delimita os plots da série. Essa escolha intensifica a ideia de solição e exclusão dos personagens e isso é perceptível quando olhamos para as cenas de Dominique no episódio. A agente DiPierro pode expressar todas suas preocupações sobre o Dark Army e o governo chinês para seu chefe, mas ao chegar em casa, ela só pode contar com Alexa. E vamos combinar que nenhum algoritmo poderia oferecer o conforto que Dom precisava.

mr-robot-2x11-dominique

Novamente, as consequências da investigação sobre o Five/Nine fogem do controle de Dom. Santiago tenta explicar que – como nós sabemos – o ataque hacker é muito maior do que eles acreditavam e tem mais pessoas e situações envolvidas do que eles sequer imaginavam. Mas para Dom, é difícil deixar isso para lá. Ela quer justiça, quer segurança, quer fazer o seu trabalho da forma que ela imagina que seja correta porque ele é tudo que Dominique tem nesse momento.

Então, a questão é como Dom – tão pequenina – pode fazer diferença. E para quem acompanhou Elliot até aqui sabe que sua história não é tão diferente. O nosso protagonista também começou com a mesma dúvida, se ele poderia mudar o mundo que ele desprezava tanto e aqui estamos, indagando se Elliot já se tornou maior do que ele poderia imaginar.

Outros comentários: 

Sim, Rami… Nós vimos você ganhar o Emmy e foi maravilhoso! Além da surpresa ao ouvir seu nome e do discurso poderoso, Rami também falou sobre ele não ser o “protagonista típico” e a importância de oportunidades para atores como ele na entrevista coletiva. Vale a pena conferir!

medium-clean

“Eu lembro do meu amigo Sam”… 

– Será que Darlene está viva? Dom afirmou que quer entrevistar uma pessoa e imagino/espero que seja ela.

– Sobre a localização de Tyrell, Joanna disse que foi o melhor presente que ele já deu. Será que ela vai encontrá-lo com Elliot?

– Eu temia quando Philip Price estava no mesmo lado que Whiterose, agora que eles vão começar a medir forças… sai debaixo!

– Duas músicas que tocaram no episódio – Earth Angel e Night Train – são de De Volta Para o Futuro, filme que já foi mencionado na série diversas vezes porque era o preferido de Elliot.

E o que você achou do episódio? Preparado(a) para a season finale? Até a próxima review!


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×