Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Nurse Jackie

Por: em 22 de abril de 2016

Nurse Jackie

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers leves,

nada que estrague a série ou a sua experiência.

Nurse Jackie - Promo

Depois de brilhar como a contraditória Carmela (Sopranos), Edie Falco nos presenteou com uma das personagens femininas mais complexas e carismáticas dessa última década: Jackie Peyton (personagem que rendeu à atriz um Emmy e muitas indicações). Como indica o nome, Nurse Jackie é uma série centrada em sua personagem: seu trabalho, sua família e seu vício. Conhecemos Jackie como uma enfermeira durona – que sabe mais do que muitos dos médicos do hospital -, uma mãe e esposa dedicada e uma mulher que acha que tem o vício em drogas sob controle.

Jackie não é boazinha nem lá muito correta: é uma anti-heroína. E, como já falei aqui, costumamos nos apegar a esse tipo de personagem, não é mesmo? Não demora muito para estarmos completamente encantados por essa mulher de mil faces. Ela mente, rouba, trai, entope-se de pílulas, mente mais um pouco e ainda assim não desejamos seu mal.

Nurse Jackie - FamilyEm sua vida estão Kevin (Dominic Fumusa), seu marido e pai de suas filhas Fiona (Mackenzie Aladjem) e Grace (Ruby Jerins); o amante Eddie (Paul Schulz) que trabalha com ela no Hospital, a médica e melhor amiga O’Hara (Eve Best) e a hilária enfermeira novata Zoey (Merritt Wever). Esse é o núcleo afetivo de Jackie e, por isso, o que mais sofre com suas ações.

Há outro núcleo que inclui pessoas que ela também se importa, como o enfermeiro Thor (Stephen Wallem), e outras que ela não é lá muito fã, como sua chefe Gloria Akalitus (Anna Deavere Smith) e o médico apalpador de peitos Cooper (Peter Facinelli). Com o avanço da série, entram outras personagens não muito queridas de Jackie, como o enfermeiro Sam (Arjun Gupta) – o primeiro a identificar seu vício – e a inexperiente médica Carrie Roman (Betty Gilpin).

Com o passar das temporadas, seu vício vai piorando, assim como suas atitudes. Jackie usa e descarta pessoas, não pensa nunca nas consequências de suas ações e se mete em situações absurdas para manter o vício (e esconde-lo). Mas, ao mesmo tempo, ama sua família, pacientes e amigos e faz – do seu jeito torto – tudo por eles. Ela é implacável, manipuladora, querida e amável.

Nurse Jackie - HospitalAs personagens são todas muito únicas e especiais. Zoey profere algumas das falas mais improváveis e engraçadas da série – e é uma fofura inocente -, o médico Cooper nos arranca gargalhadas com suas apalpadas (manifestação de uma doença que o faz cometer atos inapropriados quando nervoso) e trapalhadas; a dinâmica da relação de Jackie com O’Hara é, além de hilária, uma delícia de assistir. O amante cumpre uma função primordial para Jackie: mesmo sem saber, ele é uma de suas principais fontes de droga. Eddie é o farmacêutico do hospital. Bem cômodo, né? O marido faz tudo por ela e as filhas (e é um pouco boring) e as meninas são (mais ou menos) uma gracinha. Digo mais ou menos, pois a mais velha – Grace – é muito parecida com sua mãe. Quando começa a atingir a adolescência vemos uma bela transformação. Grace merecia um spin-off sobre ela!

A série é muito bem escrita, conta com diálogos excelentes, atuações impecáveis e, principalmente, um perfeito equilíbrio entre drama e comédia. Como Shameless, trata-se de uma dramédia politicamente incorreta, que alivia o peso do seu drama com situações e personagens divertidos.


Nurse Jackie já finalizou (lindamente, na minha opinião) e tem 7 incríveis temporadas para você maratonar. De verdade, não deixe de ver pois vale cada minuto!


Fernanda Faria

Adora fazer nada, mas faz tudo ao mesmo tempo. Viciada em séries de tudo quanto é tipo, guarda um espacinho maior no coração para as de temática transgressora. Precisa de uma bela pitada de humor pra viver.

São Paulo - SP

Série Favorita: Breaking Bad

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×