Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

O que esperar da 5ª temporada de Arrow

Por: em 30 de setembro de 2016

O que esperar da 5ª temporada de Arrow

Por: em

“Sua luta, seu legado, sua cidade”

arrow-season-5-posterArrow passou a ser aquela série que alguns amam e outros adoram criticar. Mesmo com alguns episódios mais fracos, é inegável a importância que a mesma tem para o gênero, já que foi a ponte principal para chegada de tantas outras séries, sempre servindo como plataforma de teste de personagens e novas tramas (incluindo testes para as telonas, como foi com o Esquadrão Suicida). Agora, entrando no seu 5º ano, a série precisa se provar mais uma vez.

Suas duas primeiras temporadas são quase irretocáveis, seguidas por um ano bem abaixo das expectativas (o terceiro) e um bem razoável por comparação ao seu anterior (o quarto). Em sua quinta temporada, o Arqueiro promete retomar aquilo que conquistou os fãs lá no início: o aspecto cru e mais violento que o roteiro nunca teve medo em pregar. Quando pensamos no Arqueiro Verde, pensamos em um vigilante sem poderes especiais, que faz praticamente tudo para defender sua cidade – e é exatamente isso que estão nos prometendo mais uma vez. Considerando o histórico, acho que podemos baixar um pouco as expectativas e esperar para ver o que tem no nosso caminho. Material para boas histórias e bons personagens existem, o negócio é a condução um pouco atrapalhada de Wendy Miracle nesses dois últimos anos (Berlanti, coloca a mão na série, vai!) que pode acabar levando a trama para um ponto onde ninguém tenha mais interesse em seguir (o que já aconteceu, de certo modo, com a morte de Canário Negro na reta final da quarta temporada).

Se tem alguma coisa que podemos esperar, é uma enxurrada de novos personagens (que começou a ser comentada lá no painel da Comic-Con desse ano). O final do quarto ano colocou a equipe do Arqueiro a prova, fazendo com que muitos repensassem se ali era mesmo o seu lugar. Com o abandono de Thea e Diggle (por hora, parece que esse afastamento realmente irá perdurar por algum tempo), o time precisa de reforços, que virão de inexperientes no ramo. Uma das grandes revelações do trailer lançado na Comic-Con foi que Oliver Queen irá recrutar novos vigilantes e treiná-los para que exista ajuda nas batalhas travadas pelas ruas de Star City.

curtis-arrow

O primeiro nome da lista: Curtis. Há muito é prometido o desenvolvimento do personagem como Mr. Terrific, o que a produção afirma que finalmente irá acontecer. Para que não conhece muito da trama, Mr. Terrific ou Senhor Incrível (nome em português) tem um background bastante interessante, ao apostar em um personagem que foge completamente do esteriótipo pregado nas telas: vamos ter um herói negro, gay e nerd. As motivações para que Curtis se junte ao time ainda soam um tanto confusas, mas é possível que o esclarecimento venha já nos primeiros episódios.

artemis

Reencontraremos também Evelyn Sharp, que deu um pouco de trabalho para Oliver Queen depois da morte de Laurel Lance (lembram da menina que se fez de Canário Negro? Então, ela mesma…). A jovem garota ganhará sua própria identidade secreta, respondendo agora pelo codinome de Artemis. Nas HQ’s, o desenvolvimento da personagem acontece junto com Robin, o parceiro do Cavaleiro das Trevas – mas ainda não sabemos ao certo como ela será encaminhada na série. A informação inicial é de que a aparição acontecerá em um arco de episódios (começando já no segundo) e existe um grande potencial de recorrência.

arrow-season-5-rick-gonzalez-wild-dog

Achou que as novidades no time parariam por aí? Pois você está bem errado. Cão Raivoso também se junta a equipe em treinamento pelo Arqueiro, interpretado por Rick Gonzalez. Com um uniforme que faz referências ao seu passado (ele era jogador de futebol americano e também já fez parte de forças militares, o que justifica a camisa, o capacete e os cintos de armas), o personagem já se juntou algumas vezes com o Arqueiro Verde nas HQs para combater a outros vilões e agora chega como alguém que está entrando no ramo dos vigilantes, precisando de um direcionamento que só Oliver Queen pode dar.

vigiliante

Também se junta ao elenco Josh Segarra, como Vigilante. Isso mesmo, a alcunha que Oliver carregou por tanto tempo será de outro personagem agora. O Vigilante já teve várias personas durante o desenvolvimento das HQs. Em grande parte do tempo, é um cara que tem uma personalidade bastante parecida com a do Cão Raivoso e tende a ser mais agressivo nos seus métodos para “acabar” com a criminalidade. Na série, Adrian Chase será um novo procurador da cidade de Star City, em quem Oliver Queen terá muito apoio na sua função de prefeito para limpar as ruas através dos métodos “legais”.

tritter

Os reforços às forças do bem não param. Tyller Ritter entra também para o elenco da série como o novo detetive da cidade, Malone. Apesar de Paul Blackthorne ainda fazer parte do elenco regular da série, vale lembrar que Lance parte em uma viagem com Donna, mãe de Felicity, no final da temporada, o que pode ser o primeiro indício da chegada desse novo personagem. Além disso, a série que sempre flertou com alguns personagens conectados ao universo do Lanterna Verde, faz sua primeira conexão direta com a entrada de Carly Pope no papel de Susan Williams, uma jornalista que muda para Star City em busca de novos ares para sua carreira e vai encontrar na ascensão de Oliver Queen como prefeito, a história perfeita para se autopromover. Nas HQs, a personagem é casada com Jim Jordan, irmão mais novo de Hal Jordan – que vocês sabem muito bem quem é!

retalho

Outro vigilante que chegará a cidade será Retalho, na pele de Joe Dinicol (que esteve presente na primeira temporada de Blindspot). O místico vigilante muda-se para o território do Arqueiro depois de sofrer uma tragédia recente e agora quer fazer a diferença a sua própria maneira. A princípio, o personagem está planejado para um arco grande de episódios, mas pode ganhar recorrência de acordo com a aceitação do público.

E se o time do bem tem reforços, os vilões também ganham alguns aliados. Tobias Church, interpretado por Chad L. Coleman, é o tipo de personagem impiedoso que Stephen Amell, astro da série, classificou como o tipo de personagem que só pode aparecer quando a série atinge uma maturidade, lá pela sua quarta, quinta temporada. Ele será um imponente gangster que pretende unir várias franquias criminais em Star City sob o seu próprio comando. Outra personalidade do mal aparecerá nos flashbacks estabelecidos na Rússia para essa temporada. Dolph Lundgren, reconhecido por muitos trabalhos no cinema, viverá o papel que não teve muitos detalhes anunciados. Agora se você é uma das pessoas que vem reclamando da falta de necessidade dos flashbacks, pode comemorar: Marc Gugghenheim confirmou que esse será realmente o último ano que a trama se apropiará do recurso. “Sempre falamos que Oliver passou 5 anos fora de casa, então essa é nossa última chance de falar sobre isso. Na primeira parte da temporada, iremos explorar seu período na Rússia. Sempre soubemos que o personagem falava russo e foi capitão da Bratva, agora descobriremos como tudo isso aconteceu – e a maneira que se reflete na realidade de Star City nos dias de hoje“, declarou o produtor.

flarrow

Mudando de alhos para bugalhos: falemos de Flashpoint. É quase impossível que você não saiba isso, mas Arrow está inserida em um grande universo de séries da DC, sendo The Flash a que mais a afeta diretamente. Nos eventos do final de temporada da série do velocista escalarte, vimos que Barry Allen voltou no passado e alterou a linha do tempo, salvando sua mãe. Desde então, muito se especula sobre o quanto isso afetaria todas as outras séries do universo compartilhado. Em entrevista recente, os produtores comentaram que os efeitos seriam vistos principalmente em Arrow, já que Supergirl se encontra em um universo paralelo (para entender melhor, talvez valha a pena ler a nossa review do encontro entre Kara e Barry) e Legends of Tomorrow tem a viagem no tempo como centro da sua trama, o que dificultaria na percepção desses efeitos. Assim, as expectativas foram lá em cima com o que aconteceria na série do Arqueiro.

Muitos cogitaram a volta de alguns personagens do passado e o rumor ganhou força quando alguns fãs alegaram ter visto Colin Donell (Tommy) nos sets de gravação da nova temporada. Isso também foi motivo suficiente para acreditar no retorno de Katie Cassidy como Canário, já que, mesmo depois de morrer, a atriz assinou um contrato para aparecer em todas as séries da DC/CW como personagem regular – já sendo aparição confirmada no primeiro episódio da quinta temporada (John Barrowman também assinou um contrato do mesmo tipo para seu personagem, Malcolm Merlyn). Enquanto nada é certo, Stephen Amell fez questão de aumentar as nossas desconfianças quando declarou em uma publicação nas suas redes que, diferente dos outros anos, ele estará interpretando três versões de Oliver Queen. Agora vamos juntar os pontos: uma seria o Oliver do presente, outra o Oliver dos flashbacks e o terceiro, provavelmente, o Oliver da linha de tempo alternativa criada por Barry. E aí, será que a trama se incorporará a Arrow mesmo?

stephen-2

E, parece que foi ontem que a série começou, mas esse ano já veremos seu centésimo episódio que, não por acaso, acontecerá no meio do grande crossover promovido pela emissora CW entre suas quatro séries do mesmo universo. Segundo a produção, apesar do grande evento ser determinante para Kara e para a série da Supergirl como um todo, podemos esperar um grande evento para marcar os 100 episódios da série. Provavelmente tenhamos retornos de personagens marcantes e uma subtrama direcionada, o que pode ser super interessante quando temos muitos heróis juntos – sim, estou ansioso desde já. Além disso, já foram confirmadas a participação de personagens como Laurel Lance e Robert Queen, mesmo sem termos a menor noção do contexto que isso pode acontecer. Stephen Amell está causando nas redes sociais durante as gravações desse episódio icônico, que já começou. Ele postou foto com personagens misteriosos, com Deathstroke e, mais recentemente, com Kara (estamos amando isso tudo? claro). Parece que será um grande evento mesmo e a gente adora quando misturam os heróis todos.

stephen-1

Nossos velhos conhecidos, como ficam no meio desse turbilhão de novidades? Diggle parece estar enfrentando seu próprio retiro espiritual, de um jeito bastante diverso: em meio as forças armadas. Esse é um tempo bem complicado para o personagem, que deve ficar longe do time por um bom tempo. Ele estará longe da sua família, dos seus amigos e isso será, definitivamente, transformador. Claro que, quando voltar, ele sentirá a diferença na equipe e isso pode se refletir no relacionamento que tem com todos. Enquanto isso, Felicity terá sérios conflitos internos com a decisão que tomou no final da temporada, ao explodir toda uma cidade.

Os primeiros episódios tratarão da situação de bem perto e isso será bem importante para um arco que está sendo preparado na segunda metade do quinto ano. Sobre seu envolvimento com Oliver, Wendy deixou bem claro que não existe espaço para isso, enquanto os dois não tiverem clareza sobre quem são de verdade (será?) e que, muito provavelmente, veremos a personagem em uma relação diferente. Thea tentará aposentar sua roupa de vigilante, mas isso será muito mais difícil do que ela pode imaginar. Todo o processo de estar longe do irmão e ter uma vida normal, pode significar muito psicologicamente, ainda mais para alguém que já tem alguns transtornos como ela.

Cara, que enxurrada de informações, não é mesmo?

Confesso estar super ansioso para esse novo ano. E se você leu tudo isso e ainda não entende o porquê de eu estar assim, vou te dar mais um motivo para embarcar na ansiedade comigo. Confira o trailer final da temporada e sente a porrada que está por vir:

 


Agora é segurar nessa ansiedade e esperar o dia 5 de outubro chegar. A gente se encontra por aqui!

Mas viu, não vai embora antes de me contar o que você mais espera dessa nova temporada!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×