Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Orphan Black – 4×09 The Mitigation of Competition

Por: em 14 de junho de 2016

Orphan Black – 4×09 The Mitigation of Competition

Por: em

A uma semana do fim de sua atual temporada Orphan Black mantém a qualidade demonstrada desde o início do quarto ano da série, apresentando o episódio que marca a derrubada de Evie Cho e da Brightborn, assim como o fortalecimento do Clone Clube. E ainda que tenhamos pouco tempo até a Season Finale, The Mitigation of Competition usa seus minutos finais para responder a pergunta que tem atormentado grande parte dos fãs da série desde o fim de sua última temporada: o que aconteceu com Delphine Cormier?

Mesmo que este tenha sido o artifício utilizado pelo roteiro para trazer a médica de volta à trama. Mais uma vez a narrativa acerta ao jogar com as características mais marcantes de cada uma das irmãs de Sarah ao longo do episódio, garantindo ao telespectador a tensão necessária, capaz de nos manter atento e fazer questionar a real natureza das intenções de Rachel Duncan. E se o episódio passado foi comandado pela fé abalada de Alison, o nono capítulo de Orphan Black traz Rachel como o grande destaque da trama. E talvez a única das sestras capaz de agir em pé de igualdade com Evie Cho. Que às vésperas de receber a aprovação governamental para os procedimentos desenvolvidos pela Brightborn, e que serviriam como fachada para programar a reestruturação genética defendida por Cho, não foi capaz de prever a estratégia de Rachel. Muito menos nós.

orphan-black-4x09-sarah

Se tudo passa a ser uma questão de perspectiva, o plano de ação tinha que de fato estar relacionado a desestruturar a credibilidade de Evie, que desde seu primeiro aparecimento na trama teve, por vezes, reforçado que a engenheira mantinha uma imagem idônea diante da sociedade cientifica e agora geral, não por acaso ter sido citada como uma das personalidades já entrevistadas por Oprah Winfrey em Human Raw Material. E é justamente no momento da coletiva de imprensa que Cho é desmascarada por Rachel. Que como eu disse seria uma das únicas dentre as sestras capaz de manter-se estratégica e enganar Evie. E mesmo que a motivação de Duncan tenha muito mais a ver com uma afronta pessoal contra Cho, que propriamente salvar suas irmãs. As visões muito mais frequentes do pai da Neolution e do cisne deixam claro que a chave pode estar este tempo na Ilha Monroe.

Não por acaso, o livro que narra a origem da teoria Neovoluionist e os pensamentos de Percival Westimorland volta à trama, e enquanto Rachel começa a compreender que as visões na verdade não seria uma falha do implante, mas sim uma mensagem. Cosima, com a ajuda indireta de Charlote, percebe que Monroe pode conter as respostas para as próximas ações ligadas ao Projeto Leda e a verdade por trás dos planos dos Neolutionist.

De volta à tentativa de Evie, ou melhor, dos cabeças da Neolution para tentar conter os possíveis danos resultantes da fuga de duas das pacientes da Brightborn e do vídeo que seria vazado posteriormente por Rachel, os acontecimentos que colocam a vida de Alison e Donnie em risco servem para trazer Helena de volta ao contexto de Orphan Black e da rotina dos Hendrix. Retomando a fé abalada de Alison e encerrando, pelo menos por hora, a participação de Adele na história. E ainda que se tenha destacado a busca de Felix por sua origem no início da temporada. O retorno de Helena apenas reforça a importância dos laços criados por elas e Félix, ultrapassando a questão sanguínea e dando a importância que de fato o irmão de Sarah tem diante de tudo o que acontece no Clone Clube. Reforçando a ideia de que são todos uma grande família.

orphan-black-4x09-helena

E ainda que The Mitigation of Competition sugira que é chegada a hora de deixar a disputa um pouco mais equilibrada, agora com a retirada de Evie Cho do comando da Neolution e Brightborn, é importante lembrar que muitas informações novas têm sido trazidas ao longo do episódio. Tal como, a confirmação de que Delphine está realmente viva. Porém, não se sabe ainda se mantida como refém ou sob os cuidados de quem. E se as peças contidas no livro que narra a origem da Neolution levam tanto Cosima quanto Rachel para uma busca mais precisa por sobre os domínio da Ilha Monroe, isso também pode representar a apresentação da grande mente – e novos perigos – por trás de todas as estratégias seguidas em nome da ciência e que como Susan Duncan mesmo frisou em seu encontro com Beth Childs: basta que se retire quem está no topo para que alguém reassuma o mesmo lugar. Lembrando que não se trata aqui apenas de um jogo de poder, mas sim da crença de um grupo em seguir os ideais propostos por Westimorland em busca do ser humano ideal.


Mais que o surpreendente final, o episódio da semana finalmente fez valer a tag #VoltaSestra. Infelizmente ele também representa a notícia de que estamos a apenas um episódio da Season Finale. E aí, o que achou do episódio e da volta da Helena? Quais rumos você acha que a trama deve tomar daqui pra frente já que a Neolution continua investigando o desaparecimento de Duko e aparentemente isso deve refletir em um ataque resposta às atitudes de Sarah e Art.

Não deixa de postar seu comentário aqui embaixo.


Marcel Sampar

Paulista que puxa o erre pra falar, PHD em Análise do Drama pelas novelas mexicanas reprisadas no SBT e designer de homens palito. Com sérios problemas em se definir por aqui - sim, esta já é minha terceira tentativa em menos de um mês - mas que um dia chega lá!

Rio Preto/SP

Série Favorita: Sex and the City

Não assiste de jeito nenhum: Teen Wolf

×