Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Queremos Top Chef Brasil

Por: em 4 de junho de 2016

Queremos Top Chef Brasil

Por: em

A adaptação de realitys de competição culinária internacionais tem feito sucesso no Brasil, muitos canais (Band, SBT, GNT…) tem lançados suas versões destes programas, se provando um movimento tão lucrativo que as emissoras fazem mais de uma temporada por ano para aproveitar o público. Masterchef está para provar isso, um programa que a Band alonga sua duração ao máximo e faz muito sucesso no twitter.

Mas deste tipo de programa de competição culinária, um que ainda não vimos é o Top Chef, que nos Estados Unidos é exibido pela Bravo TV e no Brasil pelo canal Sony. Este programa tem alguns diferenciais para os seus concorrentes, começa por ser um programa de confinamento e mostram todos os participantes na casa do programa. As equipes são formadas aleatoriamente, igual ao Masterchef, diferente do Hells Kitchen; listamos mais alguns motivos pelos quais queremos que tenha uma versão tupiniquim do programa:

Apresentadora

padma

Ao contrário do Masterchef, a apresentadora do Top Chef americano é bem simpática e tem função bem definida dentro do programa, além de apresentar as provas e convidados especiais, ela também entende muito bem de culinária e participa do julgamento das provas, ou seja, não é um vaso decorativo.

Formato

Todo episódio é iniciado por uma prova “Quickfire”, que como o nome diz é rápida, mas não serve para colocar ninguém na berlinda, mas sim para dar prêmios aos melhores, que pode ser prêmios em dinheiro ou mesmo imunidade na prova seguinte, a de eliminação. Mesmo quem vence essa prova participa da seguinte. A prova de eliminação é bem variada, com muitos temas e normalmente acontece fora do estúdio. O vencedor costuma ganhar algo, e o perdedor, bem, o perdedor recebe o mesmo prêmio de qualquer competição, sai do programa.

Uma das melhores provas da série é o Restaurant Wars, que acontece quando o programa já tem menos participantes e são divididos em duas equipes que devem abrir um restaurante do zero, devem decorar, definir tema, cardápio, cozinhar… Sempre dá muita confusão e vemos muita comida interessante, sempre é um dos melhores episódios da temporada.

E o principal, tem só uma hora de duração, ou para a gente, 40 minutos.

Julgamento dos pratos

Vemos avaliações mais profundas de cada prato dos concorrentes, principalmente quando a temporada está se aproximando do final. Sempre tem convidados especiais diferentes em várias provas, muitas delas são avaliadas pelo público também e vemos mais detalhes destas avaliações. Algum tempo depois da temporada finalizada fazem um especial com todo mundo participando de uma discussão, com direito a rever melhores momentos e detalhes dos episódios.

Mudança de endereço a cada temporada

top-chef-seasons

Uma coisa muito interessante no Top Chef americano é que cada temporada acontece uma cidade distinta, fato que inclusive nomeia a temporada e torna tudo mais interessante ao incorporar a cultura local. Já imaginaram um Top Chef Brasil em Minas Gerais, Rio, Porto Alegre? A diversidade do Brasil ia dar muita qualidade à temporada e um grande desafio para os participantes, que continuam sendo de qualquer lugar do país. A final da temporada sempre é em outra cidade, e sempre gravada depois da temporada.

A volta dos que não foram

Os eliminados durante a temporada participam de um outro programa de curta duração para voltar à competição do top chef, mas este programa funciona mais como um duelo, a pessoa para ter essa chance tem que ganhar todos os duelos com os participantes que vão sendo eliminados ao longo da temporada. A final tem então 3 participantes, um é o vencedor destes duelos.


Quem assiste à competição? O que acrescentaria? Em que canal gostaria de ver um Top Chef Br sendo feito?


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×