Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Rick Grimes é o novo Governador?

Por: em 10 de março de 2016

Rick Grimes é o novo Governador?

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers pesados,

siga por sua conta e risco.

No começo da série The Walking Dead, sentíamos empatia pelo Rick por tentar fazer a coisa certa, mas também pela forma como ele rivalizava com o Shane, um personagem que foi bastante rejeitado nas primeiras temporadas e que constantemente tomava decisões moralmente questionáveis. Contudo, o policial bonzinho lá da primeira e segunda temporada há muito tempo não existe mais. Fato que ficou marcado por um dos seus mais famosos bordões: “Isto não é mais uma democracia”. Rick se tornou um personagem implacável e até assustador.  A personagem Tara, que já foi do grupo do Governador, vilão da terceira temporada, apontou para a semelhança entre o ataque do governador à prisão e a ofensiva planejada por Rick contra os Salvadores. Por isso, depois do episódio 6×12 “No Tomorrow yet”, muitas pessoas se questionaram se Rick Grimes está se tornando o Governador.The-walking-dead-Rick-Governador

Um tema que se repete em The Walking Dead é “o limite”. Qual é o novo limite civilizatório dentro de um mundo pós-apocalíptico? o que é ético? será que toda essa discussão é um privilégio de uma sociedade minimamente estruturada? Quem seríamos nós se estivéssemos no meio do caos? Nós mataríamos? Se matássemos, qual seria a forma mais humana de fazê-lo?. Alguns personagens já se fizeram perguntas parecidas: Tyreese, que não conseguia matar, Mica, que achava que ninguém deveria matar, Carol, que acha que matar é necessário mas que isso a destrói por dentro. Contudo, ninguém levantou este assunto como uma bandeira além de Morgan. Morgan e sua filosofia são um bom contraponto ao caminho que Rick tomou, mas isto provavelmente vai lhe custar a própria vida ou de seus companheiros. Não existem respostas objetivas para essas questões, entretanto, é certo que Rick não é o Governador. Talvez por termos um personagem que contrasta tanto com Rick, fazendo-o soar quase como o vilão e não o herói, nós não conseguimos ver as nuances que existem entre o comportamento de Rick e do Governador, mas elas existem.

O que suscitou este debate é que, no episódio 6×11 Knots untied, Rick e uma parte de seu grupo conhecem a comunidade de Hilltop, que se sustenta através de trocas comerciais com outras comunidades. Hilltop tem um problema com um grupo chamado “Os salvadores”, chefiado por Negan. Por ser uma comunidade pacífica, sem armamento e sem guerreiros, foi fácil para Negan ameaçar Hilltop em troca de alimentos. Mas a coisa piora quando os salvadores começam a exigir mais da comunidade. Com Alexandria racionando seu estoque de comida, Rick fecha um acordo no qual ele e seu grupo exterminarão Negan e os salvadores em troca de alimentos.

O grupo de Rick, que até hoje apenas se defendeu de ameaças que cruzaram o seu caminho, agora planeja a ofensiva. Eles decidem atacar o complexo que abriga os salvadores e matar a todos, de preferência durante o sono, sem piedade, sem hesitação. A questão é que ninguém sabe realmente quem são os salvadores, se existem civis lá dentro, se todos são, de fato, uma milícia. Enfim, eles sabem muito pouco sobre este grupo para tomar uma decisão brutal dessa. Ou seja, a decisão que esbarra no dilema ético de terminar uma vida desconhecida, sem a certeza de ser de fato uma ameaça, sem ao menos procurar o diálogo o aproxima do Governador. Certamente, mais uma barreira foi quebrada para Rick e para todos os personagens envolvidos e habitantes de Alexandria que concordaram com os termos do acordo. Contudo é bom ressaltar aquilo que ainda mantém Rick ao lado dos heróis. Afinal, em que difere a frieza e brutalidade de Rick e do governador? The-walking-dead-Rick-bloody-beard

1. Lealdade ao grupo. O governador é individualista, ele é leal apenas a si próprio. Ele matou membros da comunidade que falharam em suas tarefas e inventou mentiras para encobrir. Enquanto Rick está engajado em proteger as pessoas, mesmo que isso custe a sua vida.

2. Rick sabe ouvir seu grupo. Rick retornou à democracia quando tomou uma decisão errada e achou que era tarde demais. Ele teve Hershel ao seu lado nas primeiras temporadas, como um pai ou um mentor sábio, a quem ele muitas vezes ouviu e voltou atrás em suas decisões. Depois da morte de Hershel, Michonne se tornou a pessoa para quem ele pede aconselhamento. Ela constantemente está em desacordo com ele, mas ele costuma ouvi-la. Alguns exemplos: Rick queria continuar acampando na estrada, acreditando que viver neste mundo era só isso, a Michonne queria um lugar para construir um lar e ele decidiu ir para Washington, como ela havia sugerido. Rick queria tomar Alexandria, a Michonne queria se enquadrar naquela sociedade (Inclusive, ele mentiu para a Michonne sobre isso, mas voltou atrás e contou a verdade). Atualmente, no grupo principal e em Alexandria, Rick não é unanimidade, ele precisa lidar com muitas opiniões diferentes, o que o tornou um líder melhor. Nem preciso dizer que não importou quantas vezes a Andrea tentou demover o Governador de matar os sobreviventes na prisão, ele não a ouviu. Não porque eles representavam perigo, mas apenas por vingança.

3. Política. O governador é um ditador, ele entende os meandros da política e mantém as pessoas devidamente entretidas, fazendo-as acreditar que o perigo na verdade não é tão ameaçador para enfraquecê-las politicamente. Rick pede a opinião da comunidade e acredita que os Alexandrinos podem fazer a diferença. Ele passou a acreditar em Alexandria depois que todos se mobilizaram para acabar com a maior horda de walkers da série. Ele sempre quis treinar as pessoas para lidar com situações extremas, o que pode prejudicá-lo, afinal foi Rick que ensinou Ron a atirar e isso quase custou sua própria vida e a de Carl.

4. Sobrevivência. O trato feito com Hilltop foi em torno de alimento, que é a matéria prima da sobrevivência. Sem alimento a morte é o destino certo, senão de fome, será por não conseguir resistir aos ataques dos inimigos que certamente virão para tomar Alexandria. Eles não fizeram o trato por uma coisa fútil ou menor, foi pelo essencial.

5. Aliar-se aos pacíficos. Se o governador soubesse sobre Hilltop, o que ele faria? A resposta é óbvia: Ele invadiria, mataria a todos, tomaria o território, botaria seus homens para trabalhar lá. Seria facílimo para o Rick e o grupo tomar Hilltop, entretanto, eles decidiram se aliar aos pacíficos e confrontar a milícia. Ainda que os dois optem por matar seus inimigos implacavelmente, as motivações são diferentes.

6. O Governador é um sádico. Ele não quer matar seus inimigos, ele quer desestruturá-los. Torturar, enganar, abusar, por fim, matá-los. Isto ficou muito claro com a sua obsessão por Michonne e depois por Rick. Ele quer destruí-los, matar não é o suficiente.

Obviamente, estes fatores não justificam completamente as atitudes de Rick. Ele está longe de ser perfeito, mas ele não é o novo Governador. Ao menos por enquanto.


Gizelli Sousa

Arquiteta, feminista, prefere uma noite de maratona de séries do que sair para a balada.

Brasília/DF

Série Favorita: The Walking Dead

Não assiste de jeito nenhum: Gilmore Girls, The O.C., One Tree Hill, Girls, Love

×