Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

RuPaul’s Drag Race – 9×01 Oh. My. Gaga!

Por: em 25 de março de 2017

RuPaul’s Drag Race – 9×01 Oh. My. Gaga!

Por: em

RuPaul’s Drag Race chega à sua nona temporada completamente diferente daquele embaçado primeiro ano. Em uma nova emissora – com transmissão ao vivo pela internet para o mundo inteiro –  com uma produção muito mais caprichada, um Emmy de melhor apresentador e a participação especial de Lady Gaga, está mais que claro que o programa alcançou maturidade e status de fenômeno mundial.

Vamos às primeiras impressões! O elenco desta temporada é quase tão diversificado quanto o de Orange is the New Black. Temos representantes de várias idades, tamanhos, cores e, principalmente, de vários estilos.  A própria Drag Race foi, ao longo dos anos, educando sua audiência para mostrar que o conceito de Drag não cabe numa caixinha, e que pode ser o que o artista alcançar fazer com seu talento.  O lado ruim disso é que parece que todas as novas participantes são alguma versão de algo que já vimos nas temporadas anteriores. Até a originalidade já é familiar, mas quem disse que a gente precisa de uma reinvenção da roda para ter um bom reality show?

Particularmente, fiquei meio preocupada conforme as Queens se apresentavam, porque o primeiro look de todas elas parecia bem abaixo do nível que o programa já exige. Algumas maquiagens muito grosseiras, perucas mal colocadas, acabamentos ruins. Mas a química foi tão boa logo de cara, que já dá pra ter certeza de que essa temporada vai render. Afinal, uma temporada que começa com a Lady Gaga de “infiltrada” não tem como dar errado!

A participação de Gaga, aliás, deveria ser tomada como exemplo para todo reality show ou série que deseja fazer um tributo. Ela interagiu com as queens, ouviu desabafos, deu apoio moral e foi uma das melhores juradas convidadas que já passaram pelo programa.  Ela interagiu muito bem com a bancada, fez comentários precisos sem ser grosseira, foi super sensível ao analisar o lado artístico dos looks inspirados nela e ainda mostrou um timing impecável de humor. Tudo isso, por incrível que pareça, sem ofuscar as verdadeiras estrelas do programa – as competidoras.

E se os primeiros looks pareceram meio mal acabados, o que elas apresentaram na runway foi completamente diferente. Produções muito superiores, com conceito, boas referências, boa execução e desfiles cheios de personalidade. O desafio era representar a cidade natal no primeiro look, e um figurino icônico de Lady Gaga no segundo. Nem todas foram bem, e certamente se não fosse pelo plot twist de não eliminar ninguém, Jaymes Mansfield iria para casa com seus fantoches. Por outro lado, Valentina, Sasha Velour e Nina Bo’Nina Brown fizeram desfiles memoráveis e deixaram claras as suas personalidades na passarela. Eu daria a faixa para Sasha porque achei a execução dela bem mais limpa que a de Nina (apesar do conceito da segunda ser melhor). No Untucked dava pra ver os fiapos de cola quente pendurados na cabeça de Nina – o que pode ser apontado mais pra frente, se a disputa ficar acirrada. Se Nina Bo’Nina tivesse as habilidades de maquiagem de Kim Chi, diria que a coroa já seria dela.

Sem um bottom 3 ou uma batalha de lip sync, o Untucked parecia que teria um clima pacífico. Não faltaram frases feitas como “todas somos vencedoras por estarmos aqui”, “Muito difícil pensar que alguém vai embora um dia”, “minha maior adversária sou eu mesma”, além de histórias sobre família e cirurgias plásticas. Ok, fofo. Mas Eureka foi a primeira a puxar a polêmica de apontar quem elas achavam que estaria em um bottom 2 – se ele tivesse acontecido. A entrada de Lady Gaga na sala foi outro momento super sensível e bonito, em que ela deu dicas específicas para cada uma nos próximos desafios. Sério, coloquem essa mulher como jurada fixa porque ela é maravilhosa demais!

Precisamos também falar de Mama Ru, ou melhor, da sua versão RuPaul Charles, que apresentou o programa inteiro com um terninho amarelo, e não “montada” como tradicionalmente. Já faz algum tempo que Ru tem sido um apresentador menos efusivo que nas primeiras temporadas. Foi com esse estilo que conquistou seu primeiro Emmy (que não recebeu de Drag, aliás), e, já que deu certo, foi com esse estilo que voltou na nona temporada. É claro que ainda veremos muito da RuPaul com seus looks incríveis (agora maquiada pela Raven), mas já começam a aparecer os sinais de que, assim como a  Drag Race atingiu um patamar diferente, RuPaul também.

Algumas observações:

-Gente, rir da piada de Zika da Michelle é passagem direta pro inferno, vocês sabem, né? Encontro todo mundo lá! o/

– Lady Gaga fazendo referência à Pearl. Como não amar?

– Eureka recebeu bastante tempo na edição, além de ter entrado no top 3 da semana. Será que é uma das finalistas?

– Quem nasceu pra fantochinho nunca será Ornacia.

– Meu top 3 até então: Sasha, Valentina e Nina. Bottom 3: Jaymes, Aja e Shea. E o seu?

– Afinal, quem é a última Queen a entrar na competição?

E você, o que achou das novas queens? Quais são as suas apostas para a temporada? Deixe seu comentário e até semana que vem!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×